Conheça fruta popular que ajuda a saúde do cérebro e previne o câncer
Uma nutricionista listou os benefícios de uma fruta comum para a saúde. O alimento dispõe de nutrientes que contribuem com vários órgãos
atualizado
Compartilhar notícia
Quem nunca comeu laranja para prevenir a gripe e melhorar o viço da pele devido ao fato da fruta conter vitamina C? De acordo com a nutricionista Rachael Ajmera, esse alimento reúne um “amontoado” de antioxidantes, micronutrientes e “propriedades promotoras da saúde”, capazes de melhorar o funcionamento do coração, cérebro e intestino.
“O perfil nutricional da laranja contém uma boa quantidade de fibra, vitamina C, ácido fólico, tiamina e potássio que você precisa durante todo o dia”, pontuou a mestre em nutrição clínica pela Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. Segundo Rachael, a fruta está associada desde a redução do risco de doenças cardíacas até o combate ao câncer.
A nutricionista recomendou consumir a laranja crua, não no formato de suco por conter mais calorias e açúcar. A especialista alertou que a versão líquida também é mais pobre em fibras. Confira os benefícios da fruta com “boa quantidade de fibras, vitamina C e riboflavina, além de uma série de outros nutrientes”.
1. Rica em antioxidantes
Como é uma fruta cítrica, a laranja traz na composição um alto teor de antioxidantes, substâncias que promovem a saúde, combatem os radicais livres resultantes do estresse oxidativo e protegem contra doenças crônicas, conforme reforçou Rachael. Ela explicou que o alimento desempenha “um papel na prevenção de câncer e diabetes”.
2. Aumenta a imunidade
Na busca para ingerir a quantidade necessária de vitamina C para o dia, a mestre em nutrição clínica aconselhou comer uma laranja média. “Contém quase 100% do que você precisa”, salientou. Rachael declarou que o ácido ascórbico “é reverenciado pela capacidade de melhorar a função imunológica”.
Para comprovar a tese da laranja melhorar a imunidade, a nutricionista se baseou em uma revisão publicada no Annals of Nutrition & Metabolism. “Obter vitamina C suficiente pode ajudar a reduzir os sintomas e diminuir a duração de infecções do trato respiratório comum”, frisou Rachael Ajmera. A fruta também ameniza a incidência do risco de pneumonia.
3. Combate o câncer
“Algumas pesquisas indicam que consumir a dose diária de laranja pode ajudar a proteger e prevenir o desenvolvimento de câncer. É por isso que as frutas cítricas estão frequentemente entre os principais alimentos que combatem a doença”, mencionou a expert Rachael Ajmera.
A especialista alegou que existem pesquisas sobre a ingestão de vitamina B2 estar inversamente associada a alguns tipos de câncer, como o de cólon e de mama. Chamada de riboflavina, a substância está presente em nível considerável na laranja e em frutas cítricas.
“Um estudo realizado na Coreia, descobriu que uma elevada ingestão de citrinos estava associada a uma redução de 10% no risco de desenvolver câncer de mama. Outra pesquisa encontrou associações inversas semelhantes entre a ingestão de frutas cítricas e o risco de outros tipos de câncer, incluindo o de esôfago, pâncreas, estômago e próstata”, listou.
4. Rica em fibras
Com alto teor de fibras, a laranja beneficia a saúde do sistema digestivo. Primeiro, esses polissacarídeos se movem lentamente pelo trato gastrointestinal e, consequentemente, promovem a saciedade e adicionam volume às fezes. Outro bônus desse nutriente básico é funcionar como um prebiótico.
A nutricionista abordou que as fibras presentes na fruta tendem a afastar os desejos e a fome. “Sua capacidade de mantê-lo saciado também é um dos principais benefícios da laranja para perder peso”, endossou a especialista. Nutritivo, o alimento tem apenas 87 calorias.
5. Beneficia a saúde do coração
Segundo a mestre em nutrição clínica, incluir laranjas no plano alimentar tende a proporcionar “um efeito profundo” à saúde do coração, desde melhorar os níveis de colesterol até proteger contra doenças coronárias, a exemplo da angina, parada cardíaca súbita e choque cardiogênico.
Rachael Ajmera se embasou em um estudo publicado pelo Journal of Epidemiology. A pesquisa traz que a ingestão constante de frutas cítricas está relacionada a uma redução significativa no risco de doenças cardíacas e de derrames.
6. Aumenta a função cerebral
De acordo com a expert, os flavonoides são outros compostos presentes na fruta. A substância favorece a preservação da função cognitiva e previne o organismo de doenças neurodegenerativas. É o caso da demência. A nutricionista avaliou algumas pesquisas para descrever o benefício.
“Um estudo publicado no British Journal of Nutrition descobriu que uma maior ingestão de frutas cítricas estava associada a melhorias na função cognitiva entre adultos mais velhos”, afirmou. Outra revisão averiguada por Rachael envolve a análise dos flavonoides, nobiletina e tangeretina, que podem ser úteis no tratamento e prevenção da demência.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.