Data Nacional do Bahrein é celebrada em sessão na Câmara dos Deputados
O embaixador do Bahrein, Bader Al-Helaibi, recebeu as congratulações. O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) solicitou a sessão solene
atualizado
Compartilhar notícia
As relações diplomáticas entre Brasil e Bahrein se estabeleceram há quase quatro décadas, mais precisamente em 1974, três anos após a independência do país do Oriente Médio. Desde então, o vínculo só se fortaleceu e o crescimento da parceria bilateral é constante, razão para o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) celebrar a Data Nacional da nação na manhã dessa terça-feira (19/12), em uma sessão solene na Câmara dos Deputados. O embaixador do Bahrein, Bader Al-Helaibi, recebeu as importantes congratulações.
O evento contou com a presença de autoridades. Deputados e de embaixadores de diversos continentes, a exemplo da África, América, Europa e do Oriente Médio, fizeram questão de prestigiar a nação amiga. Também esteve presente o secretário de Relações Internacionais do DF, Paco Britto. Antes da sessão solene começar, a banda do Comando do 7º Distrito Naval tocou primeiramente o hino do Bahrein e, em seguida, o do Brasil.
Depois da apresentação do grupo da Marinha, os convidados assistiram a um vídeo institucional em que mostrou as belezas do país, comandado pelo rei Hamad bin Isa Al-Khalifa.
No vídeo, os presentes na sessão solene “viajaram” pela cultura, gastronomia, arquitetura, templos, provas de automobilismo e pontos turísticos do Bahrein. Presidente da Câmara, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) não pode estar presente no evento, contudo enviou algumas palavras para homenagear e festejar o Dia Nacional da nação fixada no Golfo Pérsico.
A data é celebrada anualmente no dia 16 de dezembro e, em Brasília, a primeira comemoração ocorreu em 2019. Requente da sessão, o deputado Paulo Bilynskyj leu a mensagem do presidente da Casa Legislativa.
“Festejar no plenário da Casa o Dia Nacional do Bahrein é mais uma oportunidade de estreitar laços, estimulando a compreensão mútua de países, que apesar de distantes espaços, podem oferecer muito um ao outro. Por isso, alegramos de sediar essa homenagem felicitamos todos os bareinitas pela a passagem de sua maior data civil”, enviou Arthur Lira.
Com a palavra, Paulo Bilynskyj chamou o Bahrein de “tesouro”, “país que aprendemos a amar”, nação onde “a tradição se encontra com a modernidade” e “cenário de beleza ímpar”.
“Bahrein é muito mais do que um país. É um símbolo de convivência pacífica e progresso, com uma história rica que remonta às civilizações antigas. Este país se destaca pela preservação de suas tradições, que se entrelaçam harmoniosamente com a inovação e o desenvolvimento contemporâneo”, iniciou o deputado federal.
“Suas paisagens são deslumbrantes, desde as praias de areias douradas até as pérolas azuis do Golfo, encantam e acolhem todos que têm o privilégio de visitar esse lugar. Mas é a hospitalidade calorosa e a generosidade do povo bareinita que verdadeiramente cativam o coração daqueles que ali chegam. Além da beleza natural, Bahrein é um polo de avanço e progresso. Sua economia diversificada, impulsionada pela indústria petrolífera e com a crescente área de serviços financeiros, é um exemplo de resiliência e visão estratégica”, acrescentou Bilynskyj.
O requerente da sessão leu o discurso em inglês e passou a palavra para o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Em 2022, o político fez uma visita oficial à nação. Na mensagem, ele salientou pontos importantes da história “desse país fantásticos”, conforme descreveu. “Na minha visão, se o Bahrein fosse uma democracia aos moldes de algumas democracias ocidentais, provavelmente jamais chegaria a excelente nível de qualidade de vida que tem hoje em dia”, disse.
“Hoje, se o Bahrein é um grande país, certamente isso se deve à família real bareinita, principalmente, graças ao rei Hamad Al-Khalifa”, complementou Eduardo Bolsonaro.
Os deputados federais Rodrigo Valadares (União-SE), Júlia Zanatta (PL-SC) e General Girão (PL-RN) discursaram em celebração à Data Nacional do Bahrein. Os políticos aproveitaram para tecer elogios às relações bilaterais entre os dois países. Na tribuna, o embaixador do país do Oriente Médio, Bader Al-Helaibi, agradeceu pela importante condecoração no plenário da Casa Legislativa do Brasil.
“Enquanto celebramos as datas nacionais, o Reino do Bahrein alcançou muito sucesso nos últimos anos em todas as áreas: política, econômica, social, cultural e esportiva. Isso ocorreu sob liderança sábia e inspiradora de sua majestade, o rei, que tem impulsionado reformas e progresso contínuo. Testemunhamos realizações significativas e conquistas em todos os setores”, frisou o embaixador do Bahrein.
Bader Al-Helaibi também elencou a respeito do fortalecimento das relações entre Brasil e Bahrein. A nação sul-americana é o terceiro maior parceiro comercial da do país do Golfo Pérsico. “As trocas comerciais entre ambos alcançaram cifras inéditas recentemente”, continuou. O embaixador terminou o discurso falando português. “Obrigado”, declarou o diplomata. O momento rendeu aplauso dos presentes no plenário da Câmara dos Deputados.
Confira os cliques de Hugo Barreto:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.