Confira os 3 melhores treinos para serem feitos na academia do hotel
Está em viagem? O educador físico e personal trainer Tauan Gomes indica os três treinos a serem feitos em uma academia de hotel
atualizado
Compartilhar notícia
Com as festas de fim de ano e o período de férias, há quem esteja a milhas de distância de casa e tenha recorrido a um hotel para aproveitar os dias de folga. Entretanto, os fiéis adeptos da rotina de treinos buscam a academia do complexo para queimar as calorias consumidas ao longo do dia e manter o shape.
Pensando nos viajantes que não deixam de malhar, a coluna Claudia Meireles acionou o educador físico e personal trainer Tauan Gomes para indicar três treinos a serem feitos em uma academia de hotel. O expert lista as opções com foco em quem almeja dar tchau aos quilos obtidos durante a estadia e não perder massa magra.
De acordo com o personal trainer, treinar na viagem não precisa ser “a hora mais difícil do dia”. Na avaliação de Tauan, é possível aproveitar o máximo possível do espaço ao executar “um mix de treinos” mesmo que o hotel não disponha de tantos equipamentos.
1. Treino com peso corporal
“Flexão, saltos, agachamento, passadas e burpees são exercícios usados desde a Idade Média pelos gregos e até hoje nos centros de treinamentos mais modernos de futebol, crossfit e musculação”, explica Tauan.
O personal trainer define essas atividades como “ótima opção de treinos metabólicos” por fazerem o corpo queimar mais calorias.
2. Treino com halteres, barras e banco
Segundo o educador físico, os acessórios simples — halteres, barras e banco — são facilmente encontrados na academia de um hotel. “Você pode incluir em seu treino com peso do corpo exercícios específicos de força, como supino, remada e desenvolvimento de ombros, além de treinos para bíceps e tríceps de forma isolada”, sugere.
Tauan Gomes destaca que esses equipamentos presentes na maioria das academias de hotéis podem ser usados nas atividades de perna. Ele orienta fazer exercícios de levantamento, a exemplo do stiff, deadlift e elevação pélvica.
3. Treino com tapete, TRX, elásticos e bolas
O personal trainer menciona que os acessórios — tapete, TRX, elásticos e bolas — tendem a contribuir em exercícios complementares e, principalmente, na pré-ativação de mobilidade articular antes da atividade física. “Excelente opção para melhorar a flexibilidade, aliviar as dores, prevenir lesões e melhorar a eficiência do treino”, cita.
O especialista aconselha quem bate-ponto diariamente na academia do hotel em que está hospedado: “Ao combinar treinos simples com atividades externas, por exemplo, correr, caminhar, nadar e até mesmo exercícios de concentração e respiração, como na yoga, você mantém o condicionamento físico sem depender de equipamentos complexos.”
Recomendações
“Sempre ajustar os equipamentos corretamente antes do uso”, instrui Tauan. Ele reforça que em situação de dor ou desconforto na prática do treino, deve-se “interromper imediatamente o exercício”. “Caso esteja com alguma lesão, vale priorizar atividades que não envolvam diretamente a região lesionada, com carga baixa e movimentos controlados”, frisa.
Quem dispõe de limitações na coluna, quadros que afetam os braços e pernas ou está gestante, precisa se atentar às prescrições médicas ao resolver treinar na academia de um hotel. “Todos os exercícios e acessórios podem ser utilizados, porém, deve-se seguir as orientações e restrições conforme a condição de cada indivíduo”, encerra o educador físico.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.