metropoles.com

Conheça caldo “milagroso” que emagrece, desinflama e melhora a pele

A nutricionista Maria Olivia Araújo revelou os benefícios do caldo, que fez parte da dieta de emagrecimento da ex-deputada Joice Hasselmann

atualizado

Compartilhar notícia

Ramona Dinescu / 500px/ Getty Images
Foto colorida. Imagem mostra canja de galinha tradicional servida em uma tigela sobre fundo vegetal - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida. Imagem mostra canja de galinha tradicional servida em uma tigela sobre fundo vegetal - Metrópoles - Foto: Ramona Dinescu / 500px/ Getty Images

Recentemente, a ex-deputada Joice Hasselmann contou, no Instagram, que passou por uma dieta de reeducação alimentar severa para perder 20 kg. Ao falar sobre o seu processo de emagrecimento, ela revelou que optou por caldo hiperproteico — ou caldo de ossos —, a fim de garantir pele firme e cabelos saudáveis durante o processo.

Segundo a nutricionista Maria Olivia Araújo, essa iguaria é um suplemento natural para cartilagem, rico em colágeno, glicoaminoglicanos (glicosamina e condroitina) e diversos minerais.

“Esses aminoácidos advindos do colágeno natural vão nutrir nossas células intestinais e, consequentemente, melhorar toda a funcionalidade digestiva e absortiva, o sistema imunológico (80% é produzida no intestino) e o humor. Além disso, diminui a inflamação no corpo. Ajuda, ainda, a musculatura, reduzindo dores nas articulares, tendões e ossos”, explica à Coluna Claudia Meireles.

Foto colorida. Vista de alto ângulo de caldo de osso caseiro saudável em uma tigela de vidro na mesa branca. Os ingredientes para cozinhar o caldo de osso estão por todo o recipiente - Metrópoles
O caldo de ossos oferece muitos benefícios para a saúde

Além disso, a pós-graduanda em nutrição clínica funcional acrescenta que, por ser rico em minerais essenciais, como magnésio, cálcio e fósforo  em uma forma que é facilmente absorvida pelo corpo, em comparação com o leite, por exemplo — e aminoácidos glicina e prolina, “o caldo de ossos ajuda no controle da ansiedade, no estresse e na capacidade de destoxificação do fígado”. 

Tomar uma caneca da iguaria todos os dias faz muito bem e traz vitalidade para o corpo, assegura Maria Olivia. “A parte da articulação são as melhores, como a paleta e o pernil no gado e porco. No caso da galinha, os pés e pescoço são as melhores partes, mas pode-se usar toda carcaça. No caso de peixes, a cabeça é especialmente boa”, explica.

Ela acrescenta: “Essa receita é indicada, principalmente, para aqueles que precisam de um suporte nas articulações e desgaste das cartilagens, que sentem muitas dores musculares, desnutridos e que pretendem aumentar o valor proteico e de nutrientes nas refeições.”

Foto colorida de prato com detalhes na cor azul. Dentro há um caldo de cor marrom - Metrópoles
O caldo de ossos ajuda a emagrecer e desinflama. Também melhora a pele, as articulações e a funcionalidade digestiva e absortiva

Modo de preparo

Maria conta que existem diferentes variações na hora de preparar o caldo. Basta ter uma panela grande com água, legumes, temperos (não use os prontos) e os ossos.

“Primeiro, você vai levar os ossos ao forno a 180°C por 30 minutos, sem temperar. É importante assar os ossos antes do preparo do caldo, assim, conseguiremos extrair o máximo de sabor deles. Depois de assá-los, coloque-os na panela de pressão com os legumes bem cortados e os demais temperos que gostar” ensina. “Deixe cozinhar por 3 horas. Após esse tempo, peneire ou coe todo o conteúdo da panela, separando o líquido dos sólidos. Guarde na geladeira em frascos de vidro”, finaliza.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?