Conheça verdura popular com propriedades detox e antienvelhecimento
A nutricionista Cynthia Sass elencou uma verdura que ajuda a desintoxicar o corpo e é uma fonte antienvelhecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Gratinada, cozida no vapor e servida como purê são algumas das formas de se preparar a couve-flor. Embora as receitas sobre a hortaliça sejam tão fáceis a ponto de estarem fixadas na mente, nem todos os consumidores sabem quais os principais nutrientes presentes na verdura. De acordo com uma nutricionista, há substâncias detox e antienvelhecimento.
Mestre em ciências da nutrição pela Syracuse University, em Nova York, Cynthia Sass listou alguns dos benefícios da couve-flor em um artigo do portal estadunidense Health. Segundo a nutricionista, uma xícara da hortaliça crua integra vitaminas, nutrientes e fibras por “apenas 30 calorias e 5 gramas de carboidratos”.
A seguir, confira sete benefícios de comer a couve-flor, apontados pela especialista.
1. Rica em nutrientes
Estudos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) indicam que uma xícara de couve-flor crua oferece mais de 75% da quantidade diária mínima de vitamina C. Esse nutriente ajuda a imunidade e é fundamental para a produção de colágeno, serotonina e glóbulos vermelhos.
2. Anti-inflamatória
A nutricionista citou o potencial anti-inflamatório da couve-flor com base em um estudo publicado pelo Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. A verdura dispõe de compostos bioativos, que reduzem a inflamação, e antioxidantes, capazes de combater o estresse oxidativo.
Cynthia elucidou que o estresse oxidativo ocorre quando existe um desequilíbrio entre a produção de radicais livres que danificam as células e a capacidade do organismo de combater tais efeitos nocivos. Quando o corpo não consegue regular esse processo, o resultado tende a ser a inflamação e, consequentemente, o surgimento de doenças.
3. Capacidade de combater doenças cardíacas e câncer
Entre as doenças que mais matam no mundo estão o câncer e as cardíacas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ingerir a couve-flor pode ajudar a diminuir o risco do desenvolvimento dessas condições. A verdura faz parte da família dos vegetais crucíferos, os quais englobam ativos que protegem as curvas e os ramos dos vasos sanguíneos.
Em relação ao câncer, a nutricionista reiterou: “Os compostos naturais na couve-flor e em outros vegetais crucíferos desativam as substâncias causadoras de câncer e impedem o crescimento e a propagação do câncer, de acordo com os resultados de uma revisão de 2015 publicada na revista Antioxidants & Redox Signaling“.
4. Combate o envelhecimento
A mestre em ciências da nutrição mencionou que a verdura é uma fonte de sulforafano, composto com propriedades antioxidantes. “A substância natural atua no nível celular para neutralizar toxinas, reduzir a inflamação e proteger o DNA”, pontuou. A expert comentou que o ativo tem potencial de retardar o processo bioquímico de envelhecimento.
“Pesquisa adicional publicada no Austin Journal of Cerebrovascular Disease & Stroke em 2017 mostra que o composto pode ajudar a proteger o cérebro, apoiar a função do sistema nervoso e retardar o declínio cognitivo relacionado à idade”, frisou Cynthia Sass.
5. Ajuda a desintoxicar
Com fontes antienvelhecimento e anti-inflamatória, a couve-flor ajuda a desintoxicar o organismo. “Essas enzimas agem como coletores de lixo internos: elas vasculham o corpo em busca de toxinas e resíduos, ligam-se a eles e os escoltam para fora”, exemplificou a nutricionista.
A especialista aproveitou para explicar o que é desintoxicação, visto que a palavra é usada erroneamente em algumas ocasiões: “Significa essencialmente ajudar a desativar substâncias químicas potencialmente prejudiciais ou a expulsá-las do corpo mais rapidamente”.
Cynthia sugeriu o consumo de couve-flor, repolho e brócolis para desfrutar do benefício.
6. Rica em fibras
Segundo a expert, a fibra da couve-flor fornece diversos benefícios, a exemplo de apoiar a saúde digestiva e promover a regularidade intestinal. Também alimenta bactérias benéficas da região associadas à imunidade, ao humor e a efeitos anti-inflamatórios.
7. Apoia a perda de peso saudável
A expert endossou que auxiliar no controle do peso é mais um dos benefícios de consumir a verdura. Por ser rica em fibras, a couve-flor favorece a saciedade, retarda o retorno da fome e ajuda a regular os níveis de insulina e de açúcar no sangue. Ela orientou comer a hortaliça no lugar do arroz branco.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.