Conheça Marina Netto, candidata ao Miss Brasil Mundo 2022
Ela fez uma visita à redação do Metrópoles e conversou com a coluna Claudia Meireles sobre suas expectativas e detalhes da experiência
atualizado
Compartilhar notícia
No próximo mês, mais precisamente no dia 4 de agosto, os olhos estarão voltados para o concurso Miss Brasil Mundo 2022. A capital federal está sendo muito bem representada pela jovem publicitária Marina Netto, de 24 anos, que assumiu o posto de Miss Plano Piloto CNB 2022 e estará na disputa do grande título. A final será em Brasília.
Ansiosa para a data — e em meio aos diversos preparativos do concurso de beleza —, Marina fez uma visita à redação do Metrópoles e conversou com a coluna Claudia Meireles sobre suas expectativas e detalhes de sua experiência na disputa. Ela entregou o que a motivou a entrar no projeto.
Gatilho
De início, Marina Netto assume que nunca passou em sua mente a ideia de participar de um concurso de beleza. “Eu sempre assisti ao Miss Universo, quando passava na TV, porque minha mãe gosta muito. Mas eu nunca me imaginei lá”, declara. Mal sabia ela que a pandemia de coronavírus mudaria o rumo de sua vida.
“Eu passei um ano e meio de quarentena em casa, por conta da minha mãe e da minha avó, que fazem parte do grupo de risco. Eu já tinha me formado em publicidade no UniCEUB, e perdi o emprego que eu tinha conseguido. Então, fiquei muito sem saber o que fazer. Foi um momento difícil para mim”, conta a miss, que faz pós-graduação em Animação e Cenários Digitais.
Até que um anúncio no Instagram sobre as inscrições do Miss Brasil Mundo 2022 chamou atenção da jovem. “Eu pensei: ‘por que não?”, diz ela. “Era o que eu precisava para dar uma cor à minha vida, algo diferente”, acrescenta.
Ver essa foto no Instagram
Marina confessa que tem uma paixão aflorada pela comunicação social. “Eu gosto dessa área para trazer uma mensagem ao próximo, ou um recado de esperança. E eu sei que ser miss é sobre isso. É muito mais que beleza, é sermos exemplos para as pessoas”, frisa.
“Passei dois meses ponderando se ia fazer a inscrição ou não. O universo me enviou vários sinais. Quando eu pensei em falar com uma pessoa sobre a opinião dela, ela me ligava. E assim foi acontecendo nesse tempo. Fiz a inscrição e caí nesse mundo. Não tinha ideia do que estava por vir”
Marina Netto
Seletiva e processo de aprendizado
De acordo com a publicitária, um primeiro encontro ocorreu com as participantes em novembro do ano passado para um ensaio fotográfico. “Foi quando eu senti que tinha que estudar esse universo, pois as meninas estão bem preparadas: elas sabem fazer pose… Esse já é um sonho delas. Corri atrás”, afirma.
“Eu preciso estudar oratória, passarela, etiqueta…” era a frase que sondava os pensamentos de Marina Netto. A bela percebeu que estava diante de um amplo processo de aprendizado. “Eu gosto do Miss justamente porque me fez ver muitas áreas da minha vida que eu jamais pararia para olhar se não fosse o concurso. São tantas coisas ao mesmo tempo”, reflete. O primeiro passo foi dado sob orientação de Roberto Schiavinato, preparador de modelos e misses da agência brasiliense Scouting, que ensinou passarela para a jovem.
No dia 1º de agosto, as candidatas seguem para um confinamento de quatro dias em um hotel de Brasília, onde mais provas serão realizadas com as participantes. Anteriormente ao confinamento, Marina destaca a classificação no Top 5 da prova de talento, em que performou a música Think of Me, do musical Fantasma da Ópera. “Estou feliz, porque vou ter a chance de cantá-la ao vivo na final do concurso”, conta.
Não só de glamour vive uma miss
Para quem vê pela tela da tevê as belas misses desfilando e esbanjando glamour, mal imagina que, para se chegar àquele lugar, há todo um processo complexo e nada fácil. A começar pelos trajes.
“São vestidos de gala, de coquetel, entre outros”, destaca Marina. E para conseguir o look perfeito, é dada à participante a missão de “correr atrás” de marcas de roupas que possam topar uma parceria e emprestar algumas peças. “Eu tenho o grande apoio da Enlace Maison, de Minas Gerais”, entrega, aliviada.
Filantropia
Múltiplas provas antecederam a final do Miss Plano Piloto CNB 2022, ocorrida no dia 26 de maio. Segundo Marina, além das preliminares, houve uma prova de arrecadação de roupas, na qual a publicitária conseguiu juntar 2.425 peças para doações e venceu o desafio. Ainda, a miss criou a própria fantasia em uma atividade inspirada nas Angels da Victoria Secrets.
Dentre as programações, também estava o projeto social Beleza pelo Bem, cujo a jovem atuou como professora voluntária de artes visuais na Federação dos Bandeirantes.
Ver essa foto no Instagram
A Federação de Bandeirantes do Brasil (FBB) é uma organização nacional de educação não formal e sem fins lucrativos voltada ao público infanto-juvenil. A instituição é, no país, a representante oficial da Associação Mundial de Bandeirantes (World Association of Girls Guides and Girl Scouts – WAGGGS) que é reconhecida pela ONU como uma das maiores organizações internacionais de educação não-formal.
“Estou amando tudo, porque gosto dessas coisas. Mexe com criatividade, com talento e com outras pessoas, o que também é a minha paixão. Isso está sendo muito frutífero para mim. Me sinto realizada e sei que estou crescendo muito como pessoa”, celebra Marina Netto.
A bela se encantou com o projeto especialmente porque acredita que “quando fazemos uma caridade no nível de ensinar, é uma coisa que ninguém tira”. “Quando você passa um conhecimento para uma pessoa, aquilo fica para a vida toda — ainda mais com crianças que estão ainda moldando o caráter, ainda estão conhecendo sobre o mundo. Por mais que eu toque essas crianças, elas também me tocam, então é uma troca”, observa.
Ver essa foto no Instagram
Antes que as aulas das crianças assistidas pela instituição começassem, a miss Plano Piloto CNB 2022 permaneceu na escola da Federação dos Bandeirantes, situada no Paranoá, para pintar o pátio do local, que estava em cimento cru, e a sala de artesanato. “Como sou artista e ilustradora, gosto muito de fazer isso. Me propus a dar uma mudada”, fala ela.
Expectativas
Prestes a subir ao palco do Miss Brasil Mundo 2022, Marina Netto carrega o amor que tem pela capital da República e a confiança na vitória em suas mãos. “Eu tenho que representar bem a minha cidade, mas estou indo com o coração leve, pois sei que estou dando o meu melhor. O que tiver que ser, será”, confirma.
“Eu sou uma pessoa muito esforçada. Tudo o que eu faço é com muito esmero, então se eu ganhar vou ficar muito feliz, esse é o plano. Acho que nós temos que sonhar alto, né?”
Marina Netto, miss Plano Piloto CNB 2022
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.