Confira receita com chá verde que ajuda a reduzir o inchaço da barriga
À coluna, a médica Priscila Antunes ensina uma receita à base de chá verde e com ingredientes que desincham a barriga
atualizado
Compartilhar notícia
Em busca de ativar outros benefícios, o chá verde é combinado com inúmeros ingredientes, desde o limão, para aumentar a absorção de nutrientes; gengibre, a fim de reforçar a imunidade; e hortelã, por oferecer o efeito calmante. Mas há uma receita capaz de ajudar a reduzir o inchaço da barriga.
A coluna Claudia Meireles conversou com a médica Priscila Antunes, do Rio de Janeiro, para saber os ingredientes da potente infusão. Especializada em clínica generalista, a profissional revela que a receita engloba chá verde, uma folha de louro, uma pitada de orégano e um ramo alecrim.
Ingredientes
Atuante em nutrição e endocrinologia, a médica ressalta as propriedades de cada ingrediente e como contribuem para desinchar a barriga. Rico em antioxidantes, como as catequinas, o chá verde tem efeito termogênico que auxilia na queima de gordura e acelera o metabolismo.
“Além de ter ação diurética, o chá verde ajuda a reduzir a retenção de líquidos e, assim, o inchaço”, explica a médica. Ela salienta quanto a ação da folha de louro: “É tradicionalmente usada para melhorar a digestão e reduzir gases, promovendo um efeito calmante sobre o sistema gastrointestinal.”
“Seus compostos, como cineol e eugenol, têm propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a acalmar e prevenir inflamações na região abdominal”, prossegue a especialista em clínica generalista sobre a folha de louro. Outro ingrediente da receita é o orégano, rico em compostos fenólicos.
“O orégano tem compostos fenólicos, como o timol e o carvacrol, que combatem micro-organismos nocivos e são antioxidantes potentes”, enfatiza Priscila. Ela reforça quanto ao efeito antimicrobiano da erva contribuir para “a saúde intestinal e poder reduzir a formação de gases e inchaço.”
Por fim, o alecrim dispõe de propriedades diuréticas, digestivas e anti-inflamatórias. Segundo a médica, essa erva favorece a melhoria da circulação e a diminuição da retenção de líquidos. “Estimula a digestão e é eficaz no alívio de cólicas intestinais, o que beneficia a saúde da região intestinal”, frisa.
Benefícios gerais
Priscila Antunes esclarece sobre a infusão estimular a digestão, melhorar a circulação, reduzir o inchaço abdominal e combater a inflamação.
“Com o efeito diurético do chá verde e do alecrim, a ação digestiva da folha de louro e a propriedade antimicrobiana do orégano, essa combinação se torna uma ótima aliada para a saúde gastrointestinal e para o bem-estar geral”, avalia a expert em nutrição e endocrinologia.
Consumo
Em relação à ingestão da receita, a especialista comenta que o melhor horário para consumir a bebida à base de chá verde e obter melhores resultados deve ser pela manhã e uma hora após o almoço. A médica orienta tomar a infusão duas vezes ao dia.
Entre as contraindicações, estão as gestantes e as lactantes. Priscila Antunes emenda, ainda, que pessoas que utilizam anticoagulantes não podem tomar chá de alecrim.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.