Confira histórico de saúde do rei Charles III, que está com câncer
Câncer, aumento da próstata, problemas com inchaço e Covid-19: veja detalhes do histórico de saúde do rei Charles III
atualizado
Compartilhar notícia
O Palácio de Buckingham anunciou nesta segunda-feira (5/2) que o rei Charles III está com câncer. Apesar da saúde do monarca nunca ter sido motivo de preocupação, o monarca já passou por algumas situações envolvendo o seu bem-estar.
O ano de 2024 não começou bem para o representante da Inglaterra, que precisou fazer um procedimento de correção de próstata aumentada no final de janeiro. Menos de um mês depois, um tumor cancerígeno foi descoberto. Apesar da proximidade, o Palácio de Buckingham afirmou que não se trata de um câncer de próstata.
Além das doenças recentes, Charles chama atenção pelos “dedos de salsicha”, inchaço nos dedos que acomete o soberano. O assunto sempre repercute nas redes sociais e foi motivo de piada até para o próprio rei, que falou sobre a aparência das mãos em um documentário da coroação.
Lesões causadas pela prática de esportes também estiveram presentes na trajetória de Charles, que se machucava frequentemente em partidas de polo. Em 1990, o monarca quebrou o braço em dois lugares após cair de cavalo. Em 1998, o rei fraturou a costela durante uma caça e, posteriormente, passou por uma cirurgia para restaurar a cartilagem do joelho.
Charles chegou a ficar inconsciente após cair do cavalo durante uma partida de polo em 2001. No mesmo ano, quebrou um osso do ombro enquanto caçava. Ele parou de praticar polo somente aos 57 anos, em 2005.
Além das lesões durante as partidas, em 2003, o monarca teve uma lesão enquanto instalava cercas e precisou operar a hérnia. Também foi feita uma operação para a retirada de um tumor benigno no nariz.
As dores de Charles foram citadas na autobiografia do príncipe Harry, que contou que o pai sentia incômodos crônicos nas costas e no pescoço.
O filho caçula relembrou que, para aliviar os sintomas, o rei “plantava bananeiras” apoiado contra a porta ou pendurado em uma barra. “Não, não abra a porta! Por Deus, não abra essa porta!”, pedia o rei quando os filhos tentavam entrar no quarto a fim de interromper a atividade.
Durante a pandemia da Covid-19, Charles foi contaminado com a doença duas vezes, e teve uma ótima recuperação. Ele tomou todas as doses da vacina.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram