Dermatologista ensina o jeito certo de aplicar cremes hidratantes
A coluna conversou com um dermatologista para entender se um método de aplicar cremes hidratantes é realmente eficaz
atualizado
Compartilhar notícia
Diante das inúmeras dicas de skincare disponíveis na internet, é comum encontrarmos informações que, apesar de prometer “milagres”, acabam causando ainda mais confusão sobre o que funciona para deixar a pele mais saudável.
No TikTok, um novo método chamou a atenção ao sugerir que as pessoas deixem a pele secar completamente ao ar livre antes de começar a aplicar os produtos, especialmente os cremes hidratantes.
Em pouco tempo, a hashtag #airdry, em tradução livre, secar ao ar, viralizou, com alguns internautas se questionando os reais efeitos de lavar o rosto e esperar para começar a rotina de cuidados.
Descubra o jeito certo de aplicar cremes hidratantes
Para tentar entender o imbróglio, a coluna conversou com o dermatologista Wesley Ferreira. Segundo o especialista, a técnica pode acabar criando mais problemas para a saúde do rosto.
“A minha recomendação é justamente o contrário. Depois de começar com a limpeza da pele, o ideal é aproveitar a umidade antes de aplicar o hidratante, para que haja uma melhor absorção dos ingredientes, potencializando seus efeitos — claro que sempre tendo atenção de não deixar a pele muito úmida ou até molhada. Não é esse o intuito”, esclarece Wesley Ferreira.
Embora o especialista revele que o método não seja eficiente para iniciar os rituais de cuidados, a dica pode evitar algumas irritações em pessoas de pele sensível ou que estejam realizando algum tratamento no rosto.
“Sabemos que as toalhas e os tecidos podem causar atrito contra a pele. Em pessoas que fazem o uso de algum ácido, esse tipo de fricção pode até levar a uma escoriação. Então, nesses casos, pode ser bom deixar que a pele respire e seque naturalmente”, encerra.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.