Covid-19: mercado de festas de Brasília dá as mãos em projeto
O Clube Festeiras do Bem se uniu para doar 10% do total de seus contratos fechados durante a quarentena
atualizado
Compartilhar notícia
No último sábado (04/04), a coluna Claudia Meireles divulgou a visão do cerimonialista César Serra sobre o impacto do coronavírus no mercado de festas e suas consequências. Em prol do apoio a pessoas que atuam no setor, micro e pequenas empresas de Brasília que integram o Clube Festeiras do Bem se reuniram para doar 10% do total de seus contratos fechados durante a quarentena.
O intuito da ação é arrecadar recursos para a importação de máscaras de proteção N95, a serem entregues a profissionais de saúde dos Centros de Referências de Combate à Covid-19. A campanha objetiva, ainda, o auxílio a profissionais freelancers que executavam serviços complementares a empresas do ramo de eventos e que enfrentam grandes dificuldades no momento.
A iniciativa fomenta, também, a manutenção dos negócios das marcas participantes do Clube Festeiras do Bem, que viram seus faturamentos caírem consideravelmente. Pessoas que anseiam festejar com amigos e familiares quando a pandemia chegar ao fim terão vantagens, como planejar com calma e evitar a sobrecarga de decisões muito próximo ao grande dia.
Fernanda Leão e Renata Naoum orquestram a empresa de decoração infantil Petite Eventos e são integrantes do grupo. Em entrevista ao Metrópoles, as profissionais revelam que precisaram se adaptar ao novo cenário imposto pelo coronavírus para manter o negócio em movimento. Ambas acreditam que a união faz a força.
Como foi o primeiro contato do Clube Festeiras do Bem?
O clube foi idealizado pelas parceiras Gabriela, Lilian e Fernanda. Elas nos mostraram o projeto e logo tivemos interesse em participar.
Qual é a importância desse projeto nos tempos atuais?
Com esse projeto, vamos arrecadar dinheiro para ajudar pessoas que necessitam de máscaras. Vamos ajudar os freelancers que estão sem trabalho e passando por necessidades. Com isso, também visamos movimentar o mercado de festas, com eventos mais íntimos.
O que vocês têm feito para contornar a crise do coronavírus?
Estamos em busca de novos formatos de eventos. Em um dos projetos, mandamos o material com as instruções para a cliente e ela monta a festa em casa.
A decoradora Carol Mamede, proprietária da Calissa Festas, também faz parte do clube e está motivada com as novas ações.
Como foi o primeiro contato do Clube Festeiras do Bem?
Quem teve a ideia inicial foi a Juliana, da @tomesophie. Ela teve a ideia e chamou as amigas. O grupo inicial foi formado por sete festeiras: @calissafestas, @makeawishfestadopijama, @cozinha_doce, @mabbeladecor, @craftroombyfe, @labeccacafe e @tomesophie.
De lá para cá, o que mudou com sua participação no grupo?
Continuamos fazendo ações sociais, festas em creches, asilos, doações, dando nossa contribuição de alegria à comunidade carente. Porém, com a interrupção do trabalho do setor de festas e eventos, o grupo ganhou uma proporção maior e mais pessoas aderiram ao propósito de ajudar. Então, surgiu a ideia de colaborar com os profissionais da saúde, à frente do combate contra a doença.
Qual é a importância desse projeto em época de pandemia de Covid-19?
Sabemos que há falta de máscaras no mundo todo. Até a Anvisa já se pronunciou sobre a reutilização delas. Eu, como farmacêutica de formação, defendo que se cada pessoa puder doar uma máscara no valor de R$ 14,90 (preço de custo), estaremos fazendo um bem muito grande para quem está cuidando dos doentes. E se for eu? E se for você? E ser for meu filho? E ser for minha mãe? E se for seu pai? Você gostaria de ver o seu médico reaproveitando uma máscara usada ontem, ou mesmo hoje, e tratando seu filho?
Nossa intenção é fechar contratos futuros e contribuir para a saúde e o bem-estar de todos, fazendo, assim, a nossa contribuição para o atual cenário que estamos passando.
O que você tem feito para contornar a crise do coronavírus?
Eu criei um kit festa para que as famílias possam comemorar o aniversário em casa, composto de um par de luvas, um miniálcool 70% spray e uma máscara, para que não haja qualquer risco na hora da montagem e desmontagem das peças. Elas já são entregues higienizadas. A família organiza tudo numa mesa ou aparador, coloca salgados, doces e bolo, tudo em uma versão mini, somente para os familiares comemorarem em casa. A pessoa recebe instruções para usar o app HouseParty para festejar com os amigos virtualmente.
Acredito que, embora o momento seja muito difícil, não podemos deixar que a vida siga sem alguma alegria, principalmente para os nossos pequenos. Para tal, vamos manter também nossa linha de Páscoa Calissa Sweets e entregamos os ovos na casa da avó, tio, primo, professor, amigo, com cartinha impressa escaneada. Basta enviar a foto. Os pedidos poderão ser feitos por WhatsApp no 99202-2500.
Iniciativa do bem
O Clube Festeiras do Bem nasceu em 2016 com o propósito de praticar cidadania e solidariedade. Ao longo dos anos, já foram realizadas diferentes ações sociais, como distribuição de alimentos, itens de higiene, roupas e brinquedos.
Veja quais são as marcas participantes:
- A|Garimpeira
- Aloha
- Amor Une Produções
- Amora Moreira Design
- Ana & Anna
- Ana Decora
- Festas e Eventos
- Ana Valença Fotografia
- Caju Brindes
- Calissa Festas
- Cenário Festas
- Craft Room
- Doce Papel Decor
- Dona Festeira
- Encantar Festas
- Eventos Criativos
- Fábrica de Festas – Park Decor
- Fabricando
- Fábrica de Festas – Festaria e Cia Ateliê
- Drescurinhas Criativas
- Kalete Calçados Personalizados
- Lorisa Personalizados
- Lu Tsuru Origamis
- Mabbela
- Make a Wish
- Fábrica de Festas – Magic Balloon
- Mega Up Festas
- Meninas do Jardim
- Mimo Chic
- Patrícia Oliveira Calligrapher
- Petite Eventos
- Planet Balloon
- Sheila Barcelos
- Sofisticato
- Spectacle Festa
- Tetê Mendonça Eventos
- Vive La Fête
- Vivi e Luiz Fotografia
- Xá Comigo Eventos