metropoles.com

Conheça designers brasilienses destaques na mostra Casa Brasil NY 2022

Exposição em Nova York traz visibilidade mundial ao mobiliário brasileiro contemporâneo, com o tema Brasil in Natura: Terra Adentro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem cedida ao Metrópoles/Apex/Igor Coelho /@f5images
Rafaela Gravia Casa BRASIL NE
1 de 1 Rafaela Gravia Casa BRASIL NE - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles/Apex/Igor Coelho /@f5images

Durante um dos períodos mais importantes para o segmento de produção cultural nos Estados Unidos, Nova York recebe a mostra Casa Brasil Nova York 2022, exposição dentro do circuito da Semana de Design de NYC exclusivamente dedicada a trazer mais visibilidade ao design brasileiro no mercado internacional.

Até 25 de maio, a exposição sensorial com o tema Brasil in Natura: Terra Adentro, reúne 16 fabricantes e 19 designers de móveis, iluminação, revestimentos cerâmicos, arte contemporânea, artigos de decoração e artesanato — refletindo a diversidade do universo de casa e decór do Brasil.

O evento ocorre em paralelo à Contemporary Furniture Fair (ICFF), maior feira de mobiliário da América do Norte. Entre os designers estão três nomes de Brasília: Rafaela Gravia, Lucas Fialho Caramés e Danilo Vale.

Diversidade em arte e material

“A mostra traz essa essência e singularidade da nossa nação continental”, comenta Rafaela Gravia. “O tema faz um manifesto bem interessante ligado à proposta de diversidade no contexto brasileiro. É a partir disso que nasce o design, ao caracterizar o Brasil a partir de tradições artesanais, conhecimentos, tecnologia, contemporaneidade e novas ideias de design”, completa.

A arquiteta e designer participa da exposição com três amostras: uma banqueta pensada para um espaço desenhado na CASACOR 2020, uma mesa multifuncional e uma cadeira, feitas inteiramente em aço. Apesar de serem concebidas em momentos diferentes, seguem uma linearidade de conceito mais contemporâneo, com linhas finas e leves sem perder o conforto.

Cadeira V e banqueta exibidas na mostra, assinadas por Rafaela Gravia
A mostra ocorre em paralelo à Contemporary Furniture Fair (ICFF) – maior plataforma da América do Norte para design de móveis contemporâneos
A mostra é uma celebração a criatividade e a originalidade do design nacional ao apresentar peças que unem o o industrial e o feito à mão

Na visão de Lucas Fialho, a mostra Casa Brasil, em específico, veio com uma proposta muito forte de lançar luz ao aspecto regional característico do país e mostrar para o mundo a pluralidade de propostas que o Brasil tem a oferecer, em termos de peças de arte, produção arquitetônica e mobiliário.

“O design brasileiro não se resume apenas a um conceito, como o modernismo, por exemplo. Temos muito mais a oferecer, em termos de originalidade. A partir da arte popular, temos como exemplo os materiais artesanais, que são peças de imponência no design e, ainda assim, acessíveis para todos”, considera.

O designer participa da exposição com a peça mesa de centro Fachadas, que tem inspiração no DNA brasiliense. Ela representa, em termos estéticos, a construção das fachadas características da capital federal, a partir de elementos como os cobogós, mármore e o uso de vidro. “O nosso conceito é partir do olhar individual de cada um sobre o espaço em que reside. Nesse caso, eu usei a essência da arquitetura modernista, algo muito forte na cidade em que eu moro”.

O designer com a mesa de centro Fachadas
Inspiração brasiliense

“Ser brasiliense traz uma bagagem para nós, do segmento criativo, muito diferente de outros cenários, a partir de referências particulares que observamos no cotidiano”, observa Danilo Vale. O designer de produto assina três peças expostas durante o evento: uma cadeira, uma banqueta e um banco com sapateira.

O banco recebe o nome de Tião, em homenagem aos candangos que partiram de diversos cantos do país e emprestaram suas referências regionais para construir a mescla cultural de Brasília. “São produtos com estética minimalista e design mais contemporâneo, com uma estrutura mais delgada e formas retilíneas”, destaca.

Banco Tião com sapateira
Cadeira V de Rafaela Gravia, cadeira e banqueta da linha Célia, de Danilo Vale, exibidas na mostra

Com uma localização privilegiada no bairro do Soho, entre as ruas Broadway e Mercer, região com alto fluxo de visitantes e turistas, a Casa Brasil Nova York tem uma estrutura robusta para garantir a realização de ativações diversas.

A exposição reúne exclusivamente peças de design brasileiro

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?