Coquetel marca lançamento da exposição de arte de José Maciel
A mostra coincide com o lançamento da biografia do autor, que é advogado e artista plástico
atualizado
Compartilhar notícia
Há quem pense que as artes feitas por si mesmo precisam ficar guardadas em um lugar que apenas o criador observe. Assim foi com o advogado trabalhista José Maciel. Ele costumava pintar e manter os quadros em casa. Quando os curadores Cláudio Pereira e Daniella Athayde se depararam o trabalho do pioneiro, não pensaram duas vezes em idealizar uma exposição.
Intitulada Espelho de um Percurso — Pinturas de José Maciel, a mostra não só se tornou realidade como foi lançada na noite dessa sexta-feira (14/10), no Espaço Oscar Niemeyer, na Praça dos Três Poderes.
Cerca de 90 obras, entre pinturas, desenhos e cerâmicas, foram exibidas durante o evento. “Eu faço pintura há muitos anos, mas sempre fiz para mim. Como eu acordo muito cedo, eu faço uns dois quadros por dia”, declara o artista.
Natural de Porto Alegre (RS), o advogado e pintor conta que despertou o interesse pelas artes plásticas ainda quando criança. Aos 10 anos, ele já fazia desenhos no papel. Inclusive, teve a oportunidade de frequentar o atelier do Iberê Camargo na Lapa, que era amigo de seu pai, Anor Butler Maciel. Ele chegou a executar duas obras com ele, a quatro mãos.
Outra grande inspiração para Maciel é Pablo Picasso, um dos fundadores do cubismo, em 1909.
“Eu gosto de caras e, se você reparar bem, eu nunca sei o que vou fazer. Eu começo, faço um risco e dali faço um quadro”
José Maciel
A mostra coincide com o lançamento da biografia do autor. Batizada de Vida Vivida – Histórias de um Advogado, a obra faz parte dos mais de 60 livros produzidos pelo pioneiro. Um deles, Direito do Trabalho ao Alcance de Todos, lhe conferiu o prêmio Livro de Ouro, e é best-seller na categoria, tendo vendido mais de 1 milhão de cópias e contando com uma edição em braile.
No ramo jurídico, Maciel já recebeu título de cidadão honorário de Brasília e a admissão na Academia Brasiliense de Letras, como também foi uma das duas mil personalidades do século 20 pela Internacional Biographical Centre Cambridge.
Durante o coquetel de lançamento, Pedro Maciel, filho mais novo do advogado e artista, fez uma homenagem ao pai e exaltou algumas de suas qualidades, como a resiliência. “Ele mostrou que a vida está aqui para ser vivida. É uma referência como profissional, pai, amigo e marido”, falou aos convidados. Ele frisou a capacidade de José Maciel de se reinventar e criar e da evolução com os quadros.
“É muito bom. Eu estou aqui com os meus filhos, 10 netos e meus bisnetos. É mais uma realização para mim”, celebra o autor.
A exposição está aberta ao público até o dia 13 de novembro. Todas as vendas das obras vão para instituições de caridade.
Veja como foi o evento:
Serviço
Buffet: Renata La Porta
Cantor: Rogério Midlej
Cerimonial: Mauro Carvalho
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.