Contraindicado: nutricionista revela quem não deve tomar chá verde
O chá verde é uma poderosa bebida que beneficia a saúde de diferentes formas, mas nem todo mundo pode consumi-lo
atualizado
Compartilhar notícia
Considerado um dos chás dos mais populares do Brasil, o chá verde pode ser consumido a partir da infusão da planta Camellia sinensis. Ele é preparado com suas folhas picadas ou por meio de sachês prontos, mas muitos fabricantes ou farmácias de manipulação já disponibilizam versões em cápsulas.
Conforme o nutricionista Alessandro Palatucci Bello disse à coluna Claudia Meireles, o chá verde é uma poderosa bebida que beneficia a saúde de diferentes formas. Ele é um excelente anti-inflamatório, diurético, adstringente e antioxidante. E não apenas isso: também melhora a digestão, combate a hipertensão e ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue.
O ingrediente é estimulador cognitivo e um aliado ao processo de emagrecimento e à prevenção do envelhecimento celular.
Segundo o especialista, o recomendado é ingerir de duas a quatro xícaras de chá verde por dia, sempre entre as refeições — para que não atrapalhe a absorção de alguns nutrientes, como ferro e cálcio. “No entanto, se o paciente for hipertenso, o indicado é que ele consuma no máximo três xícaras”, adverte.
Já aos que optarem pela versão em cápsulas, o profissional afirma que, geralmente, sugere-se uma cápsula a cada duas vezes ou três vezes ao dia, dependendo da dosagem e das necessidades de cada indivíduo.
Cuidado!
De acordo com o o nutricionista, nem todo mundo pode consumir chá verde. Pelo menos, não é recomendado. Gestantes e lactantes, por exemplo, devem evitar a bebida, devido ao alto teor de cafeína presente nela.
“Aos que são sensíveis à cafeína, o ingrediente pode vir a trazer como efeito colateral um pouco de insônia, dependendo da horário que você tomou; pode aumentar, também, a ansiedade; acelerar um pouco a frequência cardíaca; e gerar alguns tremores leves”, explica Alessandro.
A ingestão da bebida também não é indicada para crianças, segundo o especialista.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.