Cultura indiana marca festa de comemoração à independência do país
O evento contou com um menu de pratos e bebidas típicas como chicken tangri, jalebi e gulab jamun
atualizado
Compartilhar notícia
O embaixador da Índia no Brasil, Ashok Das, e a esposa, a embaixatriz Erika Das, celebraram os 71 anos da independência do país com uma linda festa na noite dessa quarta-feira (15/8). Sob céu limpo e clima agradável, os convidados fizeram uma imersão à cultura milenar da Índia ao apreciarem pratos e bebidas típicas e apresentações de dança, música e mantras.
Logo depois dos hinos nacionais indiano e brasileiro, o embaixador falou sobre as relações amistosas e cordiais das duas nações. Ashok citou os avanços que o seu país fez no setor tecnológico e em programas do governo, como Make in India, Skill India e Digital India.
Ashok lembrou do sacrifício que muitas pessoas tiveram que fazer para que a independência fosse alcançada, assim como o uso de meios pacíficos para alcançá-la. O maior exemplo desse movimento foi Mahatma Gandhi: “Ele não apenas liderou nossa luta pela liberdade, mas também foi e continua a ser a bússola moral da Índia”, disse.
“O dia 15 de agosto é um momento de reflexão sobre a forma como alcançamos nossa independência, o progresso que fizemos e o caminho que temos que seguir”, disse o embaixador.
O ministro do Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz, também esteve presente e falou da visita que fará à Índia para participar de uma conferência sobre saneamento. “Esta data comemora a fórmula indiana de independência e paz. Nós temos povos muito diferentes e ao mesmo tempo com espíritos que se comunicam facilmente, por mais diversas que sejam as culturas” salientou Lummertz. O ministro citou a espontaneidade dos dois povos, com sorriso fácil.
Lummertz falou da importância de reforçar a ponte que une as duas culturas com incentivos bilaterais ao turismo, aumentando o número de voos internacionais da Índia com destino ao Brasil, por exemplo.
Artistas brasileiros interpretaram a cultura indiana. Devadasi Hermógenes fez uma apresentação individual de dança clássica com uma saudação à mãe terra; Raq Rosa dos Ventos cantou alguns mantras e os músicos Samuel Lila, Jay Krishna e Lucas Gomes se inspiraram na melodia e no ritmo clássico indiano para apresentar músicas dos dois países com um toque indiano.
Confira os cliques da festa: