Conheça substitutos saudáveis para cortar de vez o açúcar da dieta
O consumo excessivo de açúcar pode resultar em ganho de peso, obesidade e diabetes tipo 2, entre outras doenças
atualizado
Compartilhar notícia
Um café mais doce, um brownie ou um sorvete. Muitas vezes, dizer não para o açúcar pode ser mais complicado do que parece. Afinal, esse carboidrato cristalizado libera uma substância chamada dopamina, que atua no cérebro e estimula os hormônios do humor e do prazer.
De acordo com o Ministério da Saúde, os brasileiros consomem 50% a mais de açúcar do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso significa dizer que, por dia, cada brasileiro, consome em média 18 colheres de chá do produto, sendo que o limite máximo aconselhado pela OMS para um adulto é de 12 colheres.
Além de estar relacionado ao ganho de peso, estudos mostram que esse carboidrato também está ligado à obesidade, ao diabetes tipo 2, às doenças cardiovasculares e à cárie dentária. O cenário parece terrível, porém fugir desse hábito pode ser mais fácil do que você imagina.
Adoçantes artificiais x naturais
O primeiro passo para desapegar do açúcar é entender que adoçantes artificiais não são a solução ideal. Estudos sugerem que consumi-los pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 ou doenças cardiovasculares.
Se você busca por opções saudáveis, os indicados são produtos que venham da natureza. Uma boa pedida é o mel ou xarope de bordo, que geralmente são menos processados que o açúcar e contém minerais, vitaminas e antioxidantes.
Outra opção simples são as frutas. No caso de receitas que vão ao forno, uma ótima atitude é fazer purê de maçã, purê de banana ou até mesmo abóbora enlatada para acrescentar à sua sobremesa.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.