Coquetel reúne convidados em abertura da exposição Portinari Raros
O evento contou com a presença de João Candido Portinari, filho do artista, e várias autoridades, nessa segunda-feira (28/8), no CCBB
atualizado
Compartilhar notícia
Candido Portinari foi um dos artistas plásticos mais importantes e célebres do Brasil. Sua genialidade foi passada de geração em geração por meio daqueles que amam arte. Agora, os admiradores poderão ver de perto suas obras na exposição Portinari Raros. Para celebrar o lançamento, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebeu ilustres convidados na noite dessa segunda-feira (28/8).
A mostra híbrida reúne cerca de 200 obras do artista, em formato físico e digital, sendo algumas pouco vistas ou nunca antes expostas ao público. Após passar por Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), Brasília será a última oportunidade para conferir as múltiplas facetas e linguagens de Portinari.
À Coluna Claudia Meireles, o curador Marcello Dantas revelou que trouxe toda a diversidade de Candido Portinari de coleções privadas e mostram um lado ilustrador, desenhista, figurinista e cenógrafo.
“Tem as maquetes dos edifícios que ele fez da ONU, da Pampulha e do Ministério da Educação. Tem também os depoimentos da Maria, a esposa dele, dos amigos. Tudo foi pensado cuidadosamente para recontar a sua história”, disse.
Veja os detalhes:
Questionado sobre o que mais encanta da história do artista, ele destaca a competência de Portinari de experimentar. “Isso é que me fascina, porque ele fez 5 mil obras e tinha uma maestria, liberdade de fazer as coisas. Essa exposição é mais sobre a capacidade e as possiblidades de linguagem que ele flertou do que qualquer outra coisa”, expressa.
Além de autoridades políticas e formadores de opinião, a abertura da mostra contou com a presença do filho do artista, João Candido Portinari. Ao falar sobre o lançamento da mostra do pai em Brasília, ele rasgou elogios ao acolhimento dos integrantes do CCBB e aconselhou o público a imergir nas obras.
“Você tem que visitar várias vezes, porque é tão densa, tem tanto conteúdo, que não consegue absorver em uma única visita. Sugiro que venham várias vezes e sairá um doutor em Portinari”, declara, contando que a obra que tem uma roda de crianças na praça da igreja em Brodowski (SP), é sua favorita.
A exposição tomará conta do CCBB Brasília até o dia 5 de novembro. Para André Biancotti, gerente geral do local, trazer essa imersão foi uma grande oportunidade para exaltar a vida do artista brasileiro e inaugurar um novo espaço no centro cultural.
“Trouxemos para cá em uma versão um pouco aumentada. Então, temos o pavilhão de vidro com a exposição imensos, lá é onde a gente vai ter a degustação da projeção, é uma exposição imersiva. Além disso, estamos aproveitando para inaugurar uma nova galeria, que fica no primeiro andar. Serão 1000 m² à disposição”, conta.
Os convidados da noite participaram de uma visita guiada por Marcello Dantas e João Candido Portinari. Para engrandecer a experiência imersiva, todos saborearam quitutes da BRK eventos e curtiram uma boa música ao som do grupo Choro Delas.
Confira os cliques:
Serviço:
Buffet: BRK eventos
Música: Grupo Choro Delas
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram