metropoles.com

Conheça Jill Biden, mulher do candidato à presidência dos EUA Joe Biden

Ela revela que, caso o marido seja eleito, não deixará de atuar como professora. Veja mais curiosidades sobre a vida da educadora americana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bastiaan Slabbers/NurPhoto via Getty Images
Jill e Joe Biden
1 de 1 Jill e Joe Biden - Foto: Bastiaan Slabbers/NurPhoto via Getty Images

Candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden é casado com a educadora americana Jill Biden, com quem forma um casal poderosíssimo da política, especialmente após assumir o cargo de vice-presidente do país, entre 2009 a 2017.

A coluna Claudia Meireles apurou detalhes da trajetória da ex-segunda-dama. Entre os destaques, o fato da professora ser engajada em importantes causas sociais, ser dona de uma personalidade excêntrica e não medir esforços para apoiar o marido na corrida pela presidência de 2020.

Conheça, agora, um pouco sobre a vida da possível primeira-dama dos Estados Unidos:

Nascida em Hammonton, Nova Jérsei, em 1951, Jill Biden é a mais velha de cinco irmãs. Quando pequena, sua família mudou-se para Pensilvânia, onde foi criada. Nos anos 1970, casou-se com Bill Stevenson, com quem estudou na Universidade de Delaware. Contudo, durante a graduação, eles se separaram.

Na mesma época, Joe Biden tinha acabado de ganhar uma eleição como senador mas, poucas semanas após a vitória nas urnas, perdeu sua esposa, Neilia, e sua filha de 1 ano, Naomi, em um acidente de carro. Beau e Hunter, os outros dois filhos do político, estavam no mesmo veículo, mas sobreviveram.

Em 1975, Jill e Joe se conheceram por meio do irmão dele, responsável por promover um encontro às cegas. Não deu outra: a química rolou. “Fomos ver A Man and a Woman em um cinema na Filadélfia e, realmente, nos demos bem”, disse Jill em entrevista à Vogue.

De acordo com a ex-segunda-dama, ela finalmente havia conhecido um cavalheiro.

Jill Biden e família
Jill Biden e a família

Joe e Jill subiram ao altar em junho de 1977, em Nova York, após ele propor o casamento cinco vezes até a amada aceitar. “Naquela época, é claro, eu já havia me apaixonado pelos meninos e realmente sentia que esse casamento tinha que funcionar. Porque eles haviam perdido a mãe e eu não podia permitir que perdessem outra mãe. Portanto, eu precisava ter 100% de certeza”, entregou Jill em entrevista.

Em 1981, nasceu primeira filha do casal, Ashley. Ela e os irmãos moraram em Wilmington, Delaware, região na qual o senador dividia a rotina com Washington, para estar presente na vida dos herdeiros. Hoje, Jill e Joe têm cinco netos: Naomi, Finnegan, Maisy, Natalie e Hunter.

Jill Biden rodeada dos netos
Jill Biden rodeada dos netos

Juntos por mais de 40 anos, o “casal inspiração” ainda mantém a chama acesa. Exemplo disso foi a campanha política de 2008, em que o candidato declarou publicamente que sua mulher é “linda de morrer”. No Instagram, Joe já homenageou a educadora com uma foto e escreveu: “Feliz Dia dos Namorados para o amor da minha vida… Eu te amo, Jilly.”

Carreira de destaque

Formada em 1975 pela Universidade de Delaware, Jill atuou como professora de inglês em escolas públicas locais e em um hospital psiquiátrico. Ela também conquistou dois títulos de mestre: um em leitura na West Chester University (1981) e outro em inglês na Villanova University (1987), enquanto trabalhava e criava sua família

Os anos se passaram e a educadora adquiriu novos espaços em sua profissão, o que é muito notável, por ser a primeira segunda-dama a ter um emprego remunerado durante o tempo de seu marido como vice-presidente, de acordo com o Los Angeles Times.

Caso seu marido seja eleito presidente dos EUA, Jill Biden conta que não deixará seu trabalho como professora e trabalhará dobrado. Afinal, essa não é uma tarefa inacessível para alguém que já atuou como segunda-dama e educadora ao mesmo tempo.

Jill e Joe Biden
Jill e Joe Biden

Jill acredita que sua carreira não afetaria sua capacidade de ser uma grande colaboradora política. “Se chegarmos à Casa Branca, vou continuar a ensinar. É importante e quero que as pessoas valorizem os professores, saibam suas contribuições e elevem sua profissão”, disse ao jornal CBS Sunday Morning.

Atuações sociais

Jill Biden também tem a atenção voltada ao apoio da famílias de militares. Em 2011, por exemplo, ela e a primeira-dama Michelle Obama lançaram o Joining Forces, uma campanha nacional para ajudar veteranos que retornavam da guerra e cônjuges de militares a encontrar oportunidades de carreira.

A educadora também escreveu um livro infantil para famílias de militares, o Don’t Forget, God Bless Our Troops, lançado em 2012. A publicação foi inspirada na experiência da neta de Jill, Natalie, quando seu pai, Beau, foi enviado ao Iraque.

Jill Biden
Jill Biden já escreveu um livro infantil para famílias de militares

Outro campo explorado pela possível primeira-dama é o combate ao câncer. Ela e sua família estão envolvidos, há décadas, em iniciativas de pesquisa e tratamento.

Jill fundou a Biden Breast Health Initiative, em Delaware, com o objetivo de educar mulheres jovens sobre a importância da detecção precoce do câncer. O trabalho veio após quatro amigas da professora terem sido diagnosticadas com câncer de mama, em 1993.

Mais tarde, Beau faleceu com a mesma doença no cérebro, em 2013, aos 46 anos. Após a perda, Joe foi escolhido por Obama para liderar o White House Cancer Moonshot, em 2016.

Mesmo com a saída da Casa Branca, após o mandato de Joe, a família deu prosseguimento ao trabalho social na Biden Cancer Initiative, organização que reúne pesquisadores de câncer, prestadores de cuidados de saúde e pacientes para desenvolver ensaios clínicos, detecção, cuidados e planos de tratamento.

Suporte ao marido

Joe Biden é um dos candidatos mais fortes à presidência. Antes mesmo do político anunciar oficialmente sua corrida pelo cargo, o Washington Post informou que Jill apoiava o potencial de uma campanha para 2020, apesar de não ter concordado com disputas presidenciais anteriores.

Jill e Joe Biden
Antes de Joe anunciar oficialmente sua corrida pelo cargo, o Washington Post informou que Jill apoiava o potencial de uma campanha para 2020

Pouco tempo depois de Joe fazer o anúncio de sua campanha, sua mulher compartilhou a alegria no Twitter: “É oficial… Joe Biden está concorrendo à presidência #Joe2020 #TeamJoe.” Orgulhosa, a educadora também mudou sua foto de perfil na rede social para uma imagem com o logotipo da campanha de Biden.

Outro fato bastante curioso envolvendo a ex-segunda-dama e o compromisso com a candidatura do marido foi quando duas manifestantes invadiram o palco em que Biden estava discursando, durante um comício. Ambas foram barradas fisicamente por Jill e um conselheiro sênior. Rapidamente, as imagens que registraram o momento viralizaram na internet.

Nas redes sociais, a educadora foi referida como “durona” e “guerreira”. “Você tem que proteger aqueles que você ama, certo?”, falou Jill Biden sobre o assunto ao The View.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?