Confira programação do Trooping the Colour, evento do rei Charles
O Trooping the Colour é uma tradição que começou no século 17 e se tornou um evento anual em comemoração ao aniversário do rei
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de ser oficialmente coroado no mês de maio, o rei Charles está prestes a protagonizar o primeiro Trooping the Colour neste sábado (17/6). Pelos moldes do protocolo real, o monarca reinante deve comemorar o aniversário no mês de junho, embora tenha nascido em outra data. Essa é uma tradição que começou no século 17 e se tornou um evento anual quando o rei George III ascendeu ao comando da Coroa britânica.
Charles revelou detalhes dos planos de seu primeiro Trooping the Colour como majestade do Reino Unido em dezembro. Conforme anúncio do Palácio de Buckingham, o soberano irá fazer o desfile montado em um cavalo. Mãe do monarca, a saudosa rainha Elizabeth passou a ser conduzida durante o trajeto em uma carruagem após completar 60 anos. Atualmente, o rei está com 74 anos, e faz aniversário “oficialmente” no dia 14 de novembro.
A Coluna Claudia Meireles irá acompanhar o primeiro Trooping the Colour de Charles no posto de monarca. Mas antes de assistir, vale entender o que é o evento histórico e o que terá na programação.
Confira!
O que é?
Para explicar o Trooping the Colour, o site britânico Army Be The Best usou a seguinte definição: “O aniversário oficial do soberano é marcado, a cada ano, por um desfile militar e marcha. O evento acontece todo mês de junho no Horse Guards Parade, em Whitehall, diante de multidões de espectadores, além de ser apreciado por milhões em todo o mundo”.
Segundo a revista estadunidense US Weekly, a solenidade também celebra as Forças Armadas do Reino Unido.
A palavra colour não surge no nome do evento à toa. O termo é utilizado pelo Exército britânico para se referir às bandeiras do regimento militar. Vale lembrar que as tropas participantes do desfile são formadas por oficiais e soldados totalmente treinados. Os agentes seguem uma rota do Palácio de Buckingham ao longo do The Mall até Horse Guards Parade. O itinerário inverso também é feito, pois os membros da realeza voltam para o castelo.
Início
Seguindo a pontualidade britânica, quanto o relógio marcar 10h em Londres e 6h em Brasília, os integrantes do núcleo sênior da família real deixam o Palácio de Buckingham em procissão ao Horse Guards Parade, campo especial de paradas em Whitehall, área da capital inglesa. Por volta das 10h30, é a hora do início do desfile da cavalaria.
Às 12h25 em Londres, a família real retorna para o Palácio de Buckingham. O trajeto deverá demorar 30 minutos, visto que às 12h55, os membros da realeza aparecerão na varanda da sede da monarquia do Reino Unido para ver o voo dos aviões da Royal Air Force (Força Aérea Real, em tradução livre). A apresentação das aeronaves está prevista para ocorrer às 13h.
Quem participará do evento
“Aniversariante do dia”, o rei Charles estará presente no Trooping the Colour. Esposa do monarca, a rainha Camilla é outra integrante real confirmadíssima. Antes da comemoração, o soberano nomeou parentes para funções militares cerimoniais. Nora da majestade, Kate Middleton recebeu o título de coronel da Guarda Irlandesa, anteriormente pertencente ao seu marido, o príncipe William.
Atualmente, William detém o status de coronel da Guarda Galesa. Charles ficou com o papel até se tornar rei, em setembro do ano passado.
No troca-troca de missões, o monarca deu para a rainha Camilla a honra de Guarda dos Granadeiros, antes mantida pelo príncipe Andrew. O título foi retirado do duque de York em razão do envolvimento em um escândalo sexual. A irmã da majestade, a princesa Anne, continua como coronel da Blues and Royals Household Cavalry.
Caçula de Charles, o príncipe Harry e a esposa, Meghan Markle, não foram convidados para prestigiar o Trooping the Colour. Caso fossem para o Reino Unido somente para a ocasião, o casal não iria participar do desfile nem aparecer na varanda do Palácio de Buckingham por não integrar mais o núcleo trabalhador da realeza. Filhos de William e Kate, George, Charlotte e Louis devem surgir na sacada do castelo.
Irmão caçula do rei, o príncipe Edward participará do desfile a cavalo. O duque de Edimburgo também foi agraciado por Charles com um status militar. Ele é o coronel da recém-formada London Guards.
Homenagem
Entre tantas mudanças no Trooping the Colour, uma das mais significativas presta homenagem à falecida rainha Elizabeth, considerada a monarca mais longeva da história do Reino Unido. Os uniformes militares usados pelos membros da família real trarão as iniciais do nome da saudosa majestade e do atual soberano. Camilla e Kate estão autorizadas a usar a insígnia em tributo ao ícone da Inglaterra.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.