Confira lista de alimentos que deveriam ser evitados no café da manhã
O médico Silvio Póvoa Junior e o nutricionista Yan Bittencourt citaram alimentos que prejudicam o coração e costumam estar no café da manhã
atualizado
Compartilhar notícia
“O café da manhã é uma refeição na qual colocamos a energia que o corpo vai utilizar durante o dia”, explicam o cardiologista Silvio Póvoa Junior e o nutricionista Yan Bittencourt, ambos de São Paulo. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, os especialistas destacam quais alimentos deveriam ser evitados ao longo dessa refeição por fazer mal ao coração.
Segundo Silvio e Yan, não dá para cravar que existe um “alimento que seja vilão ou mocinho”, pois se deve levar em consideração o contexto do consumo. O médico e o nutricionista salientam como “grande dica” evitar o excesso de gorduras saturadas, gorduras trans e açúcar no café da manhã.
“Alimentos como bacon, pastas com doces ricos em açúcar, frituras e embutidos devem ser consumidos esporadicamente em situações excepcionais”, ressaltam os especialistas. De acordo com o médico e o nutricionista, o excesso de açúcar refinado tende a estar associado a piora do que se chama resistência insulínica.
“Isso pode a longo prazo se tornar diabetes. Além disso, as gorduras saturadas são fatores que se associam ao aumento do colesterol “ruim” (LDL e VLDL), o que está relacionado a um maior risco de eventos cardiovasculares”, esclarecem Silvio Póvoa Junior e Yan Bittencourt. Eles orientam optar por alimentos fontes boas de energia e hidratação.
Em relação ao café da manhã, tanto o cardiologista quanto o nutricionista recomendam fazer essa refeição por oferecer saciedade. Outro benefício de se alimentar nas primeiras horas do período matutino ajuda o indivíduo a chegar nas refeições subsequentes com menos fome, o que tende a evitar excessos.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.