metropoles.com

Conheça 10 frutas anti-inflamatórias ricas em antioxidantes e fibras

Aqueles que desejam desinflamar o corpo, é importante incluir frutas anti-inflamatórias na dieta. Confira a seleção!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kateryna Zasukhina/ Getty Images
Foto colorida. Imagem mostra uma criança branca, de cabelos claros e curtos com várias frutinhas vermelhas enfiadas em cada um dos dedos das duas mãos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida. Imagem mostra uma criança branca, de cabelos claros e curtos com várias frutinhas vermelhas enfiadas em cada um dos dedos das duas mãos - Metrópoles - Foto: Kateryna Zasukhina/ Getty Images

Ter o corpo inflamado pode parecer algo esporádico de ocorrer para algumas pessoas, mas, a verdade é que há uma oferta gigante no mercado de ultraprocessados, junk food (repleto de corantes e conservantes artificiais, açúcar, sódio e gordura trans) que podem influenciar no problema. Quem deseja mudar os hábitos, é necessário introduzir boas gorduras e algumas frutas anti-inflamatórias que podem ajudar no processo de desinflamação.

Em entrevista anterior à Coluna Claudia Meireles, o renomado médico Mohamad Barakat que acumula quase 3 milhões de seguidores no Instagram revelou  que as principais causas estão associadas aos hábitos da vida moderna, como estresse, consumo exagerado de ultraprocessados, exposição aos disruptores endócrinos — que são agentes e substâncias químicas que promovem alterações no sistema endócrino e nos hormônios —, álcool e tabagismo.

Gastroenterite, inflamação no intestino, virose - Metrópoles
A inflamação no corpo pode trazer riscos de doenças

“A inflamação pode ativar gatilhos de doenças genéticas, fazendo com que condições, como diabetes, doenças cardíacas e outras, surjam. Um organismo inflamado cronicamente pode contribuir para o surgimento de enfermidades como colite, artrite, dor crônica, doenças neurodegenerativas (Alzheimer), colesterol alto e, até mesmo, câncer. Por isso, é fundamental cultivar bons hábitos para a manutenção da saúde”, disse.

A Real Simple fez uma seleção com 10 frutas anti-inflamatórias ricas em antioxidantes e fibras para colocar na dieta. De acordo com a nutricionista Janice Chow, os antioxidantes “neutralizam algumas das moléculas instáveis ​​do nosso corpo que podem ocorrer durante a inflamação” e as fibras mantém a estabilidade do pH intestinal.

Confira:

Foto colorida. Fruta rosa na parte externa e branca com sementes pretas no seu interior - Metrópoles
A pitaya é considerada uma fruta anti-inflamatória

1. Pitaya

Além de chamar atenção pela beleza, a fruta é rica em fibras e antioxidantes como vitaminas C, E, B2, além de carotenoides.

2. Maçãs

Acessível a maioria da população, as maçãs são grandes aliadas no processo de desinflamação do organismo por serem fontes de vitamina C, quercetina e flavonóides.

Frutas vermelhas
Morangos, framboesas e amoras fazem parte das frutas vermelhas

3. Frutas vermelhas

De acordo com Chow, além de serem ricas em fibras e antioxidantes, as frutas vermelhas contam com vitamina C, quercetina, carotenoides e antocianina. Esta última é o pigmento que dá ao morango, mirtilo, framboesa e amora, as cores vermelha, roxa e azul.

4. Frutas de caroço

As frutas de caroço são representadas pelos pêssegos, ameixas e cerejas. Elas são consideradas ricas em vitaminas A e C, além antocianinas e ácido fenólico, explicou Chow a Real Simple.

5. Uvas vermelhas e pretas

As uvas vermelhas e pretas são bem conhecidas por um antioxidante chamado resveratrol, que é encontrado na pele. “A casca também contém muita fibra, então eu sugiro consumir uvas com casca”, pontuou a nutricionista.

Laranjas dentro de um recipiente e outras laranjas cortadas - Metrópoles
A laranja está entre as frutas que contém mais frutose

6.  Frutas cítricas

As frutas cítricas, como laranjas e limões, são ricas em flavonóides, vitamina C e fibras.

7. Sementes de romã

Uma boa notícia para os apaixonados pela romã. As sementes vermelhas contam com antocianina, taninos e ácido fenólico.

Imagem colorida. Com fundo amarelo, a imagem mostra um maracujá inteiro e a outra metade da fruta - Metrópoles
O maracujá, além de ser fruta anti-inflamatória, ajuda no combate à ansiedade e ao colesterol

8. Maracujá

Fácil de encontrar nos mercados brasileiros, a fruta é considerada pouco calórica, além de ajudar no combate à ansiedade e ao colesterol, segundo o portal português NiT.

O maracujá é abundante em vitaminas C e A e outros compostos antioxidantes chamados polifenóis. As sementes, em especial, são ricas em fibras.

9. Abacaxi

Além das vitaminas A e C, o principal composto que confere ao abacaxi o título de fruta anti-inflamatória é a bromelaína.

Melancia
Além de refrescante, a melancia é uma ótima opção de fruta anti-inflamatória

10. Melancia

Conhecida por ser uma fruta refrescante, a melancia também é uma ótima opção para colocar na rotina de alimentação.

“Conhecida pela cor vermelha brilhante, ela tem um poderoso antioxidante chamado licopeno. Também é uma boa fonte de vitamina C”,  disse a nutricionista Annie Zappulla ao portal.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?