Conheça 10 frutas anti-inflamatórias ricas em antioxidantes e fibras
Aqueles que desejam desinflamar o corpo, é importante incluir frutas anti-inflamatórias na dieta. Confira a seleção!
atualizado
Compartilhar notícia
Ter o corpo inflamado pode parecer algo esporádico de ocorrer para algumas pessoas, mas, a verdade é que há uma oferta gigante no mercado de ultraprocessados, junk food (repleto de corantes e conservantes artificiais, açúcar, sódio e gordura trans) que podem influenciar no problema. Quem deseja mudar os hábitos, é necessário introduzir boas gorduras e algumas frutas anti-inflamatórias que podem ajudar no processo de desinflamação.
Em entrevista anterior à Coluna Claudia Meireles, o renomado médico Mohamad Barakat — que acumula quase 3 milhões de seguidores no Instagram — revelou que as principais causas estão associadas aos hábitos da vida moderna, como estresse, consumo exagerado de ultraprocessados, exposição aos disruptores endócrinos — que são agentes e substâncias químicas que promovem alterações no sistema endócrino e nos hormônios —, álcool e tabagismo.
“A inflamação pode ativar gatilhos de doenças genéticas, fazendo com que condições, como diabetes, doenças cardíacas e outras, surjam. Um organismo inflamado cronicamente pode contribuir para o surgimento de enfermidades como colite, artrite, dor crônica, doenças neurodegenerativas (Alzheimer), colesterol alto e, até mesmo, câncer. Por isso, é fundamental cultivar bons hábitos para a manutenção da saúde”, disse.
A Real Simple fez uma seleção com 10 frutas anti-inflamatórias ricas em antioxidantes e fibras para colocar na dieta. De acordo com a nutricionista Janice Chow, os antioxidantes “neutralizam algumas das moléculas instáveis do nosso corpo que podem ocorrer durante a inflamação” e as fibras mantém a estabilidade do pH intestinal.
Confira:
1. Pitaya
Além de chamar atenção pela beleza, a fruta é rica em fibras e antioxidantes como vitaminas C, E, B2, além de carotenoides.
2. Maçãs
Acessível a maioria da população, as maçãs são grandes aliadas no processo de desinflamação do organismo por serem fontes de vitamina C, quercetina e flavonóides.
3. Frutas vermelhas
De acordo com Chow, além de serem ricas em fibras e antioxidantes, as frutas vermelhas contam com vitamina C, quercetina, carotenoides e antocianina. Esta última é o pigmento que dá ao morango, mirtilo, framboesa e amora, as cores vermelha, roxa e azul.
4. Frutas de caroço
As frutas de caroço são representadas pelos pêssegos, ameixas e cerejas. Elas são consideradas ricas em vitaminas A e C, além antocianinas e ácido fenólico, explicou Chow a Real Simple.
5. Uvas vermelhas e pretas
As uvas vermelhas e pretas são bem conhecidas por um antioxidante chamado resveratrol, que é encontrado na pele. “A casca também contém muita fibra, então eu sugiro consumir uvas com casca”, pontuou a nutricionista.
6. Frutas cítricas
As frutas cítricas, como laranjas e limões, são ricas em flavonóides, vitamina C e fibras.
7. Sementes de romã
Uma boa notícia para os apaixonados pela romã. As sementes vermelhas contam com antocianina, taninos e ácido fenólico.
8. Maracujá
Fácil de encontrar nos mercados brasileiros, a fruta é considerada pouco calórica, além de ajudar no combate à ansiedade e ao colesterol, segundo o portal português NiT.
O maracujá é abundante em vitaminas C e A e outros compostos antioxidantes chamados polifenóis. As sementes, em especial, são ricas em fibras.
9. Abacaxi
Além das vitaminas A e C, o principal composto que confere ao abacaxi o título de fruta anti-inflamatória é a bromelaína.
10. Melancia
Conhecida por ser uma fruta refrescante, a melancia também é uma ótima opção para colocar na rotina de alimentação.
“Conhecida pela cor vermelha brilhante, ela tem um poderoso antioxidante chamado licopeno. Também é uma boa fonte de vitamina C”, disse a nutricionista Annie Zappulla ao portal.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram