metropoles.com

Curadora da Getty Images elege 10 fotos marcantes da rainha Elizabeth

Líder global de conteúdo visual, a Getty Images tem diversos fotógrafos na cola da rainha Elizabeth, Kate Middleton e príncipe William

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Steve Parsons-Pool/Getty Images
Foto colorida. Rainha Elizabeth
1 de 1 Foto colorida. Rainha Elizabeth - Foto: Steve Parsons-Pool/Getty Images

A Coluna Claudia Meireles acessa praticamente todos os dias a Getty Images —  — para baixar fotos dos integrantes da dinastia Windsor a fim de ilustras notas e reportagens. A empresa tem diversos fotógrafos na cola da rainha Elizabeth, Kate Middleton, príncipe William, entre outros parentes. Durante as turnês oficiais, os profissionais a bordo de câmeras, lentes e flashes acompanham os membros da realeza. No site, são milhões de registros, sendo que alguns trazem a monarca britânica quando bebê até o Jubileu de Platina, previsto para terminar na noite de domingo (5/6).

Curadora do arquivo da Getty Images, Melanie Llewellyn elegeu 10 fotografias emblemáticas do vida da rainha, atualmente com 96 anos. Algumas trazem a majestade quando nem pensava em ascender ao trono britânico, outras em luto e em situações inusitadas. Confira os cliques simbólicos a seguir:

1 – Foto tirada em 1936
Foto em preto e branco. Rainha Elizabeth com cães
Princesa Elizabeth com os cães

Fotografada aos 10 anos em julho de 1936, o retrato informal alude ao papel público mais discreto que a princesa Elizabeth deveria desempenhar. Filha mais velha do duque de York, seu pai nunca foi destinado ao trono; ascendendo como rei George VI após a abdicação do irmão, Edward VIII, cinco meses após a imagem ser tirada.

Como duques de York — George VI e Elizabeth Bowes-Lyon, os pais de Elizabeth foram capazes de protegê-la de grande parte do protocolo real e da educação mais austera que o pai havia experimentado, e isso continuaria o máximo possível após a sucessão. Morando no 145 da Piccadilly até essa grande mudança, o trabalho do Studio Lisa mostra um lar feliz, com a família posando com os cães de estimação no jardim.

A imagem também apresenta Dookie e Jane, os primeiros Corgis reais — e o primeiro em uma subseção da fotografia real moderna, da rainha posando com sucessivos animais de estimação da mesma raça amada.

2 – Foto tirada em 1940
Foto em preto e branco. Princesas Margaret e Elizabeth
As irmãs Margaret e Elizabeth

Como a monarca britânica com o reinado mais longo da história, a rainha presidiu um período de rápidas mudanças sociais e tecnológicas.
Na imagem, as princesas Elizabeth e Margaret fazem uma transmissão para as crianças do Império durante a Segunda Guerra Mundial — gentilmente empurrando meninas e meninos para o serviço público.

O conflito moldou visivelmente a abordagem da futura rainha à vida pública e, aparentemente, sua perspectiva pessoal, como aconteceu com nossos próprios parentes que o viveram; foi um momento que ela evocou recentemente, em sua transmissão durante a pandemia.

3 – Foto tirada em 1947
Foto em preto e branco. Philip e princesa Elizabeth
Philip e princesa Elizabeth

De uma vida inteira de imagens juntas, a imagem da então princesa Elizabeth com Philip Mountbatten no Palácio de Buckingham — após o anúncio do noivado em 10 de julho de 1947 — é uma das mais duradouras. Após a morte do príncipe Philip no ano passado, foi considerado um exemplo de força, longevidade e qualidades em seu relacionamento. Em um gênero de tantos retratos oficiais, destacam-se os sorrisos genuínos e o olhar fixo; a imagem ressoa como um bom presságio do que provou ser um casamento de 73 anos, cuja trajetória pode ser traçada em fotos.

O retrato de noivado resume perfeitamente a dualidade da vida real — os relacionamentos mais próximos abertos à janela do mundo e conduzidos à sombra do dever público, mas ainda assim celebrados e idealizados.

4 – Foto tirada em 1947
Foto colorida. Casamento da rainha Elizabeth e do príncipe Philip
Casamento de Elizabeth e Philip

Abstraindo o conto de fadas do casamento real, o fotógrafo Bert Hardy descreveu isso como uma de suas melhores imagens. Uma vista aérea da princesa Elizabeth quando ela chega à Abadia de Westminster ao lado de seu pai, lembra o Lago dos Cisnes, a futura rainha sendo libertada como um pássaro de uma enxurrada de braços enluvados.

Granulada com pouca luz, a imagem é típica da abordagem de Hardy, personalizando o equipamento disponível para ele e buscando uma foto que ninguém mais poderia repetir.

