metropoles.com

Médica de Brasília adota tratamento que inclui fatores psicológicos

Marcelle Castro, proprietária da clínica Harmonittá, atende os pacientes como um todo, com o olhar que vai além do padrão estético

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@dramarcellecastro/instagram/reprodução
Marcelle Castro
1 de 1 Marcelle Castro - Foto: @dramarcellecastro/instagram/reprodução

Ao longo de mais de 10 anos atuando como médica, Marcelle Castro pôde perceber que, por trás de cada paciente, há muito mais que a procura por uma melhoria estética. Em tempos de tecnologia avançada, busca por perfeição e o boom de cirurgias plásticas, nadar contra essa corrente tem sido a grande missão da médica.

Defensora de uma dermatologia que realça o que há de mais belo nas pessoas, a profissional atende os pacientes de uma forma diferenciada. Ela analisa o indivíduo como um todo. “É um olhar além do padrão estético. Minhas consultas são de mais de uma hora, baseadas em muita conversa. Faço isso para entender o que a pessoa precisa, tudo o que ela já passou, todos os médicos que já foi e quais as expectativas para a própria vida”, explica Marcelle.

Para a especialista, todos os pacientes contam com uma bagagem emocional por trás do problema, como crise no casamento, depressão ou autoestima baixa. “Precisamos mostrar para o paciente que ele possui uma série de coisas bonitas que, às vezes, ele não enxerga. É um resgaste do que ele tem de melhor”, afirma.

O trabalho de Marcelle é voltado para um atendimento mais humanizado, pois, de acordo com ela, problemas dermatológicos podem caminhar lado a lado com doenças psicológicas. “A dermatologia trata o maior órgão do corpo humano, muito afetado pela parte emocional. As doenças que acontecem na pele são respostas do psicológico, como quadros de alergia e doenças autoimunes. A responsabilidade de lidar com a pele é muito grande”, declara.

Marcelle Castro
Médica carioca Marcelle Castro

Uma das maiores apostas da médica é o tratamento com os bioestimuladores de colágeno, que trabalha na perda de elasticidade de forma mais orgânica. “É sempre melhor começar com procedimentos mais naturais, e não muito radicais”, conta. “Os padrões estéticos são modismos, além de serem pontuais e temporais. Eu prezo pela saúde, pela qualidade da pele, pelo tratamento estético que implica ganho de autoestima e melhora a aparência sem perder a identidade”, complementa.

Então a profissional desenvolveu o conceito Dermatologia Integrada, que inclui, no protocolo, endocrinologia e nutrição. Ela notou que essa forma diferenciada de consultar tem trazido resultados positivos dentro de sua clínica, transformando a vida de muitas pessoas.

Sobre a especialista
Marcelle Castro
Marcelle Castro

Carioca que adotou Brasília como moradia, Marcelle Castro é pós-graduada em dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (Hospital Gamboa) e em medicina estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Atualmente, é responsável técnica e proprietária da clínica Harmonittá.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?