metropoles.com

Correr faz mal para os joelhos? Veja o que Harvard diz sobre isso

Algumas pessoas têm dúvidas sobre a possibilidade de o exercício fazer mal aos joelhos ou piorar a artrite. Saiba o que os estudos dizem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels
Pessoa irreconhecível correndo ao longo de uma trilha no parque
1 de 1 Pessoa irreconhecível correndo ao longo de uma trilha no parque - Foto: Pexels

Correr é uma atividade que dá prazer a muitas pessoas. Além disso, proporciona vários benefícios à saúde e ao bem-estar, incluindo a melhora do metabolismo, a ativação da queima de gordura e a liberação de endorfina. Mas, como nem tudo são flores, alguns “corredores de plantão” têm uma preocupação em comum: será que a prática faz mal aos joelhos ou piora a artrite, como muita gente supõe?

De acordo com o Ministério da Saúde, a artrite é a inflamação das articulações (juntas). Os principais sintomas são: dor e rigidez articular, restrição do movimento das articulações, inflamação e edema (inchaço) articular e calor/vermelhidão da pele ao redor da articulação. Esse conjunto de sintomas e sinais são resultantes de lesões causadas por diversos motivos.

Embora a relação entre a doença e a corrida venha sendo debatida há anos, cada vez mais surgem evidências que indicam que correr, de fato, não é a causa do desenvolvimento de doenças articulares. E várias pesquisas apoitam essa premissa.

Um estudo publicado em 2017 examinou corredores recreativos, corredores competitivos e pessoas que não correm. A pesquisa encontrou taxas mais baixas de osteoartrite (desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas) de quadril e joelho em corredores recreativos (3,5%) em comparação aos competitivos (13,3%) e aos não corredores (10,2%).

Mulher com roupa de ginástica correndo na rua - Metrópoles
Você gosta de correr?

Outro estudo, este de 2018, analisou 675 pessoas que correm maratona e descobriu que elas tinham metade da taxa de artrite no quadril ou joelho em comparação com a população geral dos EUA.

O que Harvard diz sobre isso?

Segundo Robert H. Shmerling, da Harvard Medical School, as evidências médicas atuais sugerem que o esporte não desgasta as articulações, ou não a ponto de causar osteoartrite.

Logo, o recomendado é que as pessoas que gostam do exercício não deixem de praticá-lo por medo de machucar os joelhos. E mais: quem não gosta de fazê-lo, não vale mais usar essa “teoria” como desculpa para praticar.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?