metropoles.com

Conheça Cíntia Lins, uma das mentes à frente da Panelinhas do Brasil

Em entrevista à Coluna Claudia Meireles, ela revelou que o início da vida profissional ocorreu ainda na adolescência. Confira!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem cedida ao Metrópoles
Cíntia Lins
1 de 1 Cíntia Lins - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

Na infância, a pergunta “o que você quer ser quando crescer?” faz as crianças viajarem pelo futuro e se projetarem. Assim foi com Cíntia Lins, uma das mentes à frente da Panelinhas do Brasil. Com o projeto de expansão para todo o país, a rede de franquias de restaurantes com foco em comida tipicamente brasileira inaugurou mais uma unidade nessa segunda-feira (9/5). Dessa vez, no Shopping Diamond Mall, em Belo Horizonte.

Cíntia nasceu na Paraíba, mas foi criada em solo brasiliense. Em entrevista à Coluna Claudia Meireles, ela revelou que o início da vida profissional ocorreu ainda na adolescência. Dedicação, esforço e força de vontade são palavras que correm nas veias da empresária desde sempre. Aos 14 anos, a sócia da Panelinhas do Brasil começou a trabalhar como vendedora em lojas de roupas em um shopping. “Só quem já trabalhou em shopping sabe da pressão para vender”, enfatiza.

Em busca de crescimento profissional, Cíntia alçou uma importante oportunidade aos 18 anos. Ela migrou para o sistema bancário. Tempos depois, atuou como gerente-geral de uma agência. Diante de tamanha doação e empenho, Cíntia conquistou o cargo de gerente do Centro-Oeste. Entretanto, não era o bastante para a jovem que queria se lançar em uma nova empreitada.

Horas de estudo e análise sobre empreendedorismo levaram Cíntia a adquirir a primeira franquia de alimentos. À época, ela tinha 24 anos. Três anos depois, a empresária somava sociedade com mais de 12 restaurantes de diferentes marcas. Enquanto dava passos na carreira, a paraibana radicada em Brasília não deixava de investir na capacitação para comandar bem os negócios.

Cíntia Lins
Cíntia Lins

Primeiramente, a cofundadora do Panelinhas do Brasil se graduou em administração de empresas pela Universidade Católica de Brasília (UCB) em 2018. No início do ano, foi a vez de receber o diploma de gastronomia pelo Iesb. Se pensou que Cíntia já ostentava as duas formações quando surgiu a rede de franquias de restaurantes de comida brasileira, em 2013, enganou-se.

“Na Panelinhas do Brasil, como em qualquer outra empresa, tudo gira em torno de vender marcas, produtos, serviços e experiências”

Cíntia Lins
No comando de um importante negócio

O primeiro restaurante foi criado em 2012, por Luiz Carlos Carvalho, longe, ainda, do sistema de franchising. No entanto, a empresa já exibia a marca Panelinhas do Brasil e servia os alimentos nas famosas panelinhas de cerâmica. “Em 2013, o meu ex-marido e sócio, Eric Furtado, conheceu a operação e teve a ideia de comprar a marca e transformá-la numa rede de franquias. A tarefa de executar esta ideia coube a mim”, compartilha a Cíntia.

No início, a paraibana trabalhou vendendo franquias e, com os restaurantes abertos, passou a gerenciar os treinamentos de equipes e a qualidade dos serviços prestados pelos franqueados. “Com o crescimento da rede, passei a focar na expansão da marca para outros estados. Atualmente, a administração da franqueadora e da rede de franqueados é realizada por profissionais captados no mercado”, entrega.

A empresária brinca que, no Brasil, o empresário é uma “mistura de herói com louco”. “Herói porque tem que enfrentar toda a burocracia governamental, legislações arcaicas e o estigma de que é desonesto; louco porque somente ele, empresário, enxerga a possibilidade daquele sonho se tornar realidade. E enxergamos que havia um mercado crescente no ramo de franquias de alimentos e, em especial, na de comida típica brasileira”, fala ela.

