Demanda por desenvolvedores de Blockchain aumenta em 2023
Esses são, agora, os profissionais mais procurados no mundo da programação. Saiba mais detalhes sobre a profissão
atualizado
Compartilhar notícia
O ano de 2022 foi ótimo para a Blockchain, já que a adoção mainstream decolou rapidamente, sustentando o inverno cripto, além de estar resguardada pela confiança no compartilhamento transparente de informações — que só é possível graças ao ecossistema dessa tecnologia que mantém as informações armazenadas em um banco de dados imutável.
Com o aumento na confiança da tecnologia emergente e a adoção de mais usuários na Web3, a demanda por desenvolvedores com experiência na plataforma aumentou. Esses profissionais são um requisito fundamental para atender ao cenário de oferta e demanda do mercado.
Nas próximas décadas, a Blockchain reinventará vários setores e aplicativos. Ela irá criar novos empregos para pessoas com conjuntos de habilidades variados, incluindo programação, negócios, treinamento, administração e muito mais. Existem, literalmente, milhares de carreiras e empregos diferentes que você pode escolher nesse espaço.
Entre alguns exemplos, podemos citar: desenvolvedores que constroem a arquitetura e a segurança do sistema da plataforma; ou profissionais especialistas em software do Blockchain que aproveitam a base e a arquitetura principal da web, criada pelo desenvolvedor principal, para dar vida a aplicativos descentralizados (dapps), bem como contratos inteligentes.
Por que a demanda por desenvolvedores de Blockchain está crescendo?
Especialistas dizem que a principal razão para o crescimento repentino na demanda por esses profissionais é que muitos dos principais projetos corporativos atingiram um estágio de maturidade no começo de 2022. Muitos passaram pela validação do conceito em 2017; para projetos-piloto em 2018; e, por fim, para a efetiva produção desses projetos de 2019 a 2023.
Os desenvolvedores Blockchain são, agora, os profissionais mais procurados no mundo da programação. A fluidez dessa nova tecnologia permite que eles transfiram suas habilidades e experiências em vários setores.
Somente no Glassdoor (site americano em que funcionários atuais e antigos avaliam empresas anonimamente), o crescimento anual mundial em ofertas de emprego na plataforma aumentou mais de 300% em 2022.
Como resultado, a demanda tem crescido constantemente à medida que mais empresas adotam a tecnologia e passam da validação do conceito da plataforma para a sua efetiva produção. Essa necessidade gradativa de mais especialistas e a competição pelos melhores talentos alimenta o progresso salarial.
No ano passado, a média salarial nacional dos EUA para desenvolvedores de Blockchain foi de US$ 130 mil/anual, em comparação com a média de US$ 60 mil/anual para desenvolvedores de software. Esse gráfico mostra os salários dos profissionais nos principais países que oferecem mais oportunidades de trabalho nesse campo de atuação.
É importante ressaltar que se tornar um profissional da área não é algo voltado apenas para codificadores, construtores e programadores. É um mundo totalmente novo de oportunidades. Se você é um profissional de marketing, vendedor ou designer experiente, há muitas opções para você desenvolver sua carreira com Blockchain.
Para quem procura informações a respeito, é possível encontrar mais detalhes sobre a remuneração desse trabalho no site Talent e de cursos na área de tecnologia na página Simplilearn.
Vantagens de se tornar um desenvolvedor de Blockchain
Embora a Blockchain e os criptoativos sejam um fenômeno global, existem alguns países onde a indústria é especialmente desenvolvida. Os Estados Unidos são o berço dessa atividade, por exemplo, com mais de 1.800 empregos da plataforma postados todos os dias. Já o Reino Unido tem uma enorme demanda por engenheiros voltados a essa tecnologia, mas com foco em serviços financeiros.
Ao mesmo tempo, empresas na França e na Alemanha preferem desenvolvedores e analistas com experiência nos setores de segurança e telecomunicações. E a economia indiana, que também está passando por um crescimento no segmento, demonstra um aumento significativo na demanda por profissionais da área.
Hoje, com o considerável crescimento da força de trabalho remota, os desenvolvedores de Blockchain podem viver em qualquer lugar do mundo enquanto trabalham para uma empresa do outro lado do oceano.
Consequentemente, essa flexibilidade traz possibilidades sem precedentes para pessoas de economias emergentes que agora podem ganhar salários muito mais altos do que a média salarial em seus países de origem. Essas oportunidades podem alimentar essas economias melhorando a qualidade de vida de muitas pessoas.
Espera-se que a tendência para a descentralização e os ativos digitais continue nos próximos anos. Com a crescente popularidade das criptomoedas e soluções descentralizadas, é um ótimo momento para os profissionais de TI explorarem o emocionante mundo da Web3 e suas inúmeras oportunidades.
(*) Caroline Kalil é consultora de direito digital, investidora de criptomoedas, colecionadora de NFTs com certificação em KYC Blockchain Professional pela Blockchain Council, e blockchain development pela Consensys, além de autora do e-book O Metaverso Simplificado. Ela tem MBA em criptoativos e blockchain