5 – Foto tirada em 1951
Foto colorida. Príncipe Philip, rainha Elizabeth, príncipe Charles e princesa Anne
Philip e Elizabeth com os dois filhos mais velhos

Relembrando as imagens do Studio Lisa de Elizabeth quando criança com a irmã e os pais, a princesa está aqui retratada com Philip e os filhos, Charles e Anne, em agosto de 1951. Com o familiar tom magenta do filme de inversão de cores envelhecidas, a imagem faz referência precoce à estreita relação entre o duque de Edimburgo e Anne, com Philip sendo dito ser a pessoa mais próxima da única filha de todos os  quatro filhos.

6 – Foto tirada em 1952
Foto em preto e branco. Rainha Elizabeth
Momento de luto para Elizabeth

Três rainhas de luto: a rainha Elizabeth II, a rainha Mary — mãe do rei George VI —, e a viúva, Elizabeth Bowes-Lyon, a rainha mãe. Três mulheres representam diferentes épocas da vida pública e laços privados com o rei morto. Elas foram fotografados na estação de King’s Cross de Londres para a chegada do trem especial que traz o caixão de Sandringham. Foi então levado em procissão para Westminster Hall, onde ficou por três dias antes do funeral.

Ao contrário de George VI, Elizabeth cresceu sabendo que a coroa estava à sua frente; uma expectativa complexa, ligada à perda que ela sofreria com a morte de seu pai. Quando chegou a hora, ela tinha apenas 25 anos.

Tendo um profundo impacto na vida rainha, até hoje Elizabeth permanece na Sandringham House, do Natal até o aniversário da morte de seu pai na propriedade de Norfolk. A imagem foi tirada pelo fotógrafo Ron Case usando a 20 Incher, câmera híbrida feita à mão no lugar de uma lente telefoto.

7 – Foto tirada em 1953
Foto colorida. Rainha Elizabeth
Coroação da rainha Elizabeth

Prestes a ir para a Abadia de Westminster, a rainha em seu dia de coroação em 2 de junho de 1953.

A coroação de 1953 foi a primeira a ser televisionada, não tendo sido permitidas filmagens na coroação de George VI. Indo contra a opinião do então primeiro-ministro, Winston Churchill, foi Elizabeth quem insistiu nas câmeras de TV.

Assim como sua tataravó, a rainha abraçou esse novo meio de se envolver com o público. A coroação não foi apenas filmada, mas em cores e em 3D.

8 – Foto tirada em 1983
Foto colorida. Rainha Elizabeth e Ronald Reagan
Rainha Elizabeth e Ronald Reagan

Na imagem, o presidente Reagan ri após uma piada da rainha sobre o terrível clima da Califórnia que ela experimentou durante a visita aos Estados Unidos em 1983. Ela fazia um breve discurso durante um jantar de estado realizado no De Young Museum em São Francisco.

Quando Elizabeth fez a primeira visita aos Estados Unidos como rainha em 1957, a jovem monarca e o marido foram recebidos como figuras ainda florescentes de uma estrela pop. Houve um pedido inusitado do casal real entre o roteiro pesado — uma parada em um supermercado. Uma experiência de compra relativamente comum para muitos, certamente foi a primeira vez para a monarca. Impressionada com a seção de alimentos congelados em particular, ela comentou: “Que bom que você pode trazer seus filhos junto”.

9 – Foto tirada em 1977
Foto colorida. Rainha Elizabeth em Barbados
Rainha Elizabeth em Barbados

O clique mostra Elizabeth inspecionando a guarda de honra ao chegar a Barbados em 31 de outubro de 1977. O país se tornou recentemente a mais nova república do mundo, tendo removido oficialmente a rainha como chefe de Estado. A recente turnê real do Caribe, conduzida pelos duques de Cambridge, foi criticada em alguns cantos por ecoar o passado colonial.

10 – Foto tirada em 1977
Foto colorida. Jubileu de Prata da rainha Elizabeth
Jubileu de Prata da rainha Elizabeth

Marcando 25 anos no trono, o Jubileu de Prata de 1977 viu Elizabeth acompanhada pelo príncipe Philip. Eles percorreram 26 condados em três meses, foi um recorde real para o escopo do Reino Unido visitado no menor espaço de tempo.

Há 45 anos, as comemorações aconteciam em toda a Commonwealth, com a rainha e o duque de Edimburgo viajando para Fiji e Tonga, Nova Zelândia e Austrália, Papua Nova Guiné e as propriedades britânicas nas Índias Ocidentais. O príncipe Charles encontrou seus pais na conclusão da turnê, no Canadá, parte de sua preparação para a coroa ao longo da vida.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?