metropoles.com

Covid em alta: vitamina D ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Conheça os benefícios do hormônio para o nosso organismo, segundo o nutrólogo Adriano Marcell

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Olga Rolenko/Getty Images
Middle age woman wearing sportswear is standing by the large window and exposing her face to the sun
1 de 1 Middle age woman wearing sportswear is standing by the large window and exposing her face to the sun - Foto: Olga Rolenko/Getty Images

Nas últimas semanas, o Brasil voltou a viver uma alta de casos de Covid-19. Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, o país chegou a registrar mais de 18 mil casos diários da doença. O número é três vezes maior do que o computado anteriormente. Assim, dicas para a prevenção da doença voltaram à tona, bem como as maneiras de fortalecer o corpo contra o vírus. Uma das principais diz respeito ao uso da vitamina D.

Hormônio produzido pelo corpo humano, a vitamina D tem diversos benefícios, entre eles, a regulação e a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo. Além disso, ela ajuda no funcionamento cerebral e na fortificação dos ossos, dentes e músculos. Também auxilia nos sistemas cardiovascular e imunológico. A substância é desenvolvida no organismo por meio da exposição ao sol e do consumo de alimentos como peixes de água salgada (a exemplo do salmão), carne, leite, ovos, manteiga, castanhas, nozes, feijão, couve e espinafre.

espinafre
A vitamina D, encontrada em alimentos como o espinafre, é essencial para o nosso organismo

O nutrólogo Adriano Marcell explica a relação que a vitamina D tem com a Covid-19.  “A vitamina D possui como um de seus benefícios a contribuição ao sistema imunológico, o que pode diminuir os riscos de contrair a Covid-19. Além disso, estudos já publicados alegam que indivíduos com um nível menor do hormônio possuem mais chances de desenvolver casos graves da doença”, afirma o médico.

Adriano também comenta sobre outras doenças respiratórias que podem ser atenuadas com o uso da vitamina D. Vale lembrar que a ausência do hormônio está relacionada a infecções virais e bacterianas, inflamações intestinais, doenças autoimunes, cardiovasculares e neurodegenerativas.

“A vitamina D possui essa característica de oferecer prevenção e imunidade, tendo um efeito fisiológico sobre a função pulmonar. Dessa forma, um bom nível do hormônio pode ajudar o organismo a se prevenir contra doenças respiratórias e infecções”, conclui.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?