Dermatologista cita 7 hábitos comuns que envelhecem a pele rapidamente
O dermatologista Dev Patel listou sete hábitos diários que prejudicam a beleza da pele e contribuem com o envelhecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Depois do gastroenterologista com formação pela Universidade de Harvard, nos EUA, Saurabh Sethi revelar os cinco alimentos que mais envelhecem a pele em um vídeo no TikTok, o dermatologista Dev Patel listou sete hábitos diários que prejudicam o viço da cútis. O expert montou uma lista com os costumes perigosos em entrevista ao portal The Sun.
Como a Coluna Claudia Meireles está atenta a dicas que funcionam como um booster antienvelhecimento, confira os hábitos que, segundo Patel, tendem a deixar a pele com rugas, manchas e linhas de expressão.
1. Chuveiros quentíssimos
Tomar banho em água “pelando” parece relaxar o corpo após um dia exaustivo. Apesar de sentir uma calmaria após a prática, quem não fica satisfeita é a cútis, conforme esclareceu o dermatologista: “Pense em quanto você passa muito tempo no chuveiro e seus dedos ficam enrugados.”
Depois de um banho quente, a cútis costuma ficar seca e se torna necessário passar um hidratante a fim amenizar o ressecamento, salientou o médico especializado em estética. “A água quente causa inflamação na superfície da pele, resultando na perda de umidade”, atestou
“Todos esses são sinais de que a umidade da pele foi retirada pela água quente, o que pode fazer com que linhas finas e rugas pareçam mais exageradas”, complementou. O expert sugeriu tomar banho em água morna para não afetar a camada protetora da região.
2. Esfregar os olhos
Caso queira evitar rugas, Patel proibiu esfregar a região do olhar, embora ele deixe claro que o hábito é feito de forma automática. “Colocar muita pressão e tensão em nossos olhos tornam a pele frágil com o tempo”, considerou o médico. Ele defendeu a aplicação de séruns próprios para a área com a finalidade de amenizar os sinais do envelhecimento.
“Além disso, esfregar persistentemente os olhos pode eventualmente danificar a barreira da pele”, explicou o dermatologista. Dev Patel acrescentou que as ações de coçar ou puxar fazem com que a cútis se estique “prematuramente” e “aumente a degradação do colágeno“.
3. Limpeza excessiva
De acordo com o especialista em estética, limpar a cútis mais de duas vezes ao dia tende a danificar a barreira protetora e acelerar o ressecamento da região. Consequentemente, o resultado do hábito é o surgimento de rugas, linhas finas e envelhecimento precoce.
“Para fortalecer a barreira da pele durante a limpeza, use uma fórmula botânica com ceramidas para nutrir a região. Além disso, certifique-se de que seu limpador não contenha nenhuma fórmula agressiva, pois pode causar mais inflamação e ressecamento”, reforçou Patel.
4. Esquecer o óculos de sol
“Óculos de sol não são apenas uma questão de moda! Eles desempenham um papel crucial na proteção dos olhos da nociva radiação ultravioleta”, enfatizou o dermatologista. Com a falta de sombreamento, os olhos ficam “espremidos” sob a luz forte. A repetição do gesto resulta em formação de pés de galinha na região.
Ao longo do tempo, franzir a área do olhar ocasiona “rugas, manchas senis e perda de elasticidade da pele”, garantiu o médico. “Você deve usar óculos escuros, filtro solar com FPS 15+ de amplo espectro e um chapéu de aba larga para proteção de todo o corpo em dias ensolarados”, orientou Patel.
5. Olhar para o telefone
Passar longos períodos olhando para a tela do celular contribui com a formação de dobras no pescoço. “Além de causar tensão, lesões nos músculos e nas estruturas dos tecidos da coluna cervical, a flexão constante do pescoço faz com que a pele enrugue e dobre repetidamente”, detalhou o expert.
Segundo o dermatologista, o tempo excessivo, com cabeça baixa e o pescoço inclinado para a frente, pode levar a um fenômeno, batizado de “pescoço tecnológico”. “Com a repetição, esses vincos se tornam mais pronunciados e evoluem para rugas permanentes”, ponderou Dev Patel.
6. Dormir de lado
Se integra o grupo que dorme de lado ou de frente, o dermatologista vem trazer más notícias. No ponto de vista do especialista, o hábito prejudica a cútis por pressionar a face contra o travesseiro. “Costuma puxar o rosto para baixo e contribuir para a flacidez da pele”, mencionou.
“Como passamos um terço da vida dormindo, essas dobras podem ser repetidamente reforçadas na pele ao longo do tempo, causando rugas verticais”, declarou o especialista em estética. Patel instruiu deitar de costas e comprar fronhas de seda ou cetim, com o objetivo de reduzir o atrito do tecido com a cútis.
7. Beber com canudos
O gesto de beber com canudo provoca rugas permanentes. “O franzir diário e repetitivo dos lábios pode fazer com que as rugas ao redor da boca se tornem mais pronunciadas — sejam as do riso ou as marionetes”, ponderou. Com o avanço da idade, os níveis de colágeno diminuem e “os sulcos verticais profundos ao redor da boca” ficam bastante aparentes.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.