metropoles.com

Dermatologista alerta que dieta rica em açúcar contribui para calvície

De acordo com a dermatologista Regina Buffman, o açúcar pode agravar a calvície por provocar alterações bioquímicas no organismo. Entenda!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto de stock de Jovem inclinando-se para mostrar calvície cabeça
1 de 1 Foto de stock de Jovem inclinando-se para mostrar calvície cabeça - Foto: Getty Images

O consumo exagerado de açúcar é associado a diversos prejuízos para a saúde, como um maior risco de desenvolvimento de diabetes e obesidade. Para além dos problemas já conhecidos, a dermatologista Regina Buffman revelou à coluna Claudia Meireles que o ingrediente popular pode ser considerado um vilão para as pessoas que têm predisposição à calvície.

Segundo a especialista, a calvície, principalmente o padrão masculino, é influenciada por fatores genéticos, hormonais e hábitos de vida. Contudo, a profissional explica que a saúde capilar também pode ser impactada de forma negativa por uma dieta inadequada.

Consumo de açúcar e calvície

Foto de stock de Excess of sugar / excesso de açucar
Alimentos com açúcar aceleram o envelhecimento do corpo, diz estudo

Regina comenta que dietas ricas em alimentos ultraprocessados e produtos açucarados podem agravar a perda de cabelo devido à alterações bioquímicas no organismo, causadas pelo excesso de glicose no sangue.

 “A alta concentração de açúcar no sangue ativa a chamada via do poliol, que interfere no metabolismo do couro cabeludo, enfraquecendo os folículos capilares. Esse processo cria um ciclo que reduz a resistência dos fios e pode acelerar a queda capilar”, alerta a dermatologista.

Imagem colorida de pessoa em frente ao espelho analisando a calvície - Metrópoles
A alopecia androgenética, também conhecida como calvície, é caracterizada pela perda de cabelos

Além disso, o açúcar elevado prejudica a circulação sanguínea, dificultando o transporte de nutrientes essenciais para o crescimento saudável dos fios. “A glicose elevada no sangue torna o sangue mais viscoso, comprometendo a chegada de nutrientes essenciais para o folículo piloso, acelerando a queda ou agravando o quadro onde já há um comprometimento”, explica.

Para quem mantém tratamento contra calvície, Regina recomenda moderação no consumo de açúcar. “Não é necessário eliminar totalmente doces e bebidas açucaradas da dieta, mas reduzir o consumo é essencial para evitar o agravamento da queda de cabelo”, orienta.

Mudanças alimentares e saúde capilar

A especialista ainda alerta que dietas pobres em nutrientes também dificultam a recuperação capilar. “O ideal é incorporar na rotina alimentos ricos em proteínas, ferro, zinco, biotina e vitaminas A, C, D e E. Essa combinação é associada ao fortalecimento dos fios e a melhora da saúde do couro cabeludo”, explica Regina.

Foto colorida de salmão e brócolis -Metrópoles
Anchovas, sardinhas e salmão são peixes ricos em ômega-3

Entre os alimentos mais indicados pela dermatologista estão os peixes ricos em ômega 3, que ajudam na hidratação e no brilho. O ovo também surge como uma boa opção, uma vez que é fonte de proteína e biotina, compostos que fortalecem a estrutura capilar e estimulam o crescimento saudável.

recipiente com avelã, nozes e outras frutas
Nozes são uma opção de alimento anti-inflamatório

Além das proteínas, a especialista revela que um punhado de nozes no dia a dia vai fazer a diferença, uma vez  que a abundância de zinco e vitamina E presente no alimento contribui para redução dos radicais livres no organismo. “Espinafre, frutas e legumes frescos também vão fazer a diferença na resistência e na elasticidade dos fios”, explica.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?