3 imagens
Fotos da inauguração do Panelinhas do Brasil no Shopping Diamond Mall, em BH
Fotos da inauguração do Panelinhas do Brasil no Shopping Diamond Mall, em BH
1 de 3

Fotos da inauguração do Panelinhas do Brasil no Shopping Diamond Mall, em BH

Imagem cedida ao Metrópoles
2 de 3

Fotos da inauguração do Panelinhas do Brasil no Shopping Diamond Mall, em BH

Imagem cedida ao Metrópoles
3 de 3

Fotos da inauguração do Panelinhas do Brasil no Shopping Diamond Mall, em BH

Imagem cedida ao Metrópoles

Mas por que comida típica brasileira? “Se você for hoje numa praça de alimentação de qualquer shopping center vai verificar que temos restaurantes japoneses, italianos, americanos, chineses, especializados em carnes etc. Mas não temos um que venda comida típica brasileira; aliás, não tínhamos! A Panelinhas do Brasil vende esta experiência, a comida regional, que te faz lembrar de casa, do seu estado natal. Meus pratos favoritos são a Galinhada com Pequi e o Baião de Dois, grandes representantes da culinária brasileira”, compartilha.

Sobre os desafios enfrentados pela mulher empresária na atualidade, a co-fundadora da marca solta a voz.

“Dentre tantos desafios, um dos principais é ser respeitada, não há dúvida. Era comum participar de uma importante reunião e o interlocutor me questionar quando o representante da empresa iria chegar. O machismo está incrustado em todas as esferas, mas em especial no trato com o Poder Público. Nós, mulheres, sofremos com este desrespeito em casa, no trabalho e no cotidiano. Não podemos baixar a cabeça e devemos responder a isso com profissionalismo e competência. Não devemos nada, absolutamente nada, em relação ao trabalho desenvolvido pelos homens, que, quando querem, são grandes parceiros na vida e no trabalho”, opina Cíntia Lins.

Veia social

Atualmente, o Panelinhas do Brasil coleciona 15 restaurantes “espalhados pelo Brasil”. A etiqueta gastronômica não só faz a clientela suspirar, como também ajuda quem precisa com projetos sociais. Inclusive, um deles foi fundamental para manter o emprego de “todos os colaboradores” durante a pandemia. Uma das formas encontradas pelo trio de sócios para continuar em operação foi firmar parcerias com empresas e órgãos governamentais.

“Tenho muito orgulho disso! Como todos sabem, a área de restaurantes, principalmente aqueles que funcionam em shopping, foi fortemente afetada pela pandemia. Sem poder funcionar, os restaurantes perderiam todo o estoque de alimentos e os cozinheiros seus empregos. Então tivemos a ideia de fornecer alimentação de graça para a comunidade carente do Distrito Federal, que também estava sofrendo demais com as consequências da pandemia”, diz a sócia. “Os cozinheiros tiveram seu emprego mantido e realizavam a produção de quentinhas, e os alimentos eram comprados com doações de amigos e parceiros comerciais. Em resumo, foi uma ação social que visava manter empregos e saciar a fome dos mais necessitados, tudo a partir da doação de pessoas que se importam com outras”, completa.

Cíntia Lins
Cíntia Lins fala sobre sua empreitada

Até 2023, os proprietários almejam que o Panelinhas do Brasil cresça em torno de 20%. Para atingir a meta, lançaram novos produtos e canais de vendas. “No próximo mês, de 22 a 25 de junho, estaremos presentes como expositores na ABF Franchising Expo em São Paulo, com o intuito de fazermos novos negócios e abrirmos mais unidades na região Sudoeste, onde é o nosso foco nesse momento estrategicamente. Sendo que, caso surjam interessados, não deixaremos de avaliar oportunidades em outras regiões”, acrescenta.

“Foco, hoje em dia, ao lado dos meus dois sócios, na área estratégica, da visão do futuro. Enxergamos um potencial incrível de expansão para outros estados e na revolução tecnológica no trato com o consumidor. Nossos projetos giram em torno disso”

Cíntia Lins

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?