Dermatologista dos famosos explica como aplicar produtos de skincare
Adriana Vilarinho atua como dermatologista. A especialista esclareceu as dúvidas de como passar os produtos da rotina de cuidados com a pele
atualizado
Compartilhar notícia
Você já cuidou da sua pele hoje? Se a resposta for não, a dermatologista Adriana Vilarinho deixa o aviso de que a rotina de skincare precisa ser feita duas vezes ao dia, com disciplina e produtos recomendados por um profissional. Mesmo depois de adquirir as fórmulas sugeridas pelo especialista, restam algumas dúvidas, por exemplo, como aplicar o sabonete, tônico, sérum, hidratante e até protetor solar.
Caso carregue essa “interrogação”, saiba que não está sozinho. Embora na embalagem tenha escrito “modo de usar”, algumas práticas podem potencializar as propriedades do produto na pele, enquanto outras ocasionam o efeito inverso. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, Adriana explicou instruções para passar corretamente as fórmulas faciais. Fica o alerta da médica: “Não é de qualquer jeito”.
“Passar os produtos de skincare de forma correta ajuda a prevenir rugas e flacidez. Nos olhos e nas pálpebras, faça pequenos toques leves de fora para dentro com os dedos indicadores. Já na bochecha, queixo e testa, a alternativa ideal é realizar os movimentos de dentro para fora, com os dedos. O mesmo vale para o queixo, no caso, com movimentos horizontais de dentro para fora”, demonstrou Adriana, nome à frente de cinco clínicas homônimas em São Paulo.
Sabonete
Adriana Vilarinho instrui optar por um sabonete próprio para o tipo de pele e, de preferência, com indicação facial. “Lave o rosto fazendo movimentos circulares”, orienta. Outra sugestão da dermatologista é enxaguar bem, a fim de retirar todo o produto. Nada de esfregar com a toalha ao secar. Segundo a expert, o hábito deixa a cútis sensibilizada e promove a formação de linhas finas.
“Ao enxugar, dê leves batidinhas com a toalha e aproveite para passar as fórmulas de sua rotina de skincare com a pele úmida, pois a absorção é melhor”, enfatiza a especialista. Um recado aos obcecados por usar sabonete na face. A profissional recomenda evitar aplicar o produto muitas vezes ao dia. As cútis secas tendem a piorar, já as oleosas podem sofrer o efeito rebote, ou seja, o organismo produz mais óleo, com objetivo de compensar o ressecamento.
Tônicos e águas micelar ou termal
Seguindo a ordem da rotina de skincare matinal, é hora de aplicar o tônico ou a água micelar ou termal. “São produtos excelentes para hidratar a pele e tratá-la de forma suave”, evidencia a integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). De acordo com Adriana, cada pessoa apresenta um tipo de cútis e necessidades específicas, por isso, vale recorrer à orientação de um especialista para saber qual fórmula utilizar.
A médica diferenciou os três produtos: “A água micelar é ideal para pele sensível, por limpar sem agredir e combater a oleosidade. A água termal hidrata, alivia as irritações da cútis e reduz o aspecto de cansaço. O tônico também tem a propriedade de controlar a oleosidade, além de tratar, equilibrar o pH e eliminar as toxinas”.
Séruns
Considerados um dos itens mais importantes da rotina de skincare, os séruns possuem imediata absorção, penetrando mais rápido e profundamente na pele. Com consistência aquosa, as fórmulas são indicadas a todos os tipos de pele, devido à boa aceitação. Ao aplicar no rosto, a dermatologista aconselha fazer movimentos lineares e espalhar bem. “Costumam funcionar com maior eficácia quando usados em conjunto com os outros produtos [faciais] por potencializar os efeitos”, instrui Adriana Vilarinho.
Hidratante
Independentemente do tipo de pele – oleosa, mista ou seca –, todas requerem cuidados, como hidratação. A especialista adverte: “Quando aplicados na quantidade certa, os produtos garantem maior efetividade”. Além de evitar desperdícios, a fração ideal evita possíveis malefícios dermatológicos. No caso dos cremes faciais, Adriana recomenda usar a quantia correspondente a uma moeda de 50 centavos.
Segundo a médica, o produto pode ser utilizado por qualquer pessoa, principalmente após perceber um ressecamento dermatológico. Ela explica que a cútis, quando hidratada, é mais resistente a agressões externas. O conselho de utilizar os cremes vale para quem possui pele oleosa, entretanto, deve-se procurar uma fórmula específica de manuseio no rosto, conforme o tipo de derme.
Protetor solar
Como a radiação solar é fator de envelhecimento da pele, Adriana indica escolher um produto que se adapte bem às individualidades dermatológicas. Por exemplo, quem tiver a cútis oleosa deve eleger fórmulas oil free. Fica o lembrete: a quantidade de filtro equivale a uma moeda de 50 centavos. “Faça chuva ou faça sol, o protetor solar é item obrigatório”, sugere a profissional.
Óleos faciais
Na rotina de skincare, não podem faltar os óleos faciais. Com uma série de princípios ativos, as fórmulas auxiliam na absorção dos dermocosméticos e na retenção hídrica cutânea. Os produtos possuem ação calmante, cicatrizante, clareadora, antisséptica e rejuvenescedora. “O item pode ser usado em todos os tipos de pele. Nos cuidados matinais, aplicar antes do hidratante com filtro solar. À noite, passar anteriormente ao sérum, com a cútis limpa e tonificada”, recomenda a profissional.
Duas rotinas
Caso não saiba, deve-se fazer duas rotinas de skincare diferentes por dia, sendo uma matinal e outra noturna, com itens prescritos por um dermatologista. Adriana bate na tecla de que os três pontos importantes dos cuidados matutinos são: higienizar, hidratar e proteger. À noite, vale apostar em produtos direcionados às queixas, por exemplo, ácidos para renovação celular, clareadores de manchas e fórmulas de estímulo de colágeno a fim de combater a flacidez da pele.
A especialista esclareceu quais produtos devem estar incluídos na sessão matutina de cuidados: sabonete facial específico ao tipo de pele; seguido do tonificante ou água micelar; depois um antioxidante, como vitamina C, resveratrol ou vitamina E, que protegem a cútis contra os radicais livres; e por último, o filtro solar de amplo espectro. Ela deixa o seguinte lembrete: “Não esqueça de hidratar o pescoço e as mãos”.
Na rotina noturna, Adriana instrui seguir a sequência: demaquilante; óleo ou gel de limpeza; sabonete facial; tônico; antioxidante; óleo (se preferir); hidratante para região dos olhos; e finalizar com um creme facial noturno. “A aplicação dos produtos começa pelos mais leves, no caso, de melhor penetração na pele, indo para os mais cremosos e emolientes”, conclui a médica integrante da SBD.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.