Conheça a fruta pouco calórica que combate a ansiedade e o colesterol
Essa fruta popular é fonte de vitaminas, fibras, magnésio, fósforo e potássio; e traz vários benefícios para a saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O maracujá rende ótimas combinações gastronômicas, como mousses, iogurte e outros doces. Fácil de encontrar nos mercados brasileiros, a fruta é considerada pouco calórica, além de ajudar no combate a ansiedade e colesterol, segundo o portal português NiT.
O fruto, cujo nome botânico é Passiflora Edulis, apresenta, por cada 100 gramas, 52 calorias, 5,7 gramas de hidratos de carbono, 2,6 de proteína e 0,4 de lipídios. Uma unidade deste alimento costuma ter 17 calorias. Além disso, contém vitaminas C e A, e também minerais, como fósforo, magnésio e potássio.
Em entrevista à Coluna Claudia Meireles, o nutricionista Matheus Cavalcanti explica que “o consumo de sua casca e entrecasca (que pode ser ingerida em forma de farinha) ajuda na saciedade, a combater o estresse, controlar a glicose sanguínea, a saúde intestinal e a imunidade”.
Além disso, a casca do maracujá é rica em pectina, uma fibra solúvel que forma uma espécie de gel no estômago.
A cada 100 gramas, são encontrados 3,3 gramas de fibra. “Além da saciedade, elas ajudam na saúde intestinal, no controle glicêmico, no sistema imunológico e no controle do colesterol”, acrescenta o especialista em nutrição clinica e esportiva.
O site NIT acrescentou, no artigo publicado recentemente, que a fruta é uma ótima opção para aqueles que desejam melhorar o sono, porém, Matheus contesta essa afirmação. O nutricionista explica que, na verdade, quem promove esse benefício é a folha do maracujá (passiflora). “O chá feito com a folha do maracujá pode causar sonolência, mas o seu suco causa no máximo refrescância e relaxamento”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram