De Archie a Kate Middleton: veja as futuras mudanças de títulos reais
Determinados acontecimentos, como a morte de integrantes da realeza, podem mudar os títulos dos membros da família
atualizado
Compartilhar notícia
Para quem não sabe, os títulos dos integrantes da família real britânica não são vitalícios. Alguns episódios podem gerar uma dança das cadeiras entre os status e mudar, por exemplo, quem é o príncipe de Gales. Atualmente, esse posto é ocupado pelo primogênito da rainha Elizabeth II e herdeiro do trono britânico, Charles. Caso a monarca venha a abdicar ou morrer, a denominação passa para outro integrante do clã da dinastia Windsor.
Na segunda-feira (8/11), Lady Louise Windsor completou 18 anos. Filha do príncipe Edward e de Sophie Rhys-Jones, a jovem não usa o termo princesa no nome, por desejo dos pais, apesar de ter direito ao status. Ao conquistar a maioridade, está nas mãos dela se irá adotar ou não denominação real. A imprensa tem especulado quanto à possível escolha da neta favorita da rainha. De acordo com o The Mirror, outros membros da realeza podem presenciar uma alteração nos títulos.
Confira quem são eles:
William
No dia em que subiu ao altar para selar a união com Kate Middleton, William recebeu o título de duque de Cambridge. A denominação, entretanto, é temporária. Assim que o pai dele, Charles, ascender ao comando da Coroa britânica, ele herdará vários status. De todos, o principal é o de príncipe de Gales, reservado ao herdeiro do trono. O pai de George, Charlotte e Louis também será detentor das denominações duque de Cornualha, conde Chester e duque de Rothesay, quando estiver na Escócia.
Kate Middleton
Quando William tornar-se rei do Reino Unido, Kate automaticamente passa a ser a rainha consorte. Segundo o The Mirror, ela será chamada de rainha Catherine, devido à tradição real de usar o primeiro nome de batismo. Atualmente, a mãe de George, Charlotte e Louis desfila a denominação de duquesa de Cambridge, concedida no dia do enlace com o primogênito de Charles e Diana.
Por conta dos títulos que o príncipe William está predestinado a conquistar futuramente, Kate terá direito aos termos em versão feminina. Ou seja, desfilará os status de duquesa de Cornualha, condessa de Chester e duquesa de Rothesay. Não só esses: a denominação mais importante que ela receberá é a de princesa de Gales, o qual já pertenceu à falecida sogra, Diana.
George
Primogênito de William e Kate, George ocupa o terceiro lugar na linha de sucessão ao trono britânico. Com apenas 8 anos de idade, o menino irá trocar várias vezes de títulos ao longo da vida, se decidir não abdicar dos papéis na realeza. Quando os pais da criança se tornarem príncipe e princesa de Gales, o garoto ficará conhecido como príncipe George de Gales. Já quando resolver se casar, ele deverá receber um ducado no dia do enlace.
Com William na função de rei do Reino Unido, George será chamado de príncipe de Gales. A regra é que o herdeiro masculino do atual monarca ganhe o status.
Charlotte
Assim como o irmão mais velho, Charlotte não passará ilesa do troca-troca de status. Quando William ascender ao posto de rei, ele poderá escolher dar à herdeira o título de princesa real, geralmente concedido à filha mais velha do soberano. Entretanto, por ser uma denominação vitalícia, a menina de 6 anos só poderá recebê-la quando a tia-avó morrer, no caso, a princesa Anne, atual detentora do título.
Para quem não sabe, a garotinha é conhecida como princesa Charlotte de Cambridge, mas mudará o último termo do título para Gales, quando os pais trocarem a denominação.
Camilla Parker
A coluna Claudia Meireles já chegou a publicar matéria sobre o fato de o príncipe Charles querer reduzir o núcleo sênior da monarquia quando se tornar rei. Conforme explicou o The Mirror, uma das movimentações a serem feitas por ele quando soberano britânico é de conceder à esposa, Camilla Parker, um status sem precedentes. Normalmente, a mulher do monarca responde por rainha consorte, o que não acontecerá com a atual duquesa de Cornualha.
Camilla é a segunda esposa de Charles. Antes dela, o príncipe se casou com Lady Di. Não só a mídia, mas também os súditos tentam descobrir qual será o papel da atual duquesa de Cornualha na monarquia, quando a rainha Elizabeth morrer ou renunciar ao cargo. Quando selaram a união, em 2005, um comunicado oficial chegou a anunciar que ela ficaria com a denominação de “sua alteza real, a princesa consorte” com a ascensão do marido como rei.
Archie e Lilibet
Filhos de Harry e Meghan Markle, Archie e Lilibet Diana não apresentam títulos nem a expressão “sua alteza real” anterior ao nome de batismo. Entretanto, quando o avô Charles comandar a Coroa britânica, os irmãos passam a ter direito aos status da realeza. Embora alguns súditos tenham pensado, não foi ordem da rainha Elizabeth deixar as crianças sem a denominação, conforme explicou um porta-voz da empresa de coaching profissional Debrett’s ao jornal.
“Em 1917, o rei George V determinou que apenas os netos do monarca teriam o direito de usar o estilo de príncipe ou princesa e HRH, a única exceção a esta ordem era que o primogênito do filho mais velho do príncipe de Gales também teria o direito de usar o estilo sua alteza real e príncipe”, descreveu o profissional ao The Mirror. Mas eis a questão: por que os três filhos de William — George, Chalotte e Louis — desfilam com o status? A rainha Elizabeth emitiu uma nota e liberou o uso da denominação pelas crianças.
Príncipe Edward e Sophie Rhys-Jones
Em vez de se tornar duque, o príncipe Edward passou a ser conhecido como conde de Wessex ao se casar com Sophie Rhys-Jones, em 1999. O caçula da rainha deverá obter o status de duque de Edimburgo quando o irmão, Charles, conquistar o posto de rei do Reino Unido. Na época do enlace, houve o anúncio de que o pai e a mãe dele, Philip e Elizabeth, concederam o título. Já Sophie receberá a alcunha na versão feminina.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.