Conheça Amanda Figueiredo, chef à frente da promissora Mandiê Doceria
A Mandiê Doceria tem espaço físico na QI 7 do Lago Sul. Amanda é uma das experts em confeitaria mais requisitadas pelos brasilienses
atualizado
Compartilhar notícia
Quem já saboreou as delícias da Mandiê não só provou, como também aprovou e indicou os quitutes da doceria aos familiares e amigos. Uma explosão de sabores adocicados, as tortas e os doces da casa, feitos sob encomenda, não se limitam a agradar apenas o paladar. Entre os cinco sentidos, o olfato e a visão também saem privilegiados da experiência gastronômica idealizada pela chef de cozinha Amanda Figueiredo.
Com a proximidade das ceias de Natal e Ano-Novo, Amanda é uma das experts em confeitaria mais requisitadas pelos brasilienses. Ela irá rechear mesas com doçuras de fazer qualquer pessoa suspirar. A Coluna Claudia Meireles se encantou pelos quitutes da Mandiê e resolveu saber os segredos da chef para preparar delícias impecáveis no quesito sabor e montagem.
Criança confeiteira
Os primeiros capítulos da história de Amanda com a confeitaria começaram na infância. “Desde pequena, eu amo cozinhar. Ficava na cozinha com minha mãe e avó. Sempre que podia, eu fazia um bolo diferente”, recorda. Embora alguns doces tenham dado errado, a brasiliense não desistiu das receitas até conseguir o resultado ideal. “Com o tempo e muitas tentativas, as guloseimas foram dando certo. Fui me apaixonando cada vez mais”, completa.
“Sempre soube que seria chef de cozinha quando crescesse”, rememora.
A chef e empresária é formada em gastronomia pelo Iesb e em administração pelo UniCeub. Na avaliação de Amanda, o conhecimento em business contribui com o lado operacional da Mandiê Doceria. “É fundamental, não dá para cobrar de um funcionário algo que você não sabe fazer. A administração me deu uma base muito boa para liderar pessoas e entender processos”, explica.
Segredo do sucesso
Para a mestre em quitutes adocicados, o segredo do sucesso da Mandiê Doceria é a união de dois tópicos: muita dedicação e paixão pelo o que faz. Ela reconhece o próprio esforço, mas também sabe da colaboração que a impulsiona a chegar mais longe. “Ninguém faz nada sozinho. Por trás da empresa, temos uma equipe incrível que trabalha junto por um propósito em comum: atender bem nosso cliente”, ressalta.
Um dos lemas da trupe à frente da Mandiê se resume na expressão: “cada cliente é especial”. Ao ter a máxima em mente, Amanda e os colaboradores buscam mostrar em ações o cuidado com a clientela “desde o primeiro contato até o pós-venda”. “Não poderia deixar de falar também dos parceiros e clientes antigos, sem a confiança deles não teríamos chegado onde estamos”, assegura a chef.
Inspiração
Com espaço físico na QI 7 do Lago Sul, Amanda define a missão de empresária como “desafiadora”. “Não tem nada melhor do que chegar ao fim do dia com sentimento de dever cumprido e ansiosa pelo próximo doce ou campanha que vamos lançar”, atesta. Em datas comemorativas, ela elabora um cardápio especial com lançamentos sazonais. Por exemplo: no período natalino, houve o lançamento da pecan pie (torta de noz-pecã, em tradução do inglês).
A pavlova e a panna cotta entraram para o menu temporário. De acordo com Amanda Figueiredo, os doces são leves e a “cara do Natal”. À coluna, a chef e empresária revelou que cada torta da Mandiê tem uma história. A inspiração para os preparos vem de familiares, amigos e clientes. “Tanto que muitos dos nossos produtos são dedicados a eles”, esclarece. Criativa e atenta, ela encontra referências deliciosas em viagens e filmes.
“Muito amante de doces”, a brasiliense se rende aos quitutes com frutas. Na lista de queridinhos dela, está a torta crumble baby de maçã. “É a melhor, na minha opinião”, confessa.
Planos para a Mandiê Doceria
Em relação às tendências seguidas na confeitaria, Amanda salienta que as modas vêm e vão. Outro detalhe destacado por ela é: “Existe espaço para todos no mercado”. No ponto de vista da proprietária da Mandiê, acompanhar a “manada” é o maior erro que um chef pode cometer. “Vejo muita empresa se perdendo por cada dia fazer algo diferente”, enfatiza.
Amanda afirma ter encontrado um nicho, no caso, tortas de base sucré. As delícias com o selo da Mandiê Doceria trazem “massa quebradinha e que derrete na boca”. Ao encontrar o DNA a ser trabalhado, a chef passou a desenvolver outros quitutes com sabores que transitam desde a maçã até o chocolate. “Temos bolos incríveis também que seguem o lema de fazer o básico muito bem feito”, frisa.
Para quem almeja abrir o próprio negócio ou seguir carreira na confeitaria, Amanda Figueiredo orienta “começar devagar com o que tem em mãos”. Ela aconselha ainda a elaborar cada detalhe com capricho. “Faça tudo como se estivesse fazendo para Deus. Ele se encarregará do resto”, considera. Nos planos da chef e empresária, está tornar a Mandiê Doceria um fenômeno: “O mundo digital facilitou bastante e temos crescido organicamente.”
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.