Conheça 7 alimentos que ajudam a reduzir o colesterol, segundo Harvard
Uma alimentação equilibrada pode ser uma ferramenta poderosa na redução do colesterol ruim, conhecido como LDL
atualizado
Compartilhar notícia
O colesterol alto é um problema de saúde significativo e que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, é um fator de risco para doenças cardiovasculares. No entanto, a boa notícia é que uma alimentação equilibrada e rica em alimentos específicos pode ser uma ferramenta poderosa na redução do colesterol ruim, conhecido como LDL.
Vários alimentos reduzem o colesterol e fornecem fibras solúveis, que se ligam ao colesterol e aos seus precursores no sistema digestivo e os arrasta para fora do corpo. Outros, por sua vez, são ricos em gorduras poliinsaturadas, que reduzem diretamente o LDL, o chamado “colesterol ruim”.
A Coluna Claudia Meireles elenca, abaixo, sete alimentos que auxiliam a diminuir o colesterol, garantindo uma vida mais saudável, segundo especialistas de Harvard.
Aveia e cereais integrais
A aveia é rica em fibras solúveis, que atuam na redução do colesterol LDL. Incorporar cereais integrais como aveia, quinoa e cevada na dieta pode ser um passo crucial na manutenção de níveis saudáveis de colesterol.
Leguminosas
Feijões, lentilhas e ervilhas são excelentes fontes de proteína vegetal e fibras. As fibras solúveis presentes nas leguminosas podem ajudar a reduzir o LDL e melhorar a saúde do coração.
Nozes e sementes
Amêndoas, nozes, linhaça e sementes de chia são ricas em ácidos graxos ômega-3 e fibras. Consumi-las em porções moderadas pode ser benéfico para o coração.
Peixes gordos
Peixes como salmão, truta e atum são ricos em ácidos graxos ômega-3, conhecidos por reduzir os níveis de triglicerídeos e por aumentarem o colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade).
Frutas e vegetais
Frutas e vegetais são naturalmente ricos em fibras, antioxidantes e fitoesteróis, que podem ajudar na redução do LDL. Maçãs, peras, berinjelas e cenouras são especialmente recomendadas.
Soja
Alimentos à base de soja, como tofu e leite de soja, são ricos em proteína vegetal e isoflavonas, que podem ajudar na diminuição dos níveis de LDL.
Azeite de oliva
O azeite de oliva extravirgem é uma fonte de gordura monoinsaturada saudável para o coração. Substituir gorduras saturadas por azeite de oliva nas refeições pode ser uma escolha inteligente para a saúde cardiovascular.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram