Conheça a descolada cidade de Marfa, novidade no radar hipster
Localizado no Texas, o lugar abriga uma das maiores instalações minimalistas do mundo e o hotel El Cosmico, onde Beyoncé se hospedou
atualizado
Compartilhar notícia
Uma onda de cliques de celebridades em visita a Marfa, no Texas, despertou curiosidade dos internautas. Afinal, o que acontece de tão legal nessa cidade, perdida no interior do estado norte-americano?
Tudo começou quando o famoso artista minimalista Donald Judd se mudou para o local, em busca de um espaço para criar e instalar suas esculturas. Em uma antiga base militar desativada, ele fez o museu Chinati Foundation, que se tornou um dos melhores centros de exposições de arte contemporânea dos Estados Unidos e colocou a cidade de Marfa no radar.
Pouco a pouco, artistas, músicos e fashionistas inseriram o destino em suas rotas, tornando-o um dos locais mais descolados da América. Beyoncé, por exemplo, compartilhou fotos de sua viagem de verão para Marfa e West Texas. A cantora se hospedou no hotel El Cosmico, posou em frente à lanchonete Food Shark e fez uma parada obrigatória em Prada Marfa.
A Fundação Chinati está localizada no antigo Forte D. A. Russell. Em 1978, com o apoio financeiro da Dia Art Foundation, Judd iniciou reparos e reformas no espaço. O conceito original do artista para o museu centrou-se em sua própria obra de arte e no trabalho de Dan Flavin e John Chamberlain.
A visão de Donald Judd era edificar um museu no qual a arte, a construção e o ambiente natural formam um complexo diferenciado. O projeto teve um impacto profundo na cidade de Marfa, que desenvolveu uma reputação internacional como um destino para os apaixonados por arte.
Marfa virou point. Celebridades – como Natalie Portman, Matthew McConaughey e Jake Gyllenhaal – já fizeram peregrinação até a pequena cidade do Texas. Atualmente, a localidade está cheia de pessoas que cresceram em grandes centros, como Nova York, Los Angeles ou Paris.
Fundada em 2003 por Virginia Lebermann e Fairfax Dorn, a Ballroom Marfa é uma organização sem fins lucrativos que adota um dinâmico espaço de artes culturais contemporâneas, onde perspectivas e assuntos variados são explorados por meio de artes visuais, cinema, música e performance. A galeria está alojada em um salão de dança.
A foto mais postada em Marfa é em frente a uma instalação que aparenta ser uma loja Prada, na estrada empoeirada do deserto de El Paso. O projeto é uma criação da Elmgreen e da Dragset, com apoio do Art Production Fund e da Ballroom Marfa, cuja existência alimenta um diálogo contínuo sobre permanência, minimalismo e consumismo. Os sapatos e bolsas expostos na vitrine, na verdade, são da coleção do outono/inverno de 2005 da Prada.
Já o hotel El Cosmico traz uma experiência bem diferente. O estabelecimento é direcionado a viajantes intrépidos e amantes da aventura. O El Cosmico oferece acomodações em trailers vintage, tendas e acampamentos. Os hóspedes ficam perto da terra e podem admirar o lindo céu do Texas.
A decoração hippie-chique do deserto combina perfeitamente com o layout do acampamento e dos trailers. O chuveiro, por exemplo, é fora do quarto. A magia acontece no nascer do sol, com os pássaros assobiando. As lojas apresentam produtos artesanais e itens feitos por artistas locais.
As cariocas Samantha Castro, Maria Antônia Ferraz e Cecília Tanure foram a Marfa para assistir ao festival de música Marfa Myths. Neste ano, a programação inclui artistas, comediantes e bandas do festival multidisciplinar Marfa Myths, apresentado pelo mexicano Summer and Ballroom Marfa. O grupo Deerhunter faz parte da programação de 2019, juntamente com OG Ron C & The Chopstars e Cass McCombs.
Confira a playlist oficial:
Outra dica que é parada obrigatória na cidade: visitar a loja de Jamey Garza e sua esposa, a designer têxtil Constance Garza. Eles chegaram ao Texas em 2003, para trabalhar em um projeto de hotelaria. A princípio, o casal ficaria por apenas um ano. Uma década se passou e eles ainda estão morando e trabalhando na cidade, que dá nome à sua florescente empresa de design de interiores: Garza Marfa.
Com todo esse hype, Marfa é reconhecida também por sua gastronomia. Segundo o guia Fodors, a cidade virou uma meca gastronômica, cheia de opções de ótima qualidade. Entre os destaques: o Cochineal, o The Capri, Do Your Thing e o LaVenture.
Confira a galeria: