Dermatologistas elegem os melhores cremes hidratantes corporais. Veja!
Confira as melhores opções do mercado segundo Amilton Macedo, Caroline Anjo, André Moreira, Cristina Salaro e Nabila Scabine Pessotti
atualizado
Compartilhar notícia
Já é sabido que o período da seca não é nada amigável para a cútis. Mãos, joelhos, pés, entre muitas outras partes do corpo, sofrem durante a época, e costumam ficar duras e acinzentadas, suplicando por hidratação. Uma das recomendações dos médicos, nessas horas, é caprichar nos cremes corporais, que ajudam a manter a região bem cuidada.
Todavia, muita gente já se pegou diante de uma prateleira repleta de opções de cremes corporais em uma farmácia sem saber, de fato, qual levar para casa. Itens na promoção ou produtos mais baratos acabam sendo fatores cruciais para a compra, mas será que eles são realmente os melhores indicadores?
A coluna Claudia Meireles conversou com cinco renomados dermatologistas para descobrir quais são os melhores hidratantes corporais disponíveis para compra, na visão dos experts. Eles compartilharam suas escolhas e explicaram o porquê delas. Confira:
Amilton Macedo
O dermatologista Amilton Macedo indica um hidratante pronto e um manipulado. A primeira opção é o La Mer The Body. “Ele tem uma ótima cosmética e toque sensorial, além de hidratar e nutrir a pele ao mesmo tempo”, justifica.
O médico afirma que os cremes manipulados podem ser mais específicos e individuais, pois o especialista pode elaborar após examinar a qualidade da nutrição e da hidratação da cútis do paciente.
“Normalmente, utilizo nos cremes corporais manipulados um blend de óleos essenciais com ação nutritiva, hidratante, firmadora e regeneradora da barreira cutânea”, revela o profissional.
Caroline Anjo
O Lipikar Loção, da La Roche Posay, é o favorito da dermatologista Caroline Anjo. Segundo ela, o item hidrata profundamente a pele por 24 horas, tem ação calmante e protege a região das agressões do dia a dia e que podem ressecá-la. “Ele possui textura leve de alta absorção e não deixa a pele com sensação pegajosa. Amo que, no dia seguinte, quando você toma banho, sente que ele ainda está lá. Não tem perfume nem parabenos”, destaca.
Já a segunda indicação da médica, o Hidradeep Intensive, da Profuse, tem ação umectante, emoliente e semioclusiva. “Também possui função de proteção de barreira, ação calmante e antioxidante. A textura também é leve e com fácil espalhabilidade”, afirma Caroline.
André Moreira
“O mais importante em um creme é o poder de hidratação”, diz André Moreira. O especialista observa que as opções muito perfumadas acabam, em sua maioria, não sendo as mais “poderosas”. “Eu amo cremes com ureia, especialmente pela versatilidade dessa molécula. Em concentrações mais baixas, são ótimos para uso diário. Em concentrações mais altas, é um excelente alívio para os pés rachados”, dá a dica.
“Lembrando que grávidas não devem usar produtos contendo ureia acima de 3%”, alerta André Moreira, lembrando a recomendação da Anvisa.
O médico também usa, frequentemente, os óleos. Entretanto, ele ressalta que esse ingrediente não hidrata, mas serve como uma barreira para evitar a perda de água pela cútis. “Óleos corporais pós-banho são uma opção para quem não dispensa algum item perfumado no cuidado de pele”, fala.
Cristina Salaro
A dermatologista Cristina Salaro sugere o Ureadin 10 Loção Hidratante, da Isdin, que contém ureia em sua composição e é bem fácil de espalhar. “Ele se adapta muito bem ao clima seco de Brasília”, conta.
A profissional também recomenda o Hyaluage Body, da Dermage, com ácido hialurônico na fórmula. “Ele forma um filme hidroprotetor que ajuda na retenção da hidratação por mais tempo na pele. Atua na melhora da elasticidade e firmeza, além de combater e prevenir os sinais do envelhecimento cutâneo”, informa.
Nabila Scabine Pessotti
A dermatologista Nabila Scabine Pessotti declara que há vários hidratantes disponíveis no mercado. O ideal, segundo ela, é o neutro, sem fragrância e que melhor se adapte ao tipo de derme. O Creme Cerave é uma opção interessante, na opinião da especialista, pois conta com ceramidas e lipídios essenciais, além de ácido hialurônico e glicerina.
Já o Neutrogena Fórmula Norueguesa não tem fragrância e leva glicerina, óleo de macadâmia e vitamina E.
Além dessas duas indicações da médica, ela acrescenta a Loção Cetaphil Pro AD Control, constituída com ceramidas e filagrina; e a Lipikar Baume AP+ M, com glicerina, microresyl (substância que auxilia no microbioma da pele), niacinamida e manteiga de karité em sua composição.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.