metropoles.com

De ostras a caviar, saiba os benefícios das comidas de luxo à saúde

Além de deliciosas, as comidas de luxo também podem ser antioxidantes, anti-inflamatórias e até afrodisíacas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Peter Dazeley/Getty Images
Caviar
1 de 1 Caviar - Foto: Foto: Peter Dazeley/Getty Images

Comer é, sem dúvida, um dos grandes prazeres da vida. Quando a comida é boa e de qualidade, nem se fala. Mas o que muita gente não sabe é que, além de deliciosas, as comidas de luxo podem trazer benefícios à saúde.

Apesar de terem um valor elevado e muitas vezes serem importadas, iguarias como caviar, ostras e trufas brancas poderiam ser manejadas na alimentação diária. À revista Tatler, a nutricionista Petronella Ravenshear entrega os bens que o “luxo no prato” pode trazer.

Confira:

Caviar
Caviar
Caviar

Rico em gorduras boas, como o Ômega 3 e em proteínas, o caviar é um ótimo aliado da saúde e possui propriedades antienvelhecimento. Além disso, tem um grande potencial emagrecedor, uma vez que é pobre em carboidratos.

Chocolate
Chocolate
Chocolate

Alô, chocólatras de plantão! Elencado como um dos alimentos mais queridinhos do mundo, o chocolate, quando consumido de forma consciente, é rico em fibra e polifenóis, que são os antioxidantes vegetais. Estudos apontam que o consumo de chocolate ajuda a diminuir o cortisol, hormônio do estresse, e faz bem para o coração.

Além disso, há indícios de que o chocolate seja afrodisíaco. Isso acontece porque o alimento contém triptofano, que produz serotonina (hormônio do bem-estar envolvido na excitação sexual) e feniletilamina, que é o estimulante liberado no cérebro quando nos apaixonamos.

Trufa branca
Trufas brancas
Trufas brancas

Muito utilizada na culinária italiana, a trufa branca é um tipo de cogumelo que, além de proporcionar sabor sem igual, possui propriedades antitumorais, antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias e protetoras do fígado.

Wagyu
Carne
Carne Wagyu

O diferencial da Wagyu, carne bovina japonesa, é seu marmoreio — gordura que desenha a carne, fazendo parecer uma pedra de mármore. Esta gordura é obtida por meio da alimentação do boi e resulta em uma carne rica em gorduras anti-inflamatórias, como o ômega 3.

Ostras
Ostras
Ostras

Ricas em proteínas e com poucos carboidratos, as ostras têm poucas calorias e são ricas em minerais, incluindo cobre, ferro e selênio, que fornecem um poderoso suporte imunológico. Além disso, por conta de serem ricas em zinco — de vital importância para a saúde sexual —, as ostras também são consideradas por muitos como afrodisíacas.

Açafrão
Açafrão
Açafrão

Considerado a especiaria mais cara do mundo, o açafrão tem amplos benefícios para a saúde e também é conhecido como afrodisíaco devido à capacidade de ajudar na disfunção erétil. É um poderoso tônico cardíaco e um antidepressivo natural, além de ser útil para a tensão pré-menstrual.

Champagne
Champagne
Champagne

Desde que seja dos tipos Brut Nature, Zero Dosage e Ultra Brut (que não têm adição de açúcar), beber champagne em quantidades moderadas pode trazer alguns benefícios. A bebida contém polifenóis, poderosos antioxidantes.

Lagosta
Lagosta
Lagosta

Para começar, a lagosta é rica em iodo e selênio, ótimos para a saúde da tireoide e do sistema imunológico. Além disso, é uma excelente fonte de proteína. Com apenas um grama de gordura por porção de 140g, também é uma das fontes mais magras de proteína animal.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?