metropoles.com

Conheça uma fruta popular que ajuda a controlar a pressão alta

Um estudo sugere que uma fruta fácil de ser encontrada nos supermercados pode ajudar na prevenção e controle da pressão alta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ProfessionalStudioImages/ Getty Images
Mulher branca, de cabelos pretos e longos, compra frutas no mercado de rua - Metrópoles
1 de 1 Mulher branca, de cabelos pretos e longos, compra frutas no mercado de rua - Metrópoles - Foto: ProfessionalStudioImages/ Getty Images

Uma ótima notícia para os apaixonados por tomate. Um estudo publicado na European Journal of Preventive Cardiology, descobriu que a fruta pode ajudar na prevenção e controle da pressão alta.

Leia o estudo completo!

Segundo o artigo, os tomates são ricos em potássio, um nutriente conhecido por ajudar a reduzir a pressão arterial, diminuindo os efeitos do sódio no organismo. Além disso, desempenha papel fundamental “em alimentações saudáveis para o coração”. “Eles são uma parte importante de algumas das melhores dietas, incluindo a  mediterrânea”, disse Rosa Maria Lamuela- Raventos, coautora do estudo à Health.

menina comendo tomates
Tomates podem ajudar na prevenção de pressão alta, sugere estudo

A pesquisa usou mais de 7 mil adultos espanhóis com alto risco de doença cardiovasculares. Eles responderam questionários sobre o estilo de vida e hábitos alimentares, incluindo o consumo da fruta.

Os pesquisadores também acompanharam a ingestão diária, o que incluía também produtos à base de tomate, como molhos. As porções foram categorizadas em quatro grupos de consumo: mais baixo (44 gramas), intermediário (44 a 82 gramas), intermediário superior (82 a 110 gramas) e mais alto ( maior que 110 gramas).

Uma associação significativa foi observada no grupo de consumo mais alto. Quem ingeriu mais a fruta diminuiu o risco de pressão alta em 36%.

Foto colorida de mulher segurando duas fatias de tomate na altura dos olhos - Metrópoles
O estudo avaliou o consumo da fruta e de produtos à base de tomate

À Health, o cardiologista da NYU Langone Health, Gregory Katz explicou que há uma “grande quantidade de dados que sugerem que uma maior ingestão de potássio leva à redução da pressão arterial”.

“Não está claro se isso ocorre porque a ingestão de potássio é um indicador de uma dieta saudável em geral ou porque a ingestão é um bom indicador de uma dieta com baixo teor de sódio ou se ele por si só é tudo o que importa”, avaliou.

Além do potássio, o portal especializado em saúde explica que o tomate também é uma boa fonte de licopeno um carotenóide que apresenta vários benefícios para o sistema cardiovascular, incluindo efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, antiaterogênicos e antiplaquetários. A pesquisa mostra que essas características também conferem ao licopeno propriedades anti-hipertensivas significativas.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?