Dermatologista ensina dicas eficazes para evitar as manchas da acne
Vale lembrar que a acne não é “coisa de adolescente”, os adultos também sofrem (e muito) com a condição. Veja os conselhos da dermatologista
atualizado
Compartilhar notícia
Quem tem acne provavelmente já se perguntou quando a condição chegará ao fim. Em alguns casos, mais do que interferir na autoestima, as protuberâncias doem e causam desconfortos. Se cutucados ou malcuidados, os pontos provocam manchas faciais. Vale lembrar que a queixa dermatológica não é “coisa de adolescente”, conforme costumam dizer. Os adultos também sofrem (e muito) com o problema.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne é uma das doenças de pele mais comuns em todo o mundo e a incidência tem aumentado com o tempo. Normalmente, as erupções cutâneas começam a surgir a partir dos 11 anos e podem persistir ou aparecer na fase adulta após os 25 ou 30 anos. Em entrevista à Glamour britânica, a dermatologista Anjali Mahto revelou que percebeu, no consultório, um boom de mulheres na faixa dos 20 aos 40 anos querendo por um fim no problema.
Depois de elencar quais alimentos são um verdadeiro veneno para a pele com acne, a coluna Claudia Meireles lista os conselhos de Anjali Mahto para minimizar as marcas decorrentes das protuberâncias. Confira!
Vezes dois
Limpar a cútis deve ser a principal etapa da rotina de skincare de quem possui acne. Além de remover a maquiagem e impurezas, a higienização ajuda a regular a produção de óleo e desentupir os poros bloqueados. “É muito importante limpar a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com um sabonete facial ou água micelar”, instruiu a expert. Atenção na hora de comprar os itens: Mahto adverte sobre optar por um produto desenvolvido para derme com tendência a manchas por trazer na fórmula ácido salicílico, zinco ou peróxido de benzoíla.
Fogo cruzado
Integra o grupo da pele acneica? Ouça bem a orientação dos especialistas a respeito do hidratante para o rosto. Segundo os experts, deve-se evitar qualquer produto que possa bloquear os poros ou aumentar a produção de sebo. Ao mesmo tempo, garanta que a cútis não fique desidratada, porque a secura também tende a estimular a oleosidade. Se pensou que está no fogo cruzado, nada de pânico. Nesse caso, a alternativa é recorrer a um hidratante leve à base de gel e não comedogênico.
O dermatologista destacou que produtos formulados em gel e não comedogênicos costumam evitar a produção de cravos. “Mesmo a pele oleosa precisa de hidratação. Mantê-la equilibrada contribui com a barreira de proteção e é vital para a saúde da região”, alertou a médica à revista Glamour.
Processo importante
Ao longo da entrevista, Anjali Mahto bateu na tecla que a cútis com espinhas e cravos requer cuidados especiais. Ou seja, não dar importância à condição dermatológica só agrava o quadro. Caso não costume esfoliar a pele uma vez por semana, busque tornar isso um hábito, conforme frisa a profissional. “Assim, você removerá imediatamente as células mortas da superfície da derme, resultando em uma aparência mais brilhante”, atestou.
A longo prazo, a esfoliação reduzirá o desenvolvimento de cravos pretos. Fica o aviso de Mahto de não exagerar nessa etapa: “Caso contrário, você vai acabar irritando a pele”.
Fórmula poderosa
“Use um retinoide prescrito por um dermatologista. Tente passar o produto à noite antes de dormir por colaborar com a desobstrução dos poros e redução da formação de cravos e espinhas, sem contar que acalma as inflamações”, salientou a médica. Conhecido como vitamina A, o ativo quando aplicado estimula a renovação da camada mais superficial da cútis, que, muitas vezes, é a responsável por entupir os poros. Ao auxiliar na produção de fibras de colágeno e elastina, o retinol suaviza as cicatrizes e manchas.
Evitar?
Na avaliação de Mahto, as pessoas com pele acneica recebem instruções incorretas sobre o uso de maquiagem. “A acne pode causar efeitos profundos na autoestima, levando os pacientes a se sentirem extremamente envergonhados ou socialmente ansiosos com relação à cútis”, sustenta a especialista. Ela alega não haver necessidade de evitar os produtos de beleza: “Você tem acne? Se sim, sem problemas esconder as manchas, caso a medida te proporcione autoconfiança”.
Novamente, a médica ressalta sobre escolher os cosméticos certos ao tipo de pele: “Quando for adquirir os produtos da maquiagem, aposte em bases livres de óleo (oil-free) ou BB cream que fornecerão a cobertura ideal”.
Cutucar
Segue mais um conselho de Anjali Mahto que certamente está cansado de ouvir, mas, às vezes, cai em tentação: “Nunca esprema as espinhas e cravos”. A dermatologista puxa a orelha de quem cutuca as erupções cutâneas. “Todos sabem que mexer gera danos à pele e pode potencialmente resultar em marcas de pigmentação ou de cicatrizes. É melhor recorrer a um tratamento prático para secar as protuberâncias, como aplicação de cosméticos ou adesivos”, alertou.
Sem resultados
“Dona e proprietária” de uma etiqueta de cosméticos, a cantora Rihanna pertence ao grupo da pele acneica. Questionada a respeito do problema dermatológico, a magnata da beleza pediu calma e compartilhou alguns truques de ouro. “Quando sinto que minha pele está doente, eu corto todo o álcool e exagero na água”, afirmou em entrevista à revista Cosmopolitan. Se não funcionar, ela passa para a tática que não tem erro: “O batom é essencial por desviar a atenção de quaisquer falhas”.
Cuidado!
Caso tenha acne grave e consistente, recomenda-se procurar um dermatologista para avaliar a condição e indicar terapêuticas adequadas. “Há um grande número de tratamentos que podem ser tentados, incluindo métodos faciais a vapor, peelings químicos, laser, antibióticos orais, agentes hormonais e terapias de luz”, reforçou Anjali Mahto. Mas, primeiro vale a pena experimentar os cremes tópicos, conforme orientou a expert.
Anjali Mahto costuma escutar sobre aplicar pasta de dente nas erupções cutâneas. Ela suplica para que abandone o hábito nocivo. “Pode ser uma solução rápida e barata com capacidade de secar a ventosa, mas todo o sódio e flúor são extremamente irritantes para a pele. Você tende a acabar com algo pior do que uma simples mancha”, alegou. Como já receitou anteriormente, a médica prescreve aplicar fórmulas à base de retinol, ácido salicílico ou peróxido de benzoíla.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.