Conheça designers brasilienses destaques na mostra Casa Brasil NY 2022
Exposição em Nova York traz visibilidade mundial ao mobiliário brasileiro contemporâneo, com o tema Brasil in Natura: Terra Adentro
atualizado
Compartilhar notícia
Durante um dos períodos mais importantes para o segmento de produção cultural nos Estados Unidos, Nova York recebe a mostra Casa Brasil Nova York 2022, exposição dentro do circuito da Semana de Design de NYC exclusivamente dedicada a trazer mais visibilidade ao design brasileiro no mercado internacional.
Até 25 de maio, a exposição sensorial com o tema Brasil in Natura: Terra Adentro, reúne 16 fabricantes e 19 designers de móveis, iluminação, revestimentos cerâmicos, arte contemporânea, artigos de decoração e artesanato — refletindo a diversidade do universo de casa e decór do Brasil.
O evento ocorre em paralelo à Contemporary Furniture Fair (ICFF), maior feira de mobiliário da América do Norte. Entre os designers estão três nomes de Brasília: Rafaela Gravia, Lucas Fialho Caramés e Danilo Vale.
Diversidade em arte e material
“A mostra traz essa essência e singularidade da nossa nação continental”, comenta Rafaela Gravia. “O tema faz um manifesto bem interessante ligado à proposta de diversidade no contexto brasileiro. É a partir disso que nasce o design, ao caracterizar o Brasil a partir de tradições artesanais, conhecimentos, tecnologia, contemporaneidade e novas ideias de design”, completa.
A arquiteta e designer participa da exposição com três amostras: uma banqueta pensada para um espaço desenhado na CASACOR 2020, uma mesa multifuncional e uma cadeira, feitas inteiramente em aço. Apesar de serem concebidas em momentos diferentes, seguem uma linearidade de conceito mais contemporâneo, com linhas finas e leves sem perder o conforto.
Na visão de Lucas Fialho, a mostra Casa Brasil, em específico, veio com uma proposta muito forte de lançar luz ao aspecto regional característico do país e mostrar para o mundo a pluralidade de propostas que o Brasil tem a oferecer, em termos de peças de arte, produção arquitetônica e mobiliário.
“O design brasileiro não se resume apenas a um conceito, como o modernismo, por exemplo. Temos muito mais a oferecer, em termos de originalidade. A partir da arte popular, temos como exemplo os materiais artesanais, que são peças de imponência no design e, ainda assim, acessíveis para todos”, considera.
O designer participa da exposição com a peça mesa de centro Fachadas, que tem inspiração no DNA brasiliense. Ela representa, em termos estéticos, a construção das fachadas características da capital federal, a partir de elementos como os cobogós, mármore e o uso de vidro. “O nosso conceito é partir do olhar individual de cada um sobre o espaço em que reside. Nesse caso, eu usei a essência da arquitetura modernista, algo muito forte na cidade em que eu moro”.
Inspiração brasiliense
“Ser brasiliense traz uma bagagem para nós, do segmento criativo, muito diferente de outros cenários, a partir de referências particulares que observamos no cotidiano”, observa Danilo Vale. O designer de produto assina três peças expostas durante o evento: uma cadeira, uma banqueta e um banco com sapateira.
O banco recebe o nome de Tião, em homenagem aos candangos que partiram de diversos cantos do país e emprestaram suas referências regionais para construir a mescla cultural de Brasília. “São produtos com estética minimalista e design mais contemporâneo, com uma estrutura mais delgada e formas retilíneas”, destaca.
Com uma localização privilegiada no bairro do Soho, entre as ruas Broadway e Mercer, região com alto fluxo de visitantes e turistas, a Casa Brasil Nova York tem uma estrutura robusta para garantir a realização de ativações diversas.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.