Conheça a nova tendência que está bombando na vida noturna de NY
O espírito speakeasy mantém-se até hoje como um estilo de vida cool dos nova-iorquinos. Será que a moda pega no Brasil?
atualizado
Compartilhar notícia
Entre 1920 e 1933, os Estados Unidos enfrentavam a Lei Seca, que proibia a fabricação, o transporte e a comercialização de bebidas alcoólicas no país. À época, o governo entendia que o consumo de álcool estava relacionado a problemas sociais como a pobreza e a violência.
Eis que surge o termo speakeasy, que significa, em inglês, “falar baixo” ou “falar com cuidado”. O conceito era utilizado para identificar bares e restaurantes que vendiam bebidas secretamente durante o período. Apenas quem tinha know how desses lugares ocultos saberia ou poderia frequentá-los, e com toda a discrição, pois qualquer “barulho” fora do normal poderia levantar suspeitas.
A Lei Seca foi revogada, mas o “espírito speakeasy” mantém-se até hoje como um estilo de vida cool dos nova-iorquinos. Afinal, frequentar bares e restaurantes badalados que nem todos conhecem é um privilégio para poucos.
Confira, a seguir, 8 locais ferventes de Nova York que estão “escondidos” atrás de lojinhas de artigos, galerias de arte ou até mesmo lavanderias, segundo o portal Guest of a Guest:
1 – Kiki’s, 130 Division St.
O Kiki’s é um restaurante grego super elegante (e bem frequentado) que “se esconde” por meio de uma fachada vintage de uma antiga gráfica de Chinatown. Atenção: se não olhar direito, é bem provável que você passe reto pelo local!
Ver essa foto no Instagram
2 – The Little Shop, 252 Front Street
Nos fundos de um armazém de alimentos, uma porta separa a área dos itens de primeira necessidade de um salão oculto, que, na verdade, é um gastrobar bem requintado.
Ver essa foto no Instagram
3 – ONE19 Wine Bar, 119 Essex St.
Esse é o spot ideal para quem quer impressionar alguém sem muito esforço. Descontraído, o ONE19 Wine Bar fica atrás de uma delicatessen na Essex Street. Amantes de vinho sabem bem do que estamos falando!
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
4 – Ninety Nine Franklin, 99 Franklin St – Brooklyn
Outra sugestão para quem deseja tomar um drinque em meio a uma experiência “clandestina” é o Ninety Nine Franklin. Esse bar superbadalado está “acobertado” por uma cafeteria. O empreendimento é pouco iluminado e intimista, e pode ser acessado por uma porta de azulejos de metrô. Bem discreto, não é mesmo?
Ver essa foto no Instagram
5 – Frevo, 48 W 8th St.
Se você for à West 8th Street, em Greenwich Village, encontrará uma galeria de arte de paredes brancas com algumas pinturas coloridas. Mas um segredo pode passar despercebido por você, visto que atrás de uma delas está uma porta para o Frevo, um restaurante francês de 24 lugares superrequisitado.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
6 – UES., 1707 2nd Ave.
À primeira vista, esta é uma lojinha de sorvetes com layout superfofo. Mas pode transformar a sua noite em algo inesquecível. Uma porta secreta com desenhos de potes de sorvetes te leva ao “armazenamento”, ops, ao salão de drinques.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
7 – La Milagrosa, 149 Havemeyer St – Brooklyn
Outro speakeasy disfarçado por uma fachada de lavanderia é o La Milagrosa. Ao entrar e caminhar até os fundos, você verá um segurança parado na porta vetando e liberando a entrada de pessoas para uma grande e animada festa.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
8 – Beauty & Essex, 146 Essex St.
Não poderia ficar de fora da lista o Beauty & Essex, um dos mais clássicos e conhecidos restaurantes nesse estilo. Com uma pegada “Vegas”, o local “se enconde” em uma casa de penhores bem rock’n roll.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.