Conheça Belize, destino de William e Kate em viagem oficial ao Caribe
Os duques de Cambridge serão os representantes da rainha Elizabeth em uma viagem ao país, com foco nas questões ambientais
atualizado
Compartilhar notícia
O príncipe William e Kate Middleton estão arrumando as malas para embarcar para Belize e curtir alguns dias de sol no país com praias paradisíacas banhadas pelo Mar do Caribe. A viagem, prevista para março, marca o início da turnê oficial do casal em 2022, focada em questões ambientais.
O compromisso real no país de colonização inglesa faz parte também das comemorações pelo Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II. A monarca de 95 anos é a chefe de estado de Belize.
Representantes dos duques de Cambridge foram vistos na última semana na ilha de Ambergris Caye, aumentando os rumores sobre a viagem do casal em março.
“Eles foram muito reservados e diziam que isso tinha que ser mantido em segredo mas, em uma pequena ilha como Ambergris Caye, é impossível manter algo em silêncio por muito tempo”, disse uma fonte do jornal britânico Daily Mail.
“Eles disseram que William e Kate poderiam visitar o Caye e também ir para Belize continental. É só o que falam por aqui. Estamos tão animados”, continuou.
Conheça os principais pontos turísticos de Belize
O país está localizado na costa leste da América Central, entre Honduras e Guatemala, fazendo fronteiro com o extremo sul do México. Apesar de suas paisagens exuberantes, ele é pouco conhecido pelos turistas.
O destino conta com dezenas de ilhas idílicas, pontos de mergulho para conhecer intocáveis recifes de corais, ruínas de sítios arqueológicos e uma charmosa cidade.
Blue Hole National Park
O Parque Nacional St. Herman’s Blue Hole é um dos pontos de beleza natural mais exclusivo da América Central, localizado próximo à capital, Belmopã. A Blue Hole Pool chama atenção pelo coloração da água. O local tem estrutura para visitantes, com banheiros e vestiários.
A área do parque conta com dois sistemas de cavernas – St. Herman’s e Crystal – com trilhas onde podem ser avistadas mais de 200 espécies de pássaros, incluindo o chorão, o papa-moscas-pirata e o trepadeira-de-patas-vermelhas. Também podem ser vistas pegadas de jaguatirica e onça-pintada.
Barreira de Corais de Belize
A Barreira de Corais de Belize é um destino imperdível para quem vai ao país, especialmente para os mergulhadores. É o segundo maior sistema de recifes de corais do mundo, atrás apenas da Grande Barreira de Corais na Austrália.
Ela é uma seção de 300 km de comprimento do Sistema de Barreira de Corais da Mesoamérica, contínuo de Cancún, no México, na ponta nordeste da Península de Yucatán, através da Riviera Maya e até Honduras.
Além da barreira de corais, existem três atóis caribenhos distintos nas proximidades com diferentes possibilidade de mergulho: Turneffe Atoll, Glover’s Reef e Lighthouse Reef.
Reserva Marinha Hol Chan – Ambergris Caye
Hol Chan Marine é a reserva marinha mais antiga de Belize, situada ao sul de Ambergris Caye. Ela é dividida em quatro zonas: Shark-Ray Alley, The Reef, The Seagrass Beds e The Mangroves.
Shark-Ray Alley é um dos destinos mais recomendados para mergulho, onde é provável que você nade na companhia de diversas espécies de peixes, incluindo o peixe-macaco, garoupas, pargos, peixes-papagaio, peixes-anjo e barracudas. Também é possível avistar lagostas, caranguejos-aranha, tubarões-lixa e arraias.
Reserve um dia inteiro para conhecer o local, perfeito para snorkeling e mergulho próximo a um trecho da Barreira de Corais de Belize. É possível alugar um barco e contratar um guia em San Pedro ou Caye Caulke.
Ruínas de Altun Ha
As antigas ruínas de Altun Ha são formadas por 8 km² de pirâmides, templos e palácios da civilização Maia. Um lugar incrível para visitar e conhecer um pouco da história local. O destino escondido na floresta fica a cerca de uma hora da cidade de Belize.
Parque Nacional Laughing Bird Caye
A ilha, declarada Parque Nacional em 1991, leva o nome de uma população de gaivotas risonhas. As praias de areia branca, mar de água cristalina e palmeiras podem ser acessadas de barco, em um passeio de 30 minutos saindo do continente. É um local isolado, voltado para a proteção de corais e do santuário de pássaros. Um ótimo destino para quem quer relaxar, mergulhar e observar os pelicanos.
Ruínas maias de Xunantunich
Xunantunich é o sítio arqueológico maia próximo a Guatemala. As ruínas foram construídas no topo de uma cordilheira acima do rio Mopan, por onde é feito o acesso de balsa a partir da pequena cidade de San Jose Succotz.
Uma trilha larga de 1,6 km passando pela floresta leva até a cidade de Xunantunich, composta por seis praças cercadas por mais de 26 templos e palácios. Do alto você verá os territórios de Belize e da Guatemala. Vale a pena contratar um guia local
Ilhas Turneffe
Localizado a 32 km de barco da cidade de Belize, Turneffe é um dos três atóis do recife de Barreira de Belize, junto com o Glover’s Reef e o Lighthouse Reef. A região conta com grandes resorts e pousadas à beira-mar
A vida marinha conta com mais de 500 espécies de peixes, 65 espécies de corais pedregosos, tartarugas marinhas, peixes-boi, golfinhos, aves marinhas e outros animais selvagens. As Ilhas Turneffe possuem áreas intactas e mangues favoráveis ao abrigo de espécies ameaçadas e berçário para uma ampla variedade de espécies de peixes, crocodilos, lagostas, conchas e outros invertebrados.
Belize City
Localizada na costa leste, Belize City é a maior cidade do país. Ela abriga o maior porto de Belize, tornando-se um centro para navios de cruzeiro. De lá partem passeios para as cavernas do distrito de Cayo e sítios arqueológicos ao longo dos rios Macal e Belize.
Na cidade de Belize está a única ponte giratória manual do mundo e a mais antiga catedral anglicana da América Central, além de um museu que conta a história do país, galerias de arte, hotéis e uma variedade de restaurantes com pratos caribenhos, espanhóis e ocidentais.