Dentista revela por que o inverno aumenta a sensibilidade nos dentes
À coluna, Marcos Laboissiere explica como a sensibilidade nos dentes afeta indivíduos e ensina como tratá-la, principalmente nos dias frios
atualizado
Compartilhar notícia
Quando se trata da saúde bucal da população brasileira, a sensibilidade nos dentes é um problema recorrente. A dor aguda e momentânea pode ser causada por uma variedade de fatores, como a exposição da dentina (camada interna do dente) devido a questões como bruxismo, retração gengival, erosão do esmalte dentário, cáries ou uso excessivo de produtos para clareamento dental.
Para aqueles que sofrem com o infortúnio, a chegada das baixas temperaturas pode ser cruel, como explica o cirurgião dentista Marcos Laboissiere à Coluna Claudia Meireles.
“No inverno, o ar gelado entra em contato com mais facilidade com a superfície do dente, passando por todas as camadas intermediárias até chegar na polpa dentária, região onde encontra-se muitas terminações nervosas, sensíveis ao frio”, elucida o mestre em reabilitação oral.
Além disso, ele reforça que, neste período do ano, choques térmicos podem ocorrer. “Normalmente, tomamos bebidas quentes para combater o frio, criando essa alteração térmica que pode ser prejudicial à camada protetora dos dentes”, diz o especialista.
O nível de sensibilidade nos dentes varia de pessoa para pessoa devido à genética associada ao histórico médico, má formação do esmalte, dieta e higiene bucal.
“Quem não tem problemas com sensibilidade ou tem em baixos níveis pode desenvolver o quadro apenas durante os períodos de baixas temperaturas. Por isso, aconselho visitar regularmente o dentista para corrigir tais exposições e evitar possíveis dores causadas por elas”, aconselha Laboissiere.
As principais maneiras de prevenir a hipersensibilidade começa no próprio cuidado com a escovação. “Evite cremes dentais abrasivos, as famosas pastas clareadoras e tenha uma alimentação mais equilibrada. Diminua o consumo de refrigerantes e até mesmo frutas cítricas, que são ácidas e podem prejudicar a camada protetora dos dentes”, aconselha o dentista.
Para aqueles que sofrem com dores agudas, um alívio: há solução para o problema. “Existe um tratamento de cobertura ideal para quem já perdeu grande parte da camada protetora “, tranquiliza Marcos.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.