Conheça Lebrock, nome por trás do mobiliário que une design e natureza
Em passagem por Brasília, o designer catarinense explica como as linhas naturais guiam seus projetos
atualizado
Compartilhar notícia
Brasília recebeu uma visita especial na última semana. Lebrock, designer nascido em São Miguel do Oeste (Santa Catarina), conhecido mundialmente pelo emblemático trabalho inspirado na natureza — e norteado pela biônica —, esteve na capital para um evento na loja Hill House, no shopping Casapark.
Na ocasião, foi apresentada a coleção de móveis feitos de madeira morta e testemunhal do estúdio comandado pelo profissional, o Studio Lebrock.
Em conversa com a Coluna Claudia Meireles, o designer evidenciou a admiração que sente pela cidade, em especial a arquitetura. “Eu sempre fui um grande fã de Oscar Niemeyer, então, para mim, estar aqui é excepcional, por toda a história de Brasília, pelas formas orgânicas, o que também tem a ver com o meu trabalho”, disse.
Natureza e design
Uma das marcas de Lebrock é a maneira como a natureza conduz o desenvolvimento de suas obras. “Sempre admirei esses dois universos, a natureza e o design. Mas eu acredito que eles podem ser um só”, acredita o profissional.
Desde criança, Lebrock é apegado ao meio ambiente. Quando pequeno, ele tinha o costume de plantar árvores nas propriedades da família. “Sempre fui muito apaixonado pela natureza”, conta. Ao se deparar seguindo o caminho do design autoral, o catarinense percebeu que as linhas naturais eram o que, na verdade, guiavam seus projetos.
“Quando eu comecei a construir os mobiliários, não imaginava que eles seriam tão esculturais. Eu criei um design-arte, e isso fez com que, naturalmente, desse um valor à peça”
Lebrock
Outra peculiaridade que se destaca no trabalho do profissional é quanto ao uso da madeira. Ele revela que todos os mobiliários produzidos por ele vêm de uma madeira que já estava ociosa no meio ambiente, como árvores que foram tiradas para a construção de edificações e estradas ou que, muitas vezes, caíram com um vendaval.
“Essa madeira teve uma história na casa de alguém que foi desmanchada e, por muitos anos, ela abrigou pessoas, presenciou histórias de uma família ou comunidade. E quando eu a transformo em um mobiliário de design autoral, eu vou dar continuidade a essa história na casa de outra família. Darei uma segunda chance a ela, que seria descartada ou usada de uma maneira qualquer. Eu a transformo em um design-arte que vai continuar fazendo história”, afirma.
Visto que a matéria-prima utilizada não é tão disponível, hoje Lebrock fabrica cerca de 36 peças por ano.
Para Lebrock, o público recebe muito bem a proposta de seu trabalho. “Eu sempre falo que a melhor parte de entregar uma nova obra é quando as pessoas se surpreendem com o que você faz”, declara.
O designer lembra que, quando expôs em Milão, os visitantes (em sua maioria, italianos) passavam por algum de seus mobiliários e se encantavam com o que viam. “Era comum ouvir a expressão ‘bello‘”, fala Lebrock.
Já no dia em que participou do talk na Hill House, em Brasília, a experiência também foi incrível, segundo ele. “Tinha muitos arquitetos da cidade e eu via a expressão deles ao olhar cada mobiliário. Eles falavam, elogiavam. Isso não tem preço, é muito legal”, destaca.
Quando criança, Lebrock era adepto ao uso de papel, concreto e barro. “Eu tentava impressionar os meus pais, familiares e colegas de escola”, lembra. O contato com esses elementos, certamente, influenciou na forma como ele trabalha atualmente. “O designer enxerga o mundo de forma diferente. Ele sempre tenta buscar o novo. Na natureza, nós já temos muita informação para se inspirar. Há muitas possibilidades, desde o corpo humano até um inseto”, finaliza o profissional, que também já expôs e Milão e Nova York.
Biografia
Nascido em 1974, Lebrock formou-se em Design, depois de colocar em prática por toda a infância e juventude o talento que tinha em desenhar, criar e construir.
Aos 12 anos, o catarinense já realizava trabalhos em marcenaria e, por mais de duas décadas, atuou com design industrial. Atualmente o profissional se dedica exclusivamente ao design autoral. E tem um reduto, o Studio Lebrock, fundado para possibilitar a integração e interação com a natureza.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.