Conheça o Copa Café: novo espaço trará o charme carioca para Brasília
Brasília terá um Copa Café Bar & Restaurante, tendo à frente Roberto Peres, Jailson Alves, Cassio Machado e Gustavo Vinhaes Gracindo
atualizado
Compartilhar notícia

Entre tantos destinos em que os brasilienses ficam na ponte-aérea, o Rio de Janeiro encabeça as primeiras posições da listagem. Mas ao que tudo indica, um pedacinho da Cidade Maravilhosa promete ganhar um espaço fixo na capital federal. Em outras palavras, o Quadradinho do DF terá um Copa Café Bar & Restaurante, tendo à frente Roberto Peres, Jailson Alves, Gustavo Vinhaes Gracindo e Cassio Machado. O quarteto abrirá as alas do bar, situado na Qi 9 do Lago Sul, a partir da próxima terça-feira (10/5).
Antes de vir agitar o solo brasiliense, o Copa Café bombou em terras cariocas, mais precisamente na Avenida Atlântica. Pelo local, transitaram grandes nomes dos cenários nacional e internacional, como Caetano Veloso, Wagner Moura e Justin Bieber. O quarteto espera poder receber essas e outras personalidades no endereço da capital federal. “Foi muito bom, fez sucesso na noite do Rio”, atesta Peres em entrevista à coluna Claudia Meireles.
“O Copa Café era um calçadão praticamente, com a culinária e a bebida contemporâneas. Não tem que inventar nada. O café não é um lugar de invencionices. Temos qualidade, sem firulas”, descreve o empresário.



Segredo do sucesso
Na avaliação do empresário, o boom do Copa Café estava fincado na construção de três alicerces: gastronomia, ambiente e “público legal”. Sem hesitar, os nomes à frente da empreitada fizeram o possível para integrar os pilares também no projeto brasiliense. “Nós vamos trazer o espírito do Rio de Janeiro, do calçadão de Copacabana para cá, uma situação clássica carioca”, garante Peres.
O empresário define o novo Copa Café: “Não será um restaurante de pratos, eu o descreveria como um bistrô, que nada mais é do que um botequim brasileiro. O bistrô pode ser chamado de botequim francês, chique e um lugar contemporâneo gostoso. Será um carioca de calçadão divertido e bem despojado”. Quem pisar no endereço sentirá a atmosfera enérgica, alto astral e de jogar para cima. “Um bar que sacode”, acrescenta.


Agradando o paladar
O quarteto dinâmico está finalizando o cardápio, em especial, o chef e restauranteur Cassio Machado. Entusiasta da cozinha contemporânea, ele conhecido por criar cardápios autorais com a vertente moderninha. Antes do Copa Café brasiliense, o expert em preparos coleciona um currículo extenso ao comandar o B&B Burger & Bistrot, Di Bistrot, Balneários das Pedras e Rex Food & Drink, Carmen di Granato — Brazilian Lounge.
Quem já visitou o Copa Café em terras cariocas vai vibrar ao saber que poderá saborear os famosos mini-hambúrgueres de cordeiro. Conforme revela Roberto Peres, uma cliente fiel — no caso, esta colunista — pediu para não esquecerem de adicionar o quitute ao menu. Mais um carro-chefe da casa será a casquinha de siri.
“Terá várias delícias cariocas típicas do calçadão”, sustenta o empresário. Na carta de drinques, não faltarão clássicos, além do chope Heineken bem geladinho. “A marca de cerveja está há 20 anos no Brasil. Eu fiz parte quando chegaram aqui. Agora, onde eu vou a levo comigo. Eu gosto do sabor e todo mundo também, mais azedinha, ácida e bem gostosa”, enfatiza.


Abram alas
A abertura do Copa Café está marcada para a próxima terça-feira (10/5). O evento terá de 60 a 100 convidados.
“Aqui é o meu lugar, onde eu vou ficar e receber bem. Minha casa”, confidencia.
No quesito decoração, as mentes por trás do Copa Café não pouparam esforços em criar um cantinho carioca na capital federal. “Fiz isso com as minhas alusões, as cores e os detalhes. O toque do Rio de Janeiro ficou marcante aqui”, afirma o empresário.



Memórias do Copa
Quando abriu o empreendimento no Rio, Roberto Peres não escutou comentários positivos. “Ninguém acreditava em Copacabana. Falavam que não ia funcionar, quebraria depois de um tempo”, pondera. O empresário contornou a situação com a palavra sucesso: “Bombou de gente interessante! Todos foram lá, de Caetano Veloso a Lobão. Também o Wagner Moura, a Maria Paula”.
Existem muitos capítulos inesquecíveis na história do Copa Café. Por exemplo, o fim do casamento de Reynaldo Gianecchini e Marília Gabriela em 2006. Após o anúncio da separação, o ator foi ao café e sentou em uma mesa no andar superior rodeada por vidro. Do lado de fora, 20 paparazzi esperavam o artista sair do espaço para fotografá-lo com alguma nova companheira. Na ocasião, ele recebeu “uma moça”.


Voz de Baby, Sorry e Lonely, Justin Bieber aterrissou no Brasil pela primeira vez em 2011. À época, uma amiga de Roberto Peres trabalhava no staff do cantor e precisava de um local para fazer uma recepção exclusiva. A profissional ligou os pontos e chegou ao Copa Café. “Ela disse: “você não pode dizer isso para ninguém”. O artista canadense estava acompanhado da então namorada Selena Gomez.
Segundo ele, o segurança de Bieber era “enorme”. Quando visitou o ambiente, o cantor deitou no sofá, pediu Coca-Cola e mandou o guarda ir buscar seis pizzas em estabelecimentos mais próximos. “Ele nem comeu nada”, rememora. O artista apareceu no espaço com staff e banda. Roberto não compartilhou o segredo, entretanto, descobriram a parada do canadense no Copa Café.
“Ninguém soube entre aspas. Isso aí vazou de alguma forma. Quando o Justin Bieber saiu tinha pelo menos umas 12, 15 pessoas na porta. A maioria era de deficientes físicos. Umas meninas estavam em cadeiras de rodas. Ele foi bastante gentil, simpático e cumprimentou todo mundo”, endossa o empresário. Ele complementa: “Esse era o Copa Café”.


Trajetória
Atualmente em Brasília, Roberto Peres cresceu imerso nos universos da gastronomia, restaurantes e cozinha. Ele estou hotelaria em Londres. Depois de cruzar o Oceano Atlântico para retornar ao Brasil, ficou anos em São Paulo e no Rio de Janeiro. O Copa Café carioca não foi a primeira empreitada do empresário. Ele criou o Rock Dreams na Cidade Maravilhosa. Tempos depois, recebeu o convite e aceitou entrar para o time do Senac, da Terra da Garoa.
De mudança para SP, o expert em hotelaria decidiu abrir as portas de uma unidade do Rock Dreams na capital paulista, no caso, na Alameda Lorena. “O pessoal ia à noite, inúmeros nomes, como Mooni Ezra e Flavinho Rocha, das lojas Riachuelo”, relembra. A casa gastronômica fez tanto sucesso que conquistou o título de Melhor Hambúrguer do Brasil, de acordo com o jornal Folha de São Paulo.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.