metropoles.com

Conheça verdura popular com propriedades detox e antienvelhecimento

A nutricionista Cynthia Sass elencou uma verdura que ajuda a desintoxicar o corpo e é uma fonte antienvelhecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Tatiana Maksimova/Getty Images
Foto de superfície com cenoura, couve-flor, cheiro-verde e abóbora - Metrópoles
1 de 1 Foto de superfície com cenoura, couve-flor, cheiro-verde e abóbora - Metrópoles - Foto: Tatiana Maksimova/Getty Images

Gratinada, cozida no vapor e servida como purê são algumas das formas de se preparar a couve-flor. Embora as receitas sobre a hortaliça sejam tão fáceis a ponto de estarem fixadas na mente, nem todos os consumidores sabem quais os principais nutrientes presentes na verdura. De acordo com uma nutricionista, há substâncias detox e antienvelhecimento.

Mestre em ciências da nutrição pela Syracuse University, em Nova York, Cynthia Sass listou alguns dos benefícios da couve-flor em um artigo do portal estadunidense Health. Segundo a nutricionista, uma xícara da hortaliça crua integra vitaminas, nutrientes e fibras por “apenas 30 calorias e 5 gramas de carboidratos”.

Couve-flor sobre uma bancada marrom - Metrópoles
A couve-flor é uma verdura com diversos benefícios para a saúde

A seguir, confira sete benefícios de comer a couve-flor, apontados pela especialista.

1. Rica em nutrientes

Estudos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) indicam que uma xícara de couve-flor crua oferece mais de 75% da quantidade diária mínima de vitamina C. Esse nutriente ajuda a imunidade e é fundamental para a produção de colágeno, serotonina e glóbulos vermelhos.

2. Anti-inflamatória

A nutricionista citou o potencial anti-inflamatório da couve-flor com base em um estudo publicado pelo Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. A verdura dispõe de compostos bioativos, que reduzem a inflamação, e antioxidantes, capazes de combater o estresse oxidativo.

Foto colorida de couve-flor dentro de uma tigela marrom - Metrópoles
A verdura tem propriedades anti-inflamatórias, conforme descreveu a nutricionista

Cynthia elucidou que o estresse oxidativo ocorre quando existe um desequilíbrio entre a produção de radicais livres que danificam as células e a capacidade do organismo de combater tais efeitos nocivos. Quando o corpo não consegue regular esse processo, o resultado tende a ser a inflamação e, consequentemente, o surgimento de doenças.

3. Capacidade de combater doenças cardíacas e câncer

Entre as doenças que mais matam no mundo estão o câncer e as cardíacas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ingerir a couve-flor pode ajudar a diminuir o risco do desenvolvimento dessas condições. A verdura faz parte da família dos vegetais crucíferos, os quais englobam ativos que protegem as curvas e os ramos dos vasos sanguíneos.

Em relação ao câncer, a nutricionista reiterou: “Os compostos naturais na couve-flor e em outros vegetais crucíferos desativam as substâncias causadoras de câncer e impedem o crescimento e a propagação do câncer, de acordo com os resultados de uma revisão de 2015 publicada na revista Antioxidants & Redox Signaling“.

Foto colorida de couve-flor dentro de uma panela. Ao lado tem uma faca - Metrópoles
O alimento tem propriedades capazes de reduzir o risco de câncer e de doenças cardíacas

4. Combate o envelhecimento

A mestre em ciências da nutrição mencionou que a verdura é uma fonte de sulforafano, composto com propriedades antioxidantes. “A substância natural atua no nível celular para neutralizar toxinas, reduzir a inflamação e proteger o DNA”, pontuou. A expert comentou que o ativo tem potencial de retardar o processo bioquímico de envelhecimento.

“Pesquisa adicional publicada no Austin Journal of Cerebrovascular Disease & Stroke em 2017 mostra que o composto pode ajudar a proteger o cérebro, apoiar a função do sistema nervoso e retardar o declínio cognitivo relacionado à idade”, frisou Cynthia Sass.

5. Ajuda a desintoxicar

Com fontes antienvelhecimento e anti-inflamatória, a couve-flor ajuda a desintoxicar o organismo. “Essas enzimas agem como coletores de lixo internos: elas vasculham o corpo em busca de toxinas e resíduos, ligam-se a eles e os escoltam para fora”, exemplificou a nutricionista.

A especialista aproveitou para explicar o que é desintoxicação, visto que a palavra é usada erroneamente em algumas ocasiões: “Significa essencialmente ajudar a desativar substâncias químicas potencialmente prejudiciais ou a expulsá-las do corpo mais rapidamente”.

Cynthia sugeriu o consumo de couve-flor, repolho e brócolis para desfrutar do benefício.

Foto colorida de couve-flor dentro de uma panela e em cima de uma tábua - Metrópoles
O alimento é rico em fibras

6. Rica em fibras

Segundo a expert, a fibra da couve-flor fornece diversos benefícios, a exemplo de apoiar a saúde digestiva e promover a regularidade intestinal. Também alimenta bactérias benéficas da região associadas à imunidade, ao humor e a efeitos anti-inflamatórios.

7. Apoia a perda de peso saudável

A expert endossou que auxiliar no controle do peso é mais um dos benefícios de consumir a verdura. Por ser rica em fibras, a couve-flor favorece a saciedade, retarda o retorno da fome e ajuda a regular os níveis de insulina e de açúcar no sangue. Ela orientou comer a hortaliça no lugar do arroz branco.

Foto de couve-flor dentro de uma tigela verde - Metrópoles
A especialista frisou que a couve-flor “espanta” a fome

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?