Dá para igualar o gasto calórico da caminhada ao da corrida? Descubra
A coluna conversou com o educador físico Vítor Vicente e a personal trainer Lilian Veloso sobre as modalidades caminhada e corrida
atualizado
Compartilhar notícia
Durante as passadas da atividade física, já parou para pensar se dá para fazer com que a caminhada tenha o mesmo nível de gasto calórico que a corrida? Ao pesquisar na internet, facilmente irá se deparar com conteúdos que viralizaram por mostrar esse tipo de comparação. Conforme o educador físico Vítor Vicente, de Brasília, tentar igualar as duas modalidades “é bem difícil”, apesar de os números dos smartwatches esportivos mostrarem o contrário.
“Vale a pena deixar claro alguns pontos: embora os smartwatches esportivos mostrem que você caminhando 10 quilômetros gasta a mesma quantidade de calorias do que correndo 10 quilômetros, e o que muda é somente o tempo para percorrer essa distância”, inicia o profissional de educação física. À declaração, ele acrescenta que “o gasto calórico pós-exercício é muito maior depois da corrida”.
De acordo com Vítor Vicente, a intensidade do exercício é bem superior na corrida e a frequência cardíaca também fica mais elevada em comparação com a caminhada. O educador físico faz outros apontamentos em relação às modalidades: “Sem falar no maior consumo de oxigênio e da produção de dióxido de carbono, todos esses fatores fazem com que o gasto calórico metabólico seja maior ao correr”.
Após as explicações, o profissional frisa: “Durante o exercício, pode-se até chegar ao final da distância percorrida com o mesmo números de calorias gastas, mas olhando o gasto calórico geral, o da corrida é bastante superior”.
Caminhada
A personal trainer Lilian Velloso, de Brasília, ressalta que a caminhada pode trazer um gasto calórico considerável se efetuada em um ritmo dinâmico e de forma regular. “Deve-se ir aumentando gradativamente as distâncias percorridas, o intervalo de tempo e o ritmo aplicado. Isso gerará cada vez mais benefícios”, aconselha. Ela sugere, “na medida do possível”, aliar a modalidade com outras atividades “para o fortalecimento muscular e evitar grande perda de massa magra”.
“A caminhada regular é um ótimo exercício físico. Antes de iniciá-la, é preciso optar por uma refeição leve e saudável, hidratar-se bem, vestir roupas confortáveis e usar um tênis adequado”, orienta Lilian. Ela aproveita para listar os benefícios da atividade: “Melhorar a circulação e a saúde mental, aumenta o gasto calórico diário e ajuda a prevenir e controlar doenças, como hipertensão, diabetes, arteriosclerose e obesidade”.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.