Corre maratona? Expert ensina como cuidar do cabelo durante o treino
A tricologista Viviane Coutinho dá dicas de como reduzir o atrito e a tração no cabelo durante o treino, protegendo-o de danos
atualizado
Compartilhar notícia
“A corrida se tornou o novo beach tennis”, têm dito muitas pessoas por aí. Diante de uma febre que tomou conta de redes sociais como Instagram e TikTok, colocar o par de tênis para jogo e encarar maratonas na rua se tornou “a prática do momento”.
Uma grande vantagem dessa trend que veio com tudo no ambiente digital — já que vários internautas compartilham registros de seus circuitos — é o proveito físico e mental da modalidade para a saúde.
A atividade é capaz de melhorar o metabolismo e ajustar a organela mitocôndria, o que ativa a queima de gordura. Ao correr, o indivíduo também libera endorfina, que ajuda principalmente no bem-estar, na sensação de prazer e saciedade.
Mas há quem ainda tenha dúvidas na hora de se preparar para correr. Um exemplo? Como manter o cabelo bem preso e saudável durante os treinos, visto que a corrida é um exercício de impacto que pode tencionar os fios. Afinal, já que estamos cuidado do corpo e da mente, por que não zelar, também, pela saúde capilar?
Viviane Coutinho, tricologista queridinha de celebridades como Iza, Taís Araújo e Diogo Nogueira, já faz o primeiro alerta: os elásticos. Segundo ela, os mais largos e de tecido flexível são os mais adequados para a ocasião. “Eles reduzem o atrito e a tração nos cabelos, protegendo-os de danos”, lembra.
Outra alternativa é apostar nas tranças embutidas, que dão um charme ao visual — perfeito para um clique direto para as redes sociais.
“Elas são ideais para cabelos longos, pois evitam a tração excessiva dos rabos de cavalo ou coques”, pontua a expert. Viviane acrescenta que o penteado mantêm os fios seguros e protegidos durante a atividade física.
Leia: Expert em tranças, cabeleireira Letícia Santana ensina tipos do penteado
“Ao correr de top, prefira coques ou tranças para manter os cabelos protegidos e livres de danos causados pelo suor das costas”, sugere Viviane Coutinho.
Por último — e não menos importante —, está a proteção contra o sol. “Não se esqueça de proteger os cabelos e o couro cabeludo aplicando filtro solar capilar e facial antes de se expor ao sol durante a corrida”, ensina a tricologista. “Isso ajuda a evitar danos causados pelos raios UV”, justifica.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.