Conheça o nutriente popular que pode mudar a saúde do seu intestino
Especialista revela o melhor nutriente para a saúde do intestino, que funciona como o “segundo cérebro” do nosso corpo
atualizado
Compartilhar notícia
O nosso corpo tem o equivalente a um “segundo cérebro”. Muitos órgãos podem passar pela sua mente ao pensar nisso, mas é o intestino que leva a fama, devido às terminações nervosas e à conexão com o sistema nervoso.
Assim como o cuidado com o cérebro, é importante dar uma atenção especial ao intestino. Fatores como uma vida sedentária, beber pouca água, comer fast-food e viver estressado, podem acabar prejudicando o bom funcionamento do órgão.
Entre as várias funções do intestino, ele é responsável pela regulação de diversos processos, como a produção da serotonina e absorção de nutrientes. Para mantê-lo saudável, uma alimentação balanceada é a resposta.
De acordo com a especialista Laura Purdy. um nutriente surpreendente — e popular — também pode combater problemas intestinais: a vitamina C. “Como a vitamina C é um antioxidante, ela pode ajudar a neutralizar os radicais livres e combater o estresse oxidativo, por isso é ótima para o sistema digestivo e para a saúde”, explicou a profissional ao portal especializado Eating Well.
Além de prevenir doenças e fortalecer o revestimento, a vitamina C pode melhorar a diversidade intestinal, uma vez que o órgão é lar de centenas de cepas bacterianas que apresentam benefícios únicos.
“A vitamina C pode realmente ajudar a saúde intestinal, afetando o equilíbrio entre bactérias boas e más no seu microbioma”, afirmou Purdy que reforça que um intestino diversificado é bom para a saúde.
De acordo com o National Institutes of Health , a dose dietética recomendada de vitamina C para maiores de 19 anos é de 90 miligramas para homens e 75 miligramas para mulheres.
Onde encontrar vitamina C?
É comum associar imediatamente a vitamina C à laranja, mas há uma variedade de opções para alcançar os níveis ideais desse nutriente no organismo. Ele pode ser encontrado em praticamente todas as frutas e vegetais.
No caso das frutas, a laranja, o kiwi, a goiaba, o caju, o abacaxi, o morango e o mamão são as melhores opções. Acima dessas está apenas a acerola com cerca de 1600 mg de vitamina C em 100 g da fruta.
Entre as verduras e legumes, algumas das sugestões são batatas, pimentões, tomates, brócolis, espinafre e repolho e salsa. Basta verificar a quantidade do nutriente em cada item para atingir o ideal recomendado de cada dia.
Para além da saúde do intestino, a vitamina C ou ácido ascórbico, ainda é vital na cicatrização de feridas, produzindo colágeno para apoiar os tecidos do corpo e a saúde imunológica, ainda de acordo com o National Institutes of Health. Portanto, mais uma razão para manter esse nutriente sempre na sua dieta.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.