Conheça os jovens arquitetos que estreiam na CASACOR Brasília 2021
A 29ª edição da mostra será marcada pela estreia de novos criadores, donos de um olhar jovial para a arquitetura e design. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
Após o hiato de um ano em seu formato convencional, em razão da Covid-19, a CASACOR Brasília volta à ativa em sua 29ª edição. O projeto ocupará uma área de 7.200m² na 904 Sul e reunirá arquitetos, designers de interiores e paisagistas veteranos ou estreantes na mostra.
Ao todo, 37 ambientes foram projetados por mais de 40 profissionais em torno do tema Casa Original, que instiga uma reflexão sobre o morar contemporâneo ao propor o resgate da história de seus habitantes em equilíbrio com a tecnologia.
A CASACOR Brasília 2021 acontece da próxima terça-feira (26/10) até o dia 12 de dezembro, e será marcada pela estreia de novos criadores, donos de um olhar jovial para a arquitetura e design. São eles os escritórios de Maria Araújo, Orestes Blanco, Rosa Pereira, Isabela Diniz, Caroline Oliveira e Olivia Campos.
Confira um pouco mais sobre esses participantes da nova geração:
Maria Araujo
A arquiteta e urbanista Maria Araujo fundou seu escritório em 2020, na capital, com o intuito de desenvolver projetos em diversas escalas, desde comerciais até residenciais e de interiores. “A empresa possui uma linguagem contemporânea com referências ao modernismo brasileiro, sempre buscando novos materiais e revestimentos”, conta a brasiliense.
Segundo a profissional, para contar histórias por meio da arquitetura, os trabalhos levam a personalidade dos clientes, os tornando únicos e criando uma identidade própria ao escritório. “Todos os projetos passam por um olhar sempre atento aos detalhes e acabamentos para transmitir toda a leveza e fluidez necessária em cada etapa, desde o estudo preliminar até a obra”, fala Maria Araujo, que já passou por renomados escritórios antes de abrir o próprio empreendimento.
“Estamos muito felizes e honrados com o convite para participar da CASACOR 2021. Sem dúvidas, esse é um grande passo para o posicionamento do escritório: participar de um evento de escala nacional com parceiros e fornecedores tão importantes como Portobello e Arquivo Contemporâneo”, afirma Maria Araujo.
Maria assinará o Espaço Gourmet, de 90m2, que será composto por formas orgânicas e naturais, padrões monocromáticos, mobiliário de design (como a poltrona Jangada de Jean Gillon), adega suspensa em alça de couro e um quadro do badalado artista Sando Gos. “Na reflexão do tema da mostra, entendemos que a casa original é a volta do que seria essencial, e nada nos fez mais sentido que um espaço amplo para receber amigos e familiares”, descreve a criadora.
“No mesmo pensamento do que seria essencial, escolhemos os materiais. Usamos materiais e texturas em suas formas mais naturais, de maneira orgânica”, acrescenta a jovem, responsável pelo projeto da loja da designer de joias Silvia Badra, no Lago Sul.
A profissional tem grande admiração pelos arquitetos modernistas que projetaram a capital federal. Dos nomes da atualidade, ela destaca Valéria Gontijo, por quem enaltece e demonstra carinho. “Foi no escritório dela que eu tive a minha primeira oportunidade profissional e ensinamentos que levo comigo até hoje”, declara.
Orestes Blanco e Rosa Pereira
Amigos e colegas de longa data, Orestes Blanco e Rosa Pereira uniram forças para abrir um espaço no Centro Comercial Gilberto Salomão, no Lago Sul. Por lá, eles tocam suas marcas: Orestes Blanco Arquitetura e Studio Mind. “Foi uma junção do melhor que cada um poderia agregar e, assim, nos completamos”, dizem eles.
Orestes formou-se em Arquitetura e Urbanismo, em 2017, pelo UniCEUB. Rosa, por sua vez, graduou-se em 2010 na UFSC, em Florianópolis. Juntos, eles constroem um amplo portfólio de interiores, residências e edifícios entre Brasília e Assunção, no Paraguai, ponte aérea internacional que abriu o escritório para um mundo de possibilidades e um leque de obras que vão do design de interior à arquitetura e construção civil.
“A CASACOR é um expoente para todo arquiteto que tenha se especializado em interiores. Nos sentimos muito realizados em participar desse evento tão importante. Sempre foi um sonho e agora estamos aqui!”, celebra a dupla.
Assim como ocorreu com Maria Araujo em seu Espaço Gourmet, a organicidade também é a palavra chave que guiará o projeto de Orestes Blanco e Rosa Pereira. Eles darão forma a um spot de vendas para os artesãos do SEBRAE, impulsionados a trazer uma experiência sensorial ao evento.
Para isso se tornar possível, os profissionais pretendem explorar com intensidade as formas orgânicas na planta do ambiente e em algumas peças de marcenaria. “Queremos exaltar as formas sinuosas sobre a função do espaço”, afirmam os arquitetos, que se inspiraram na natureza. “Transpor as formas orgânicas para a proposta e ainda assim se ater a temática foi uma das partes mais desafiadoras e também a mais realizadora”, concluem.
De acordo com a dupla, o cotidiano, as viagens e os clientes são referências que os fazem absorver arte e ideias que afloram seus processos de criatividade. “O Brasil tem uma arquitetura e um design de interior muito ricos. Gostamos de nos inspirar em mestres brasileiros e internacionais também, sempre antenados nas últimas tendências mundiais”, comentam.
Isabela Diniz, Caroline Oliveira e Olivia Campos
Isabela Diniz, Caroline Nogueira e Olivia Campos darão vida a uma galeria na CASACOR. Posto isto, elas buscaram fugir do convencional, optando por usar cores marcantes, mas que, ao mesmo tempo, conversassem e dessem destaque para as obras. “Além disso, trouxemos um conjunto de estratégias de iluminação que, por si só, condicionam o caminho do observador pelo espaço e direcionamento para as artes”, detalham.
Cada profissional representará seu próprio escritório. A arquiteta Isabela Diniz é o nome por trás da SOHA Arquitetura. Olivia, que é designer de interiores, responde pela Redecora-se. Já Caroline, formada no mesmo curso que Olivia, é a mente à frente da Studio C. Empolgado em poder atuar na 29ª edição da mostra, o trio se sente privilegiado de expor seu trabalho em conjunto. “Acreditamos que esse possa ser um gatilho na nossa vida profissional”, almejam.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.