metropoles.com

Confira dica revelada por bilionário para evitar grandes erros na vida

Charlie Minger morreu no último dia 28 aos 99 anos. O bilionário integrou a lista dos maiores investidores do mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
mulher de óculos escuros com os braços abertos
1 de 1 mulher de óculos escuros com os braços abertos - Foto: Getty Images

Considerado um dos investidores mais respeitados do mundo, o bilionário Charlie Munger morreu, aos 99 anos, no último dia 28. Doutor em jurisprudência pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ele deixou uma fortuna avaliada em US$ 2,6 bilhões, o equivalente a R$ 12,82 bilhões. Em entrevistas, o magnata costumava compartilhar dicas sobre finanças, mas também a respeito de longevidade e como conquistar o sucesso nos negócios.

Exemplo de vivacidade, Munger participou da assembleia anual de acionistas da Berkshire Hathaway em maio deste ano. Durante uma sessão de perguntas e respostas, o bilionário foi questionado sobre como evitar erros nos negócios. De acordo com o megainvestidor, essa indagação tem uma solução simples: “Evitar pessoas e atividades tóxicas”.

Ao longo da declaração, o ícone do mundo dos negócios ressaltou que evitar pessoas tóxicas requer prestar atenção. “São aqueles que estão tentando enganá-lo ou mentir para você ou que não são confiáveis no cumprimento de seus compromissos”, definiu. Ele complementou a explicação com um conselho: “Uma grande lição de vida é tirá-los da sua vida e faça isso rápido”.

Foto colorida de homem idoso, de óculos e terno - Metrópoles
O bilionário Charlie Munger costumava compartilhar lições de vida

Munger acreditava que os maiores erros da vida poderiam ser evitados por conta de uma qualidade: a integridade. Ele recebeu esse aprendizado do amigo de longa data e parceiro dos negócios, Tom Murphy. A orientação deixada pelo bilionário envolve sempre pensar duas vezes antes de dizer algo, por mais tentador que seja no momento, pois as palavras podem prejudicar a reputação “para sempre”.

“Você sempre pode dizer a alguém para ir para o inferno amanhã. Pense em como é um ótimo conselho quando você se senta em frente a um computador e estraga a sua vida para sempre, dizendo a alguém para ir para o inferno ou qualquer outra expressão. Em 30 segundos, não conseguirá apagar isso”, explanou o magnata.

Em 2019, Munger concedeu entrevista à jornalista Becky Quick, da emissora CNBC. Na ocasião, ela o interrogou quanto a conseguir viver uma “vida longa e feliz”. No ponto de vista do megainvestidor, o segredo para concretizar esse feito está em ser alegre apesar dos problemas e evitar características comuns associadas a pessoas tóxicas, a exemplo da inveja e ressentimento.

“Tente lidar com pessoas confiáveis e fazer o que deve fazer. Todas essas regras simples funcionam muito bem para tornar a vida melhor. E elas são tão banais”, destacou Charlie Munger em 2019. Mais discreto, Munger teve como parceria nos negócios Warren Buffett, investidor de sucesso e CEO da multinacional Berkshire Hathaway.

Foto colorida de dois homens idosos, de terno, segurando um microfone - Metrópoles
Charlie Munger e Warren Buffet foram parceiros nos negócios

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?