Depilação: ginecologista revela os prejuízos de usar lâmina
Para quem opta pela praticidade, é preciso cuidado. Uma ginecologista aponta os prejuízos da depilação da região íntima com lâminas; confira
atualizado
Compartilhar notícia
A depilação é um assunto que pode gerar muitas dúvidas, especialmente quando se trata da região íntima. Ao realizar algumas buscas na internet, diversas informações sobre o que é melhor na hora de se depilar acabam causando confusão. Para aqueles que optam pela praticidade, a ginecologista Gabriella Laboissiere alerta que o uso das lâminas de barbear pode acarretar em alguns prejuízos.
Segundo a especialista, o uso das lâminas de barbear pode provocar efeitos indesejáveis, especialmente em uma área tão delicada. Como a depilação não é feita desde a raiz, o surgimento de novos pelos acaba sendo mais rápido, e o atrito constante da lâmina pode irritar a pele e gerar microtraumas na região.
“Com o tempo, o uso das lâminas também pode levar ao escurecimento da região íntima, além de contribuir para o surgimento dos temidos pelos encravados”, alerta Gabriela Laboissiere.
Melhor estratégia para depilação
Para evitar esses efeitos negativos, Gabriella Laboissiere recomenda a depilação a laser como uma alternativa mais segura e eficaz. “O laser é ideal para áreas sensíveis como a região íntima. Ele proporciona uma redução permanente dos pelos e ajuda a prevenir os encravados, já que atua diretamente na raiz do pelo”, explica a ginecologista.
Além disso, o laser oferece outras vantagens. Como não há atrito constante na pele, a expert conta que o método reduz o risco de irritações e cortes, comuns com o uso da lâmina, e mantém o tom uniforme da pele, evitando o escurecimento causado pelo trauma repetido.
Custo-benefício
Apesar do custo inicial da depilação a laser ser mais elevado, Gabriella reforça que a economia a longo prazo é evidente. “Com o laser, você elimina a necessidade de depilações ou outros métodos, o que torna o investimento mais vantajoso com o tempo”, comenta a ginecologista.
A especialista recomenda, no entanto, que a escolha do método depilatório seja feita com base nas necessidades individuais, e que o laser seja realizado por profissionais capacitados para garantir a segurança e eficácia do tratamento.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.