metropoles.com

Dermatologista revela os benefícios do jejum intermitente de pele

A médica Cristina Salaro explica no que consiste a prática e como fazê-la corretamente em casa. Aprenda!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels/ Reprodução Instagram
Skincare Cristina Salaro
1 de 1 Skincare Cristina Salaro - Foto: Pexels/ Reprodução Instagram

O jejum intermitente consiste em não ingerir alimentos sólidos entre 16 e 32 horas algumas vezes por semana de forma programada. Em seguida, se volta à alimentação habitual, que deve, de preferência, estar baseada em insumos com baixo teor de açúcar e gordura. Quanto às vantagens desse tipo de regime, muitas já são conhecidas, como a desintoxicação do organismo e a melhora da disposição e da agilidade mental.

Mas você já pensou na possibilidade de o jejum intermitente ser benéfico também para a pele? Sim, esse conceito pode ser aplicado à rotina de skincare. Quem garante isso é a dermatologista Cristina Salaro. Segundo a especialista, o método, chamado de skin fasting, em inglês, visa deixar a cútis “respirar”.

A médica explica que, na verdade, a técnica resume-se em interromper a utilização de qualquer produto ou ativo sobre a derme por um período de tempo. “Essa aplicação, se não for feita de forma correta e com ativos e veículos apropriados, pode desencadear o aumento da oleosidade da pele e da acne, além de piorar quadros de rosácea e dermatite”, elucida.

Cristina Salaro

No caso da maquiagem, ela conta que suspender seria interessante, mas não obrigatório. “Se for possível, com certeza a pele se beneficiaria”, diz.

Adepta do skin fasting há mais de 20 anos, Cristina costuma indicá-lo a seus pacientes, sobretudo à noite. “O intuito é prevenir a sensibilização da pele e melhorar a aceitação de ativos noturnos nos dias posteriores”, revela.

Skincare
Dermatologista explica o que é o jejum intermitente de pele

No entanto, a especialista faz o alerta: “Cabe observar que a utilização de sabonete para lavar o rosto e filtro solar, quando há exposição ao sol, é mantida”.

Com o jejum em prática, aos indivíduos que possuem sensibilidade na região, em especial quando se desenvolve alergia a determinado produto, a profissional recomenda apenas lavar o rosto com sabonete suave. “Opte por um com pH apropriado”, acrescenta.

Ela também sugere compressas de chá de camomila na face. “Por vezes, é necessária a interrupção por alguns dias até mesmo do filtro solar. Meia semana sem ele já produz um bom resultado”, comenta a dermatologista.

Skincare
Você já pensou na possibilidade de o jejum intermitente ser benéfico também para a pele?

De acordo com a médica, o jejum intermitente da pele pode ser realizado rotineiramente por todos e, também, em casos de necessidades mais específicas. “Ele é capaz de prevenir a sensibilização da pele quando ela já tem tendência a ser sensibilizada por cosméticos ou medicamentos”, reitera Cristina.